Texto dissertativo-argumentativo no Enem Competência 1 : demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2 : compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Competência 3 : selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4 : demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Competência 5 : elaborar proposta de intervenção para o problema aborda.
O que é o texto dissertativo-argumentativo? A redação dissertativa argumentativa é um gênero textual que defende um determinado ponto de vista por meio do uso e da aplicação de argumentos e, em alguns casos, oferece uma proposta de solução de problemas.
Características do texto dissertativo-argumentativo As principais características do texto dissertativo-argumentativo são: Presença de uma tese (ponto de vista) – em geral, no primeiro parágrafo do texto; Desenvolvimento com argumentos que comprovem a tese; Conclusão em forma de síntese ou com propostas de solução para os problemas discutidos no texto; Uso da norma-padrão da língua portuguesa.
Estrutura do texto dissertativo-argumentativo Introdução O primeiro parágrafo do texto dissertativo argumentativo é o que chamamos de introdução, e nele deverá conter duas partes da sua produção: a apresentação do tema e a explicitação da tese adotada . Ou seja, neste momento inicial da redação, você apresentará ao seu leitor o assunto principal de seu texto e qual a opinião do autor (você) acerca do tema proposto. Não se esqueça: essa introdução deve ser feita de maneira genérica. As ideias deverão aparecer na próxima fase.
Tópico frasal Tópico frasal é a parte mais importante de cada um dos parágrafos de um texto, porque apresenta as ideias principais de cada um deles. O texto começa com a introdução, que traz a ideia central do texto. Essa ideia é a tese (ou problema), o tópico frasal da introdução. Quando a identificamos, é mais fácil entender os seus desdobramentos, ou seja, acompanhar o raciocínio do desenvolvimento e da conclusão e, assim, compreender o texto num todo. Tópico frasal da introdução: tese (ou problema).
Exemplo de tópico frasal na introdução: “Em “Vidas secas”, obra literária do modernista Graciliano Ramos, Fabiano e sua família vivem uma situação degradante marcada pela miséria. Na trama, os filhos do protagonista não recebem nomes, sendo chamados apenas como o “mais velho” e o “mais novo”, recurso usado pelo autor para evidenciar a desumanização do indivíduo. Ao sair da ficção, sem desconsiderar o contexto histórico da obra, nota-se que a problemática apresentada ainda percorre a atualidade: a não garantia de cidadania pela invisibilidade da falta de registro civil. A partir desse contexto, não se pode hesitar – é imprescindível compreender os impactos gerados pela falta de identificação oficial da população.” (Trecho retirado da introdução da redação nota mil do Enem 2021 de Fernanda Karoline Quaresma Nunes)
2. Desenvolvimento (argumentação) A argumentação no texto dissertativo é feita nos parágrafos intermediários das dissertações e buscam, então, comprovar a tese apresentada. Existem, portanto, três formas de argumentação válidas (reguladas pela ABNT): argumento de raciocínio lógico : neste você deve instaurar conexões lógicas como razão e consequência, analogia e comparação, causa e efeito, contra-argumentação , contraste de ideias, dedução e indução; argumento de provas concretas : você lembra com exatidão de algum dado ou estatística sobre o tema? Se sim, você usará uma argumentação de provas; argumento de autoridade : lembra da citação de um especialista sobre o tema? Ele é a autoridade da área, então vale citar.
Tópico frasal no desenvolvimento “Com efeito, é nítido que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece, porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil, é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido – em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em cartório –, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade.” (Trecho retirado do desenvolvimento da redação nota mil do Enem 2021 de Fernanda Karoline Quaresma Nunes)
Tópico frasal no desenvolvimento O desenvolvimento da redação mencionada acima apresenta um ponto de vista (o argumento) sobre o problema. O problema é o fato de a cidadania ser inviabilizada pela falta de registro civil. Do ponto de vista de quem escreveu o texto, quem não tem registro civil não se sente um cidadão brasileiro.
3. Conclusão A conclusão é a parte final que reúne os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. Retomada da tese: momento de reforçar o posicionamento no parágrafo final. O que deve ser retomado é apenas a essência do que já foi mostrado, evitando-se a repetição de frases. R esuma os argumentos adotados, repita a tese trabalhada e conclua o raciocínio construído durante a introdução.
3. Conclusão Sendo o caso de uma proposta de solução, o redator poderá apresentar soluções práticas e detalhadas sobre os problemas traduzidos na dissertação. Neste caso, é importante determinar : os agentes : quem executará a solução; as ações : o que será feito; os meios : como será feito; os efeitos : o que a aplicação da solução gerará.