A verdade e a falsidade são propriedades das proposições , e não dos argumentos .
A validade é uma propriedade dos argumentos e não das proposições . A validade de um argumento depende da forma como as premissas apoiam a conclusão .
Há dois tipos de validade : a validade dedutiva e a validade não dedutiva .
Há dois tipos de validade : a validade dedutiva e a validade não dedutiva .
TIPOS DE ARGUMENTOS: DEDUTIVOS E INDUTIVOS
AQUI ESTÃO!
ARGUMENTOS DEDUTIVOS EXEMPLO: TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS. SÓCRATES É HOMEM. LOGO, SÓCRATES É MORTAL.
As premissas são verdadeiras ? E a conclusão ? Se as premissas são verdadeiras , é possível a c onclusão ser falsa ? 3 . Qual é a relação entre as premissas e a conclusão ?
ARGUMENTOS DEDUTIVOS EXEMPLO: TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS. V SÓCRATES É HOMEM. V LOGO, SÓCRATES É MORTAL. V
ARGUMENTO DEDUTIVO É UM ARGUMENTO CUJA CONCLUSÃO DERIVA NECESSARIAMENTE DAS PREMISSAS ( consequência lógica ) E SE AS PREMISSAS SÃO VERDADEIRAS, A CONCLUSÃO É NECESSARIAMENTE VERDADEIRA.
ARGUMENTO DEDUTIVO É UM ARGUMENTO CUJA VALIDADE OU INVALIDADE DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DA SUA FORMA LÓGICA ( relação entre premissas e conclusão ).
ARGUMENTOS INDUTIVOS
EXEMPLOS DOS TRÊS TIPOS DE ARGUMENTOS INDUTIVOS
FORMA DOS TRÊS TIPOS DE ARGUMENTOS INDUTIVOS
CARACTERIZAÇÂO DOS ARGUMENTOS INDUTIVOS
ARGUMENTOS INDUTIVOS É UM ARGUMENTO DE RISCO PORQUE A CONCLUSÃO NÃO DERIVA NECESSARIAMENTE DAS PREMISSAS E SE AS PREMISSAS SÃO VERDADEIRAS, A CONCLUÃO É APENAS PROVAVELMENTE VERDADEIRA.
VALIDADE DOS ARGUMENTOS DEDUTIVOS
AVALIAÇÃO DOS ARGUMENTOS
1 . ALGUNS HOMENS SÃO MÚSICOS. 2. SÓCRATES É HOMEM 3. Logo, SÓCRATES é músico 1. TODOS OS PRINCÍPES SÃO SAPOS 2. ANTÓNIO É UM PRINCÍPE 3. LOGO, ANTÓNIO É UM SAPO TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS SÓCRATES É HOMEM LOGO, SÓCRATES É MORTAL EXEMPLOS DE ARGUMENTOS DEDUTIVOS INVÁLIDOS, VÁLIDOS, E SÓLIDOS ARGUMENTO ? ARGUMENTO ? ARGUMENTO ?
1 . ALGUNS HOMENS SÃO MÚSICOS. V 2. SÓCRATES É HOMEM V 3. Logo, SÓCRATES é músico F 1. TODOS OS PRINCÍPES SÃO SAPOS F 2. ANTÓNIO É UM PRINCÍPE F 3. LOGO, ANTÓNIO É UM SAPO F TODOS OS HOMENS SÃO MORTAIS V SÓCRATES É HOMEM V LOGO, SÓCRATES É MORTAL V INVÁLIDOS, VÁLIDOS, E SÓLIDOS ARGUMENTO VÁLIDO ARGUMENTO SÓLIDO ARGUMENTO INVÁLIDO
A COMCLUSÂO NÃO DERIVA NECESSARIAMENTE DAS PREMISSAS; SE AS PREMISSAS SÃO VERDADEIRAS, E A CONCLUSÃO É FALSA . A CONCLUSÃO DERIVA NECESSARIAMENTE DAS PREMISSAS, ISTO É, É UMA CONSEQUÊNCIA LÓGICA DAS PREMISSAS; SE AS PREMISSAS SÃO VERDADEIRAS, ENTÃO É IMPOSSÍVEL QUE A CONCLUSÃO SEJA FALSA. É VÁLIDO; TEM PREMISSAS VERDADEIRAS. ARGUMENTOS DEDUTIVOS, VÁLIDOS, SÓLIDOS E INVÁLIDOS ARGUMENTO VÁLIDO ARGUMENTO SÓLIDO ARGUMENTO INVÁLIDO
GRAUS DE FORÇA DOS ARGUMENTOS INDUTIVOS
Identifique o tipo de argumento . Todos os deuses são imortais . Sócrates é um deus . Logo, Sócrates é imortal . Até agora, nenhuma mulher foi Presidente da República em P ortugal. Logo, nenhuma mulher será Presidente da República de P ortugal. QUESTÕES
c ) Cada um dos cães que observei até hoje ladrava. Logo, todos os cães ladram. d) Todos os 27 feijões que retirei deste saco são brancos. Logo , o próximo feijão que retirar deste saco é branco. e) Sempre que vou ao Terreiro do Paço, encontro a estátua de D. José. Logo, da próxima vez que lá for, encontrarei essa estátua.
Identifique o tipo de argumento . a) Argumento dedutivo válido b) Previsão – argumento indutivo CORREÇÃO