saver sobre como sao chamadas as cirurgias e como saber qual os materiais.
Size: 281.85 KB
Language: pt
Added: Sep 01, 2025
Slides: 25 pages
Slide Content
Terminologia Cirugicas; Sufixo e Prefixo. https://www.youtube.com/watch?v=RBwWqrOZb_U https://www.youtube.com/watch?v=A3Ywu6h5GVc
TERMINOLOGIA CIRÚRGICA Os atos cirúrgicos são designados por termos formados, de maneira geral, por prefixos ou palavras que apontam o órgão em causa, e por sufixos que indicam o ato cirúrgico realizado . A terminologia cirúrgica inclui uma variedade de termos que descrevem procedimentos, instrumentos, técnicas, estruturas anatômicas, e outros conceitos utilizados na cirurgia Os principais objetivos da terminologia cirúrgica são: Fornecer por meio da forma verbal ou escrita uma definição do termo cirúrgico; Descrever os tipos de cirurgia; Preparar os instrumentais e equipamentos cirúrgicos de forma apropriada para cada tipo de cirurgia: Na terminologia cirúrgica, os termos são formados por um prefixo, que designa a parte do corpo relacionada com a cirurgia, e por um sufixo, que indica o ato cirúrgico realizado.
Origem da terminologia A terminologia cirúrgica tem suas raízes na Grécia antiga, derivando do termo " kheirourgia ", que significa "trabalho manual" ou "arte de usar as mãos". Essa origem reflete o fato de que a cirurgia, em seus primórdios, dependia principalmente do trabalho manual para realizar procedimentos. Com o tempo, a cirurgia evoluiu e passou a abranger uma gama maior de procedimentos, utilizando instrumentos e técnicas específicas, mas a raiz do termo permanece ligada ao trabalho manual.
A nomenclatura cirúrgica é o conjunto de termos utilizados para indicar o procedimento cirúrgico a ser realizado. Essa terminologia é formada por prefixos , que designam a parte do corpo relacionada à cirurgia, e por sufixos , que indicam o ato cirúrgico referente. Os principais objetivos da nomenclatura cirúrgica são: - Fornecer sob forma verbal ou escrita uma definição do procedimento cirúrgico realizado. - Preparar o instrumental cirúrgico, artigos, equipamentos e acessórios apropriados para cada tipo de cirurgia.
Alguns Sulfixos Otomia – Abertura de um órgão com ou sem dreno. Ostomia- Abertuta de um orgão oco Ectomia – Remover um órgão. Ráfia – Suturar ou reparar. Pexia – Fixação de um órgão. Scopia – Olhar o interior. Litíase – Cálculo.
TERMINOLOGIA CIRÚRGICA As palavras são compostas por: 1 . Raíz - é a parte básica da estrutura da palavra (representa o seguimento anatômico relacionado a intervenção cirúrgica) 2 . Afixos - são termos acrescidos antes ou após a raíz (determinam o diagnóstico ou o tratamento cirúrgico a ser realizado) Prefixos Sufixos
Operações terminadas em ECTOMIA: Apendicectomia – Retirada cirúrgica do apêndice vermiforme. Cistectomia – Retirada da bexiga. Colecistectomia – Remoção cirúrgica da vesícula biliar. Craniectomia – Operação para retirar parte do crânio. Esplenectomia – Retirada do baço. Gastrectomia – Retirada total ou parcial do estômago. Hemorroidectomia – Remoção das hemorróidas . Histerectomia – Extirpação do útero. Laringectomia – Extirpação da laringe. Mastectomia – Retirada da mama. Pneumectomia – Remoção dos pulmões. Prostatectomia – Remoção da próstata. Tireiodectomia – Remoção da tireóide .
Operações terminadas em RÁFIA Colporrafia – Sutura da vagina. Gastrorrafia – Sutura do estômago. Herniorrafia – Sutura da hérnia Palatorrafia ou estafilorrafia – Sutura da fenda palatina. Períneorrafia – Sutura do períneo. Tenorrafia – Sutura do tendão. Episorrafia - sutura do períneo
Operações terminadas em PEXIA Hisperopexia – Fixação do útero na parede abdominal ou na vagina. Nefropexia – Fixação do rim na parede abdominal posterior. Orquidopexia – Fixação do testículo no escroto.
Operações terminadas em SCOPIA Broncoscopia – Exame com visão direta dos brônquios. Cistoscopia - Exame com visão direta da bexiga. Colposcopia - Exame com visão direta da vagina. Esofagoscopia - Exame com visão direta do esôfago. Gastroscopia - Exame com visão direta do estômago. Laringoscopia - Exame com visão direta da laringe. Laparoscopia - Exame com visão direta dos órgãos abdominais. Uretoscopia - Exame com visão direta da uretra. Sigmoidoscopia - Exame com visão direta do sigmóide .
Operações terminadas em OTOMIA Artrotomia – Abertura cirúrgica de articulação. Cardotomia – Operação de cortar a cárdia, em casos de estenose do esôfago. Coledocotomia – Exploração e drenagem do ducto biliar. Coledocolitotomia – Incisão do colédoço para retirar cálculo. Hepatotomia – Incisão cirúrgica no fígado. Episiotomia - Incisão no períneo Flebotomia – Abertura da veia para colocação de IntraCarth . Laparotomia – Abertura da cavidade abdominal. Litotomia – Incisão de um órgão para retirar cálculo. Toracotomia – Abertura do tórax.
Operações terminadas em OSTOMIA ( nova abertuta ) Cistostomia - Abertura da bexiga para drenagem de urina. Colecistostomia – Incisão da vesícula biliar para drenagem. Colostomia – Operação para formar abertura artificial no cólon. Gastrostomia – Formação cirúrgica de fistula gástrica na parede abdominal para introduzir alimentos. Ileostomia – Formação de abertura artificial no íleo. Jejunonostomia – Formação de abertura artificial no jejuno.
Operações terminadas em PLASTIA Artroplastia – Reconstrução da articulação com a finalidade de restaurar o movimento e a função da mesma. Rinoplastia – Cirurgia plástica do nariz. Toracoplastia – Cirurgia plástica do tórax.
Terminologias diversas Enxerto – Transplante de órgãos ou tecidos. Amputação – Operação para eliminar membro ou segmento de corpo necrosado. Anastomose – Formação de comunicação entre órgãos ou entre vasos. Artrodese – Fixação cirúrgica de articulação para fundir as superfícies.
Exercicos sobre terminologia cirurgica O que significa a abreviação “LAP” no contexto cirúrgico? a) Laparotomia b) Laparoscopia c) Laparotomia perpétua d) Laparotomia assistida por robô Qual termo descreve a remoção total de um órgão? a) Êmbolo b) Ressecção c) Anastomose d) Exérese total O que é uma “anastomose”? a) Conexão entre dois vasos sanguíneos b) Conexão entre dois segmentos de ductos ou alças intestinais c) Remoção de tecido necrótico d) Técnica de sutura em camadas
Exercicios sobre terminologias cirurgica Em cirurgia bariátrica, o procedimento “SG” refere-se a: a) Sleeve gastrectomy (gastrectomia em mangas) b) Grafting sleeve c) Staple gastrostomy d) Splenogastrectomy O termo “laparoscopia” implica: a) Acesso por via aberta b) Acesso por múltiplas incisões com observação em câmera c) Cirurgia robótica exclusiva d) Cirurgia sem anestesia
Exercicios sobre terminologias cirurgica Bloco B – Associação (conectar termos a definições) Associe cada termo à definição correta: A) Histerorrafia B) Colectomia C) Enterostomia D) Plástica de fechamento de ferida E) Colpotomia Definições: Formação de uma abertura artificial do intestino grosso para a saída de conteúdo Sutura de uma úlcera ou ferida de órgão Remoção de parte do cólon Abertura cirúrgica da vagina Fechamento das camadas de uma ferida cirúrgica (fecho de feridas)
Exercicios sobre terminologias cirurgica Bloco C – Complete os termos (preenchimento) 6) A técnica de anastomose entre dois segmentos de intestino realizada com suturas contínuas na camada submucosa é chamada de “anastomose ________”. O procedimento de remoção de um grampo ou invólucro de tecido de forma parcial é conhecido como ________. A via de acesso pela cavidade abdominal através de uma incisão transversa curta é chamada de incisão ________. O termo para a reconstituição de uma forma natural de condução ou passagem, especialmente sangramento, pode ser descrito como ________, em que o objetivo é restabelecer continuidade. (Pode ser “anastomose” ou “reconstrução”, dependendo da cruzada de termos.)
Antes de realizar o curativo, um técnico de enfermagem pergunta ao cliente sobre cirurgias anteriores e verifica que ele já submeteu-se à colecistectomia e à orquiectomia , correspondendo, respectivamente, a: 1-retirada da vesícula biliar e do testículo. 2-ressecção de cólon e retirada do baço. 3-anastomose de alças intestinais e retirada do testículo. 4-retirada do baço e ressecção do rim. 5-anastomose de cólon e retirada da vesícula biliar.
O termo cirúrgico ooforectomia está relacionado com certa estrutura. Sobre esta, assinale a alternativa correta. 1-vesícula 2-baço 3-apêndice 4-ovário
Assinale a alternativa que relaciona corretamente a terminologia cirúrgica com a descrição do procedimento cirúrgico. 1-Angioplastia : fixação da bexiga. 2-Cistopexia : retirada cirúrgica do ovário . 3-Amigdalectomia : retirada das amígdalas. 4-Ooforectomia : retirada total ou parcial do estômago. 5-Gastrectomia : punção realizada na região torácica.
Referente à nomenclatura técnico-científica dos procedimentos cirúrgicos, conforme a terminologia padronizada utilizada em centro cirúrgico, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) " Tomia " indica abertura cirúrgica com remoção de conteúdo. ( ) " Plastia " está relacionada à reconstrução ou correção anatômica. ( ) " Stomia " indica criação de um orifício para exteriorização de órgão. ( ) " Ectomia " é sinônimo de biópsia cirúrgica. ( ) " Hepatectomia " refere-se à remoção parcial ou total do fígado.
No cuidado da enfermagem ao paciente cirúrgico, é necessário conhecer terminologias específicas que são empregadas ao longo do procedimento. Nesse sentido, como é chamada a ligadura natural ou cirúrgica de dois canais ou vasos? A Anastomose B Anestesia C Deiscência D Diérese E Curetagem