Ticunas

37,173 views 13 slides Oct 11, 2011
Slide 1
Slide 1 of 13
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Tribo Ticuna : Cultura e costumes Trabalho realizado por: Diogo Martins Marcel Santos Nuno Leitão Nuno Peixoto

Introdução: Com este trabalho esperamos dar-vos a conhecer uma das imensas tribos ainda presentes no mundo, mas que ao longo do tempo têm desaparecido devido à globalização e à multiculturalidade presente em cada país, que consequentemente fazem com que estas pequenas civilizações um bocado à parte da nossa sociedade desapareçam.

Ticunas : - Maior tribo da Amazónia; - Noroeste brasileiro no coração da Amazónia; - Ocupam cerca 70 aldeias com aproximadamente 20.135 indivíduos; - Outra parte da tribo habita no Peru. Ticuna

História Desde o inicio a tribo fixou-se em terra firme e em margens do rio.  Viviam em constante guerra com outras tribos , sempre liderados por um  tó-i . Desde cedo se mostraram um povo, de grandes rituais e tradições, na qual se destaca os rituais da passagem da adolescência para a idade adulta nas raparigas.

Contactos com civilizações modernas: O primeiro contacto com as civilizações modernas, deu-se com jesuítas espanhóis vindo do Peru. Na década de 1890, comerciantes vindos do interior do Ceará se estabeleceram na região, utilizando a mão de obra ticuna . Esta ocupação do seu território por parte dos seringueiros foi muito violenta e sangrenta, e os tinucas foram submetidos a condição de escravos. Em 1940, os ticuna começaram a ser protegidos pela serviço de protecção ao índio.

Língua A língua Ticuna é falada por cerca de 30 mil pessoas. Colômbia, Peru e Brasil são os 3 países onde se fala a língua ticuna . É uma língua que apresenta complexidades na sua fonologia e na sua sintaxe.

Organização Política: tó-ü   Um chefe de guerra (comandante supremo); Para o seu reconhecimento, "era ele que defendia os povoados, que defendia dos inimigos“ ; Devido à sua função especializada e à sua força excessiva, o  tó-ü   não podia trabalhar na agricultura, pescar ou caçar yuücü Era o feiticeiro da nação; Não se afirmava com a mesma intensidade como o tó-ü ; Poderia, ao contrário do tó-ü haver mais do que 1 por nação

Organização social A sociedade ticuna está dividida em metades exogâmicas (só se pode casar com um membro da outra metade). O conjunto de clãs ou nações identificadas por nomes de aves forma uma metade, enquanto as demais, identificadas por nomes de plantas, formam a outra . . Cada clã ticuna é constituído por outras unidades, os subclãs . Nesse sistema social, cada indivíduo pertence simultânea e necessariamente a várias unidades sociais 

Movimentos messiânicos O primeiro movimento messiânico verificou-se quando uma jovem depois de ter tido visões e começou a espalhá-las. Outro dos movimentos foi a notícia de que um jaguar teria dito a uma criança ticuna que uma grande enchente inundaria tudo. Os exploradores que escravizavam os ticunas instauraram o cristianismo através da Irmandade de Santa Cruz, o que fez com que os movimentos messiânicos perdessem a sua força.

Actividades produtivas Alimentação Os Ticuna praticavam o cultivo de espécies nativas como a macaxeira , o cará , uma espécie de cana-de-açúcar e outros tubérculos. A dieta alimentar é composta basicamente de peixe com farinha de mandioca. A farinha de mandioca é consumida torrada e muitas vezes misturada ao que eles chamam de vinho de açaí , um suco feito desta fruta. Outro importante componente da alimentação ticuna é a banana. O mingau de banana é bebido como um suco bastante grosso. A banana assada na brasa é também muito utilizada, assim como frita

Artes A variedade e riqueza da produção artística dos Ticuna expressam uma inegável capacidade de resistência e afirmação de sua identidade: - As máscaras cerimoniais, os bastões de dança esculpidos, a pintura em entre cascas de árvores, as estatuetas zoomorfas, a cestaria, a cerâmica, a tecelagem, os colares com pequenas figuras esculpidas em tucumã . - Para pintar e esculpir, os ticuna utilizavam diversas tintas e corantes. - A tecelagem e a cerâmica estão inteiramente ligadas às mulheres, assim como o interior e decoração das casas. Porém, a confecção e uso de máscaras está directamente ligada aos homens na maioria jovens ou de meia-idade.

Principal ritual: As meninas, quando ficam menstruadas, são submetidas a um ritual de iniciação, que sempre acontece na lua cheia, representando a bondade, a beleza e a sabedoria. Nesta festa, os índios fabricam máscaras de macacos e monstros e enfeites para as virgens. Um dos índios usa uma máscara com cara de serpente e incorpora o espírito do principal personagem do ritual, um monstro que vivia na água. Durante os festejos, o monstro faz gestos obscenos que divertem a tribo. Ele também ronda o cubículo onde fica a menina, batendo com um bastão no chão . Durante três dias e três noites, essa rapariga é protegida por duas tias que aproveitam o tempo dando conselhos de como ser uma boa mulher Tikuna .

Conclusão : Durante a investigação para realização deste trabalho, denotámos que os “ ticunas ” não eram a única tribo com problemas, devido ao progressivo desenvolvimento do Brasil e a respectiva industrialização e crescimento. Porém, várias organizações como a UNICEF e outras associações não governamentais estão a fazer os possíveis para manter e evitar a sua extinção assim como as suas tradições e cultura.
Tags