Texto expositivo explicativo

AntonioChimuzu 10,204 views 18 slides Feb 08, 2018
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

Exposição sobre o Texto Expositivo-Explicativo


Slide Content

Texto Expositivo-Explicativo Janeiro , 2018

Objectivo Ao fim desta apresentação vocé deverá ser capaz de: Definição do conceito e os objectivos do texto expositivo-Explicativo; Analisar o material icónico dos textos expositivos-explicativos,

Conceito T exto didáctico e/ou científico que tem por finalidade informar, de uma forma clara e explícita, sobre um assunto, tema, acontecimento, experiencia, fenómeno, etc. Esta apresentação é um texto Expositivo-Explicativo.

Objectivos transmissão de conhecimentos a cerca de uma dada realidade; Fazer-perceber; informando-os de forma clara, objectiva, coesa e coerente sobre um assunto ou problema que se pressupõe a audiência ter saber insatisfatório; Visa esclarecer um assunto;

Conteúdos Tipos de Enunciados Características Linguísticas Fontes

No tangente à organização discursiva deste tipo de texto, podemos identificar três tipos de enunciados:

Enunciados Expositivos Contendo as informações com as quais o autor do texto pretende fazer saber, ou seja, transmitir os novos saberes;

Enunciados Explicativos Com os segmentos explicativos visando fazer compreender o que se transmite;

Enunciados Baliza Com a finalidade de marcar as articulações do discurso, isto é, anunciar o que vai ser dito; resumir o que se disse, ou seja, estabelecer os nexos de ligação entre as diversas partes do texto.

C aracteristicas linguísticas

presente do indicativo com o valor gnómico (atemporal) R efere a factos que são tidos como verdadeiros por parte de quem os anuncia, portanto, uma verdade que perdura independentemente do tempo em que ela é dita Exemplo:

construção passiva C omo uma estratégia de impessoalizar o discurso científico. Sendo o texto científico objectivo o sujeito deve estar afastado do seu discurso e isso consegue-se com o recurso à passiva. O texto científico é monológico. Exemplo:

Nominalizações U sadas para condensar o que foi dito e assegurar a progressão do texto

Não se usam adjectivos valorativos A não ser que eles sejam necessariamente exigidos pelo discurso

conectores discursivos O s conectores são usados com frequência e são de natureza lógica. Eles marcam laços de adição, oposições, laços de consecução ou de causalidade; Exemplo:

Vocabulário especializado S e um texto é do ramo de biologia, por exemplo, irá recorrer a expressões da lingugem técnica que um biólogo deve dominar. Um gestor ou administrador de uma determinada empresa ou instituição, também deve possuir e dominar um vocabulário próprio da área que ele administra. Linguagem técnica não implica linguagem rebuscada e incompreensível. Exemplo:

Fontes Mutondo, Carlos (2010). O Texto Expositivo-Explicativo; Acessado em 8 de Fevereiro de 2018 de http://tondinho.blogspot.com/2010/04/o-texto-expositivo-explicativo.html

António Chimuzu [email protected]