Território brasileiro

ivomarcelofelchak 2,376 views 18 slides Mar 08, 2016
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Localização, pontos extremos.


Slide Content

TERRITÓRIO BRASILEIRO Geografia Profº Ivo Marcelo Felchak

País de dimensões continentais O território brasileiro apresenta uma área de 8.514.876 Km². Com essa dimensão, o Brasil é o 5º maior país do mundo . Se compararmos sua extensão com o da Oceania, que tem 8.520.043 Km², veremos que esse continente e nosso país apresentam áreas aproximadas. Por isso, diz-se que o Brasil é um país de dimensões continentais.

Os maiores países do Mundo 1º ) Rússia – (Europa/Ásia) 2º) Canadá – (América) 3º) China – (Ásia) 4º) E.U.A. – (América) 5º) Brasil – (América) 6º) Austrália (Oceania) 7º) Argentina (América) 8º) Índia (Ásia) 9º) Cazaquistão (Ásia) 10º) Sudão (África)

A localização quanto aos hemisférios Quanto ao Meridiano de Greenwich que divide o globo terrestre em dois hemisférios, leste (ou oriental) e o oeste (ou ocidental); o Brasil situa-se na porção ocidental do globo terrestre ou seja localiza-se totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich.

Em relação a linha do Equador, que divide o globo terrestre em outros dois hemisférios, norte (ou setentrional) e sul (ou meridional), as terras brasileiras encontram-se divididas de forma a ter uma pequena porção do território no hemisfério norte (7%), e a maior parte do território estar contida no hemisfério sul (93%).

Localização quanto às zonas térmicas A maior parte do território brasileiro localiza-se na Zona Intertropical (92%) , situada entre o trópico de Câncer ao norte e o trópico de Capricórnio ao sul. Essa zona é a parte do globo mais iluminada e aquecida , por isso no Brasil predominam os climas quentes .

O sul do estado de São Paulo, o extremo sul de Mato Grosso do Sul, a maior parte do Paraná e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul localizam-se na Zona Temperada Sul (8%) , uma região que no inverno do Hemisfério Sul fica sob a ação da massa de ar fria Polar Atlântica , responsável por quedas de temperatura e pelas geadas e formação de neve , principalmente nas serras de Santa Catarina.

Brasil: dimensões e limites Os limites territoriais do Brasil totalizam 23.086 km, dos quais 7.367 km são de litoral com o Ocea­no Atlântico e 15.719 km de fronteiras com os países da América do Sul, com exceto com Chile e do Equador.

Pontos extremos do território brasileiro Ao norte, a nascente do Rio Ailã , no Monte Caburaí , Estado de Roraima (5º 16' de latitude Norte), na fronteira com a Guiana; Ao sul, o Arroio Chuí no Rio Grande do Sul (33º 45' de latitude Sul), fronteira com o Uruguai ;

O extremo leste da parte continental do Brasil é a Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba (34º 47' de longitude Oeste); porém, os arquipélagos de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, São Pedro e São Paulo e Trindade e Martim Vaz ficam ainda mais a Leste, sendo o extremo Leste absoluto do território brasileiro uma ponta sem nome na Ilha do Sul do arquipélago de Martim Vaz, a cerca de 28° 50' de longitude oeste;

A oeste, a serra da Contamana ou do Divisor, no Acre (73º 59' de longitude Oeste), na fronteira com o Peru.

A localização na América quanto às línguas oficiais América Latina, é formada pelos países de língua neolatinas; América Anglo-Saxônica, que é constituída por países de língua inglesa. Línguas Neolatinas: Idioma que se originou do latim (português, espanhol, francês, italiano e romeno. Anglo-saxônia : são denominações dadas a antigos povos germânicos que colonizaram o norte e o centro da Inglaterra.

Latitudes e diversidade de paisagens naturais Há uma grande diversidade de paisagens naturais no território brasileiro. Isso se deve, entre outros fatores, à sua longa extensão de norte a sul, pois as diferentes latitudes do território influenciam o clima de acordo com a intensidade da energia solar que recebem ao longo do ano. O clima e outros fatores geográficos regionais exercem influência sobre os solos, as formas de relevo, a hidrografia e as formações vegetais.
Tags