Teste de rorschach

27,503 views 30 slides Apr 29, 2021
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

Rorschach


Slide Content

HERMANN RORSCHACH (1884-1922) A personalidade em manchas de tinta

Em 1911, enquanto frequentava a Universidade de Zurique, Rorschach realizou experiências com crianças em idade escolar, utilizando manchas de tinta para ver se as crianças que tinham mais talento artístico, tinham também mais imaginação quando se tratava de interpretar as manchas de tinta.

Nos dez anos seguintes, Rorschach fez inves­tigações, na tentativa de criar um método consistente, que levasse à compreensão dos traços de personalidade através do simples recurso a manchas de tinta. Visto que trabalhava, como médico, num hospital psiquiátrico, Rorschach tinha acesso fácil aos pacientes. Ao usar também indivíduos mental e emocionalmente estáveis e saudáveis, Rorschach conseguiu criar um teste sistemático com manchas de tinta que analisavam a pessoa e davam resultados significativos acerca dos seus traços de personalidade.

O teste de Rorschach consiste no total de dez manchas: cinco são de tinta preta, duas são de tinta vermelha e preta e três são multico­res. Um psicólogo apresenta cada prancha numa ordem específica e depois pergunta ao paciente «O que é que isto pode ser?».

O psicólogo deve registar tudo o que o paciente diz ou faz, bem como o tempo de cada resposta. As respos­tas são depois analisadas e é-lhes atribuída uma pontuação. Através de uma série de cálculos matemáticos, chega-se a um resultado dos dados do teste e a uma interpretação usando dados empíricos.

Se o paciente não tiver nenhuma reação inicial ou se não conseguir descrever o que está a ver, isto pode significar que tem um bloqueio acerca do tema que a prancha representa ou que a prancha sugere um tópico com o qual não se quer confrontar naquele momento.

O QUE É QUE ISTO PODE SER?

Prancha 1

Prancha 2

Prancha 3

Prancha 4

Prancha 5

Prancha 6

Prancha 7

Prancha 8

Prancha 9

Prancha 10

INTERPRETAÇÃO

Prancha 1 As pessoas frequentemente descrevem esta prancha como algo parecido com um morcego, uma mariposa, uma borboleta ou o focinho de um animal, como por exemplo um elefante ou um coelho. Esta prancha normalmente reflete a pessoa. Enquanto que o morcego pode significar qualquer coisa impura ou demoníaca para alguns, para outros pode significar navegar através da escuridão e renascer. As borboletas podem simbolizar transição, transformação, bem como capacidade para crescer, mudar, triunfar. As mariposas podem simbolizar uma sensação de sermos indiferentes, feios, bem como as nossas fraquezas e contrariedades. O focinho de um animal, em especial o do elefante, pode simbolizar formas de enfrentar os problemas e medo de olhar para as nossas dificuldades interiores. Também pode simbolizar «o elefante na sala» e levar o paciente a comentar um assunto que pretendia evitar.

Prancha 2 Esta prancha consiste numa mancha vermelha e preta e é frequentemente percecionada como algo de natureza sexual. As partes vermelhas sugerem pênis, e o centro em branco, que alguns dizem que é uma caverna, a vagina. As partes a vermelho são normalmente interpretadas como sangue e a forma como uma pessoa responde pode refletir a forma como lida com os sentimentos, com o calor humano ou com a raiva. As pessoas descrevem frequentemente esta prancha como algo semelhante a alguém a rezar, duas pessoas a dançar, uma pessoa a olhar para o espelho, uma borboleta ou um animal de quatro patas como um cão, um urso ou um elefante. É comum ver 2 figuras humanas (palhaços ou figuras femininas). Não vê-las, indica problemas de relacionamento interpessoal.

Prancha 2 Ver duas pessoas pode simbolizar codependência , uma obsessão com o sexo, sentimentos ambivalentes sobre sexo ou um propósito em fazer amizades ou estabelecer relações com outras pessoas Ver um cão pode simbolizar afeto e lealdade para com um amigo. Se o paciente viu algo negativo, pode indicar que precisa de enfrentar os seus medos e ganhar consciência dos seus sentimentos mais profundos. Ver um elefante pode simbolizar preocupação, memória e inteligência. No entanto, também pode simbolizar uma autoimagem física negativa.

Prancha 3 Esta terceira prancha tem tinta vermelha e preta e simboliza a forma como uma pessoa se relaciona com os outros em interações sociais. Respostas comuns a esta prancha incluem ver duas pessoas, uma pessoa a olhar para um espelho, uma borboleta ou uma mariposa. Ver duas pessoas a comer juntas simboliza que a vida social do participante é gratificante. Ver duas pessoas a lavar as mãos simboliza insegurança, uma sensação de não estar limpo ou sentimentos paranoicos. Ver duas pessoas a participar no mesmo tipo de jogo pode indicar uma visão competitiva das relações sociais. Ver uma pessoa a olhar para o seu próprio reflexo no espelho pode simbolizar autocentramento , não ligar aos outros ou não ver as pessoas pelo que são.

Prancha 3 Esta lâmina serve para determinar a orientação sexual. Para muitos é obvio que a mancha representa duas pessoas, uma de frente para a outra (na parte preta), uma borboleta no vermelho central, seios, pénis e vaginas nas posições apropriadas de cada figura. Pela interpretação tradicional, figuras definidas como masculinas, indicam heterossexualidade Figuras femininas ou andrógenas indicam homossexualidade. Porém, muitas pessoas heterossexuais descrevem figuras femininas e nem todos os gays dão respostas femininas.

Prancha 4 A prancha quatro é frequentemente conhecida como a «prancha pai».. É muitas vezes vista como sendo uma figura grande e por vezes intimidatória ou assustadora. Classificada mais como macho do que como fêmea, esta mancha diz respeito aos sentimentos das pessoas no que toca à autoridade e à educação. Respostas comuns incluem ver um grande animal ou um monstro ou ver uma pele de animal. Ver um grande animal ou um monstro pode simbolizar sentimentos de inferioridade perante a autoridade ou uma amplificação do medo de figuras de autoridade, incluindo figuras parentais. Ver um animal escondido ou uma pele de animal pode simbolizar um grande desconforto em discutir o tema do pai. No extremo oposto, pode simbolizar que o indivíduo tem menos problemas com a autoridade e o sentimento de inferioridade.

Prancha 5 Esta prancha é feita de tinta preta e, mais uma vez, tal como a primeira prancha, reflete quem somos. Respostas comuns a esta prancha incluem um morcego, uma borboleta ou uma mariposa. Ver a boca do crocodilo na ponta das asas significa hostilidade. Ver um tesoura nas antenas ou nas patas significa complexo de castração. Os esquizofrénicos frequentemente vêm pessoas a mexer-se.

Prancha 6 Esta prancha sugere uma associação com a proximidade interpessoal e, por esta razão, é conhecida como a «prancha sexual». No topo da mancha está a melhor representação de um pénis de todo o teste, mas poucos o mencionam. A resposta mais comum para esta prancha é ser um animal escondido ou uma pele de animal, o que pode indicar uma resistência a estar próximo de alguém e, como resultado, uma sensação de vazio pessoal ou de desconexão.

Prancha 7 Esta prancha é feita de tinta preta e é normalmente relacionada com o feminino. Devido ao facto de as respostas comuns a esta prancha incluírem mulheres e crianças, ela é conhecida como a «prancha mãe». Se a pessoa tem dificuldades a responder a esta prancha, pode ser devido a problemas relacionados com figuras femininas na sua vida. Respostas comuns a esta prancha incluem cabeças ou rostos de mulheres ou crianças e beijos. Ver cabeças de mulheres simboliza sentimentos associados à imagem da mãe. Estes sentimentos também podem influenciar a visão das mulheres em geral. Adjetivos depreciativos, como "bruxas," "tagarelas," "luta”, "solteironas" indicam problemas no relacionamento com a mãe. Ver cabeças de crianças simboliza sentimentos associados com a infância e a necessidade de cuidados com a criança interior. Isto também pode indicar que a relação com mãe precisa de ser analisada e tratada. Ver cabeças prestes a beijar-se simboliza o desejo de afeto e de ligação com a figura materna. Isto pode indicar que no passado houve uma relação próxima com a mãe e que agora procura outras relações, quer românticas quer sociais.

Prancha 8 Nesta prancha, se a mudança de padrão cria desconforto no participante, significa que pode ter dificuldades em resolver situações complexas ou estímulos emocionais. Respostas comuns a esta prancha incluem ver animais de quatro patas nas partes laterias, como um leão, um porco, ou um urso. Alguns psicólogos entendem que não ver qualquer figura de animal pode significar atraso mental. Outros vêm uma borboleta ou uma árvore. As crianças respondem muitas vezes que é uma árvore de natal.

Prancha 9 Esta prancha é feita de tinta verde, cor-de-rosa e cor de laranja. Esta mancha é caracterizada pela sua indefinição e impossibilidade de distinguir uma coisa específica. A maioria das pessoas tem dificuldade em indicar o que lá vê. Por esse motivo, esta prancha explora como é que uma pessoa lida com a falta de estrutura e com o indefinido. Respostas comuns a esta prancha são uma forma humana genérica ou alguma forma demoníaca indeterminada. Se a visão for um ser humano, o modo como o indivíduo sente acerca da pessoa em questão pode simbolizar a maneira como o participante lida de forma pouco estruturada com o tempo e com a informação. Ver algo de negativo, como um demónio ou um monstro, pode simbolizar que para se sentir confortável o participante necessita de uma vida estruturada e não tolera indefinições.

Prancha 10 Respostas comuns a esta mancha incluem ver um caranguejo, uma lagosta, uma aranha, uma cabeça de coelho, cobras e lagartas. Ver um caranguejo tanto pode simbolizar a tendência para se apegar a coisas ou pessoas, como pode simbolizar perseverança. Ver uma lagosta pode simbolizar força, perseverança e a capacidade para ultrapassar pequenos problemas. Uma lagosta também pode simbolizar medo de se magoar a si próprio ou de ser magoado. Ver uma aranha pode simbolizar medo, uma sensação de embaraço ou a sensação de estar encurralado numa situação desconfortável como resultado de dizer mentiras. Também pode simbolizar uma mãe dominadora ou o poder feminino. Ver a cabeça de um coelho pode simbolizar fertilidade e uma perspetiva positiva. Cobras podem simbolizar perigo, sentir-se enganado ou ter medo do desconhecido. Cobras também podem ser consideradas um símbolo fálico e podem estar relacionadas com um desejo sexual inaceitável ou proibido. Ver lagartas simboliza espaço para crescer e a compreensão de que a pessoa se reinventa e progride constantemente.
Tags