Tipologias de rede

5,697 views 8 slides Jan 03, 2011
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

tipologias de rede


Slide Content

Tipologias de Rede Trabalho realizado por: Cláudio Cortesão, nº5 Disciplina de: IMC Professor: Miguela Fernandes

Tipologias de Rede O modo como os computadores se interligam fisicamente na rede, como os dados circulam na rede, é definido por, tipologia física e lógica. Tipologia física Tipologia lógica

Tipologias Físicas As tipologias físicas indicam como podemos, dispor os computadores e os cabos informáticos. Diferentes tipologias físicas: Tipologia em Barramento Tipologia em estrela (Star) Tipologia em Anel (Ring) Tipologia em estrela hierárquica ou árvore Tipologia em espinha dorsal Tipologia em duplo anel Tipologia em Malha

Tipologia física/ Barramento A tipologia física em barramento é utilizado um cabo coaxial fino(10base2) que percorre todos os computadores. O cabo não é inteiriço, é interrompido em cada computador e é ligado à placa de rede. Esta tipologia também é utilizada com outro tipo de cabo, cabo coaxial grosso(10base5). Esta tipologia é usada em LAN CAMPUS e MAN. Vantagens da tipologia em barramento: -Equipamento preciso: placa de rede, cabo coaxial, ficha BNC-T e dois terminadores. -A ligação é fácil: Necessário por as fichas BNC nos extremos dos cabos. -O cabo tem de passar por todos os computadores. -É fácil inserir um novo computador na rede. Fazer um novo cabo e interligar o computador à rede. Problemas da tipologia em barramento: - Se houver um mau contacto com a ficha BNC-T, ou com a ficha do cabo toda a rede perde a comunicação. -Com o cabo coaxial fino 10base2, a velocidade máxima é de 10 Mbps e com a distância de 185 m.

Tipologia física/ Estrela É a tipologia mais utilizada em LAN. Do computador saem cabos em pares entrançados ( UTP categoria 5e), para um dispositivo. O dispositivo pode ser um hub ou um switch. Desvantagens da tipologia: -Necessita de adquirir um dispositivo de interligação, hub o switch. -O número de portas é limitado, quando atingir o limite de portas terá de adquirir outro concentrador. -A distância máxima sem amplificação é de 100m. Vantagens da tipologia: -Se um cabo tiver partido ou a ficha mal ligada, a comunicação desse computador é perdida, mas em compensação os outros computadores ficam ligados. -Há possibilidade de obter velocidades a cima de 10 000 Mbps.

Tipologia física/ Anel A tipologia em anel é utilizada em LAN, e constituída por um cabo coaxial fechado formando um anel. Existe em LAN, CAMPUS e MAN esta tipologia. Vantagens desta tipologia: -A passagem dos sinais é realizada em sequencia entre os computadores. -A velocidade de transmissão é de 16 Mbps, mas já existe 100 Mbps. Desvantagens desta tipologia: -O preço do equipamento da rede é mais cara do que a tipologia em barramento ou em estrela. - Se o cabo partir perdemos a comunicação dos computadores.

Tipologia física/ malha Nesta tipologia os computadores interligam-se ponto-a-ponto, existem vários caminhos para chegar ao destino. Nas redes WAN (Internet). Quando enviamos um e-mail, pode ir para vários caminhos. Caso haja problema no troço, pode seguir outros troços, aumenta a probabilidade de chegar ao destino. As desvantagens devem-se à complexidade de rede ou ao preço do equipamento.

Tipologia física/ hierárquica ou árvore Existem vários centradores que ligam a cada rede LAN e existe outro que interliga todos os concentradores. A tipologia facilita a manutenção do sistema e permite, em caso de avaria, detectar o problema mais facilmente do que as outras tipologias.