TIMPANOPLASTIA ATIVIDADE CIRURGICA IMAGENS.pptx

barbararebelorodrigu 10 views 15 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

Timpanoplastia


Slide Content

TIMPANOPLASTIA

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica A pars tensa possui três camadas: epitélio escamoso estratificado lateral, camada fibrosa central e epitélio mucoso cuboidal baixo medial. A pars flácida apresenta deficiência em sua camada fibrosa. Relação da membrana timpânica com o anel timpânico e os ossículos.

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica A faixa vascular no canal auditivo posterior-superior fornece suprimento sanguíneo à porção central da membrana timpânica.

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica Perfuração anterior da membrana timpânica com um remanescente de borda. Observe o óstio da tuba auditiva ao fundo. Perfuração anterior da membrana timpânica sem um remanescente de borda. Este tipo de perfuração apresenta uma taxa mais alta de reperfuração , a menos que técnicas especializadas sejam utilizadas.

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica Perfuração residual após tubo de timpanostomia . Frequentemente, pequenas perfurações residuais anteriores têm pouco efeito na audição e proporcionam ventilação em casos de disfunção da tuba auditiva. Perfuração posterior central da membrana timpânica. Perfurações como esta, que se situam atrás do martelo, podem ser tratadas com uma abordagem transcanal na timpanoplastia.

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica Perfuração marginal posterior da membrana timpânica. A localização sobre a janela redonda provoca maior perda auditiva condutiva devido ao cancelamento de fase. “ kidney bean shaped ” perfuração central.

PERFURAÇÕES da Membrana Timpânica Perfuração quase total da membrana timpânica, com uma pequena borda restante no anel. Perfuração total.

Colheita de FÁSCIA Coleta de fáscia para timpanoplastia. Uma incisão é feita acima da linha temporal, deixando cerca de 1 cm de fáscia intacta para facilitar o fechamento da incisão pós-auricular. Elevando a fáscia do músculo temporal subjacente. Estar no plano adequado minimiza o sangramento e permite obter um pedaço de fáscia mais limpo. A incisão superior é facilitada por tesouras curvas, como as tesouras Fomon para cartilagem lateral superior.

Colheita de CARTILAGEM DO TRAGUS Na coleta de cartilagem e/ou pericôndrio, a incisão é escondida no lado do canal do trágus. A dissecção com tesoura estabelece o plano. A dissecção é realizada pela superfície posterior do trágus.

Colheita de CARTILAGEM DO TRAGUS A incisão é feita através do pericôndrio ipsilateral e em espessura parcial na cartilagem. As tesouras completam a incisão da cartilagem e estabelecem o plano na superfície anterior. Cortes são feitos superiormente e inferiormente.

Colheita de CARTILAGEM DO TRAGUS Puxando lateralmente com pinças Brown- Adson enquanto se faz o corte medial. Deve-se evitar manusear a cartilagem com pinças Adson comuns com dentes, pois elas tendem a lacerar a cartilagem. Dissecação do pericôndrio da cartilagem com uma faca de estribo. O disco de cartilagem é modelado para uso na reconstrução da membrana timpânica, para cobrir uma prótese ossicular e/ou para reparar um defeito epitimânico . Observe o bisel da cartilagem na superfície voltada para a membrana timpânica.

Colheita de CARTILAGEM DO TRAGUS Se apenas o pericôndrio for necessário, a cartilagem pode ser recolocada. Encerramento com 2 pontos absorvíveis.

Timpanoplastia com enxerto/ graft medial Perfuração central típica da membrana timpânica. A maioria das perfurações microscirúrgicas da membrana timpânica é tratada por meio de enxerto medial. Muitos cirurgiões contornam a perfuração removendo a margem escamosa, com base na teoria de que uma margem intacta pode inibir a cicatrização do enxerto. Outros acreditam que este passo é desnecessário. O autor deixou de realizar esta manobra há décadas, obtendo resultados equivalentes.

Timpanoplastia com enxerto/ graft medial Uma técnica clássica de contorno é criar uma borda em 'massa de torta' com uma agulha e, em seguida, remover o contorno com um gancho ou pinça tipo copo. O conceito do contorno da perfuração é remover a margem epitelial da perfuração.

Timpanoplastia com enxerto/ graft medial Rugosizar a superfície mucosa no aspecto medial da membrana timpânica aumenta a adesão do enxerto e abre vasos para a neovascularização. Scoring a mucosa no protipano é importante para a adesão do enxerto em perfurações marginais anteriores. O conceito de interromper a camada mucosa medial da membrana timpânica é que isso estimula a vascularização do enxerto.
Tags