Os princípios da Ética Cristã - Curso Básico em Teologia - CETAD - Disciplina de Introdução à Ética Cristã
Size: 164.87 KB
Language: pt
Added: Feb 14, 2018
Slides: 12 pages
Slide Content
ÉTICA CRISTÃ FRANCÉLIA CARVALHO
ÉTICA CRISTÃ CERTO OU ERRADO? DEPENDE... Is 5.20 Enquanto os referenciais do mundo são movediços, instáveis e mutantes, ao sabor do tempo e do lugar, o guia infalível do crente em Jesus é a Palavra de Deus, que é lâmpada para os pés e luz para o caminho, Sl 119.105;
ÉTICA CRISTÃ “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” 1 Co 10.32 O modo de pensar e agir, com base na ética cristã tem amplo respaldo na Bíblia, e a Bíblia nos oferece princípios e parâmetros éticos, que são bem claros e objetivos;
ÉTICA CRISTÃ O principio da fé , Rm 14. 22-23; O cristão não precisa recorrer a paradigmas humanos ou lógicos para posicionar-se quanto a atos ou palavras; mas a sua fé! A pergunta a ser feita é: “O que pretendo fazer é de fé, com base na palavra de Deus? Se a resposta for positiva, a atitude será lícita; se não, deve ser descartada, por ferir a ética cristã; ‘não é o que eu acho, mas o que a Bíblia diz!’.
ÉTICA CRISTÃ O princípio da Licitude e da Conveniência , 1 Co 6.12; Esse critério orienta o cristão a que não faça as coisas apenas porque são lícitas, mas porque são lícitas e convêm; “O que desejo fazer é lícito? Convêm fazer, segundo a Palavra de Deus?” O que é lícito e conveniente não fere outros princípios bíblicos.
ÉTICA CRISTÃ O princípio da Licitude e da Edificação , 1 Co 10.23; Não basta que alguma conduta ou proceder seja lícito, mas é preciso que contribua para a edificação do cristão; “O que eu quero fazer é lícito? Se é lícito, tal coisa contribui para minha edificação e dos que estão a minha volta?”
ÉTICA CRISTÃ O princípio da Glorificação a Deus , 1 Co 10.31; Este princípio não inclui só o comer e o beber, mas ‘qualquer coisa’, que demande um posicionamento cristão; é um princípio de comportamento; O que desejo fazer, contribui para a glorificação de Deus?
ÉTICA CRISTÃ O princípio da Ação em Nome de Jesus , Cl 3.17; A condição do crente para realizar ou deixar de realizar algo, decorre da autoridade que lhe foi conferida pelo nome de Jesus; cuidado para não tomar o nome do Senhor em vão!; “Posso fazer isso em nome do Senhor Jesus?
ÉTICA CRISTÃ O princípio de Fazer para o Senhor , Cl 3.23; Na vida cristã surgem verdadeiras armadilhas, como testes para a fé e a convicção do servo de Deus; Diante de uma atitude, de uma decisão, devemos indagar: “Estamos agradando a Deus ou aos homens? Estamos fazendo, de todo o coração para o Senhor?” Gl 1.10;
ÉTICA CRISTÃ O princípio do Respeito ao Irmão mais Fraco , 1 Co 8. 9-13; Nós temos responsabilidades quanto a fé dos nossos irmão, quer novos convertidos ou não, de modo que Paulo fala, ‘pecais contra Cristo’; “O que faço ou pretendo fazer, vai escandalizar meu irmão? Ou o que faço é de certeza de fé, fundamentada nas escrituras? Ou não é fruto da minha consciência falha e do meu coração enganoso”?
ÉTICA CRISTÃ O princípio da Prestação de Contas , Rm 14.10-12; Em termos de ética cristã, não há dúvida que cada pessoa prestará contas a Deus, do que faz e do que deixa de fazer; aqui, nesta vida e na vida eterna; “O que pretendo fazer me trará quais consequências, aqui, neste mundo, e o que poderá me reservar o futuro?”
ÉTICA CRISTÃ O princípio de Evitar a aparência do Mal , 1 Ts 5.22; Ser cristão verdadeiro não é nada fácil num mundo em que valores morais relativizados. Não basta evitar o mal, é preciso evitar também a aparência do mal; “O que penso em fazer ou dizer pode dar a aparência do mal?