Teoria Funcionalista Definição

GabrielaSanita 160 views 13 slides Dec 07, 2019
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

definição
origem


Slide Content

Teoria Funcionalista O método de Lasswell

Definição: A Teoria Funcionalista tende a observar e analisar a sociedade como um todo, como um órgão funcional formado por relações entre pessoas e grupos.

Procura também estudar as funções das mídias dentro de uma sociedade, procurando assim compreender os conflitos que podem ser gerados pela mídia ao tentar suprir as necessidades dentro de um grupo. Esta teoria considera o nível social das pessoas atingidas por determinadas mídias, todo o prestigio veiculado nessa relação e as possíveis resistências de recepção do que se é veiculado.

Origens: Tem base na doutrina do Positivismo de Augusto Comte Essa doutrina deu abertura para mais analises dos fenômenos sociais, logo Emile Durkheim desenvolveu a Sociologia Funcionalista Método de Durkheim colocava a vida na sociedade referente a um organismo, com funções especificas e estabelecendo um equilíbrio geral A concepção do termo Função no contexto de sociedade/organismo, fazia a sociedade ser vista apenas como um todo, assim surge a Teoria Funcionalista Objetivo da teoria era analisar o funcionamento da sociedade através da contribuição dos meios de comunicação como televisão e rádio, tendo como questão principal visar as funções exercidas pela comunicação. - Desenvolvida por Lasswell, superando a Teoria Hipodérmica,  tinha como foco principal as quatros perguntas básicas, com a obtenção das respostas a mensagem era caracterizada como clara e complexa.

Principais autores: O fundador da Teoria Funcionalista foi Émile Durkheim, que ~seguindo a doutrina positivista de August Comte, os seus objetivos consistiam em compreender quais eram os fatores que definem uma sociedade, não sendo apenas uma coleção de indivíduos. No pensamento do autor, a sociedade é como um todo harmônico; ou seja, cada peça, cada grupo social passa a possuir relevância em seu pensamento. Como um grande relógio, só funciona se cada uma de suas se engrenagens se encaixem. - Outros autores que contribuíram para a teoria funcionalista foram Hebert Spencer, Talcott Parsons e Robert Merton.

Importância e contribuições: os estudos sobre os efeitos passam da pergunta "O que é que os mass media fazem com as pessoas?" para a pergunta " o que é que as pessoas fazem com os mass media?” tanto o emissor quanto o receptor são parceiros ativos.

Importância e contribuições: E a teoria aborda as funções desenvolvidas pelo sistema das comunicaçoes de massa, ao contrário das outras teorias que pretende estudar somente os EFEITOS.

Importância e contribuições: É possível por exemplo, questionar a função social de um programa como o Big Brother Brasil ou da MTV na indústria de entretenimento.

PONTOS ABORDADOS PELA TEORIA

Bibliografia: https://publicitarioxy.wordpress.com/2016/03/22/teorias-da-comunicacao-parte-i/ http://teoriacomunicacao1.blogspot.com.br/2007/09/teoria-funcionalista.html https://publicitarioxy.wordpress.com/2016/03/22/teorias-da-comunicacao-parte-i/ https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Teoria_funcionalista www.infoescola.com/sociologia/funcionalismo/amp/
Tags