tipos de erupções vulcânicas e características associadas
9 views
13 slides
Feb 27, 2025
Slide 1 of 13
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
About This Presentation
O vulcanismo consiste numa manifestação da geodinâmica da Terra, em que grandes quantidades de matéria e energia são transferidas do interior da Terra para a superfície.
Distinguem-se dois tipos de vulcanismo, o vulcanismo primário e o vulcanismo secundário ou residual.
O vulcanismo primári...
O vulcanismo consiste numa manifestação da geodinâmica da Terra, em que grandes quantidades de matéria e energia são transferidas do interior da Terra para a superfície.
Distinguem-se dois tipos de vulcanismo, o vulcanismo primário e o vulcanismo secundário ou residual.
O vulcanismo primário pode ser, essencialmente, de dois tipos: o vulcanismo central, caracterizado pela presença de um vulcão, e o vulcanismo fissural, em que os materiais vulcânicos são expulsos através de fraturas da superfície terrestre.
Size: 1.44 MB
Language: pt
Added: Feb 27, 2025
Slides: 13 pages
Slide Content
Tipos de erupções vulcânicas
Erupções Vulcânicas Emissões, através de uma abertura na superfície terrestre, de materiais vulcânicos provenientes do interior da Terra.
A erupção de um vulcão depende de: Temperatura do magma Composição do magma Estes parâmetros influenciam A viscosidade do magma A facilidade/dificuldade de libertação de gases do magma As erupções vulcânicas podem classificar-se em: Explosivas Efusivas Mistas
Erupções Explosivas
Agulha vulcânica Fig.5 – Agulha vulcânica ( in baptista, 1992). Quando a lava não flui, solidifica rapidamente na própria chaminé, ou nas suas imediações. Nestas circunstâncias formam-se estruturas alongadas, com a forma de “rolhas gigantes” no topo de um vulcão, que são progressivamente empurradas para o exterior – agulhas vulcânicas .
Domo ou cúpula Quando o magma solidifica na cratera forma estruturas achatadas que se chamam domos ou cúpulas. Domo no interior da Caldeira
Nuvens ardentes É frequente, nas erupções vulcânicas mais violentas, a formação e emissão de uma mistura de materiais sólidos incandescentes de dimensões variadas (cinzas, lapilli , bombas e blocos), bem como de gases a elevadas temperaturas (cerca de 1000º C). A esta mistura chama-se nuvem ardente .
Em resumo: As erupções vulcânicas podem ser: Cones pouco íngremes, constituídos por camadas altenantes de piroclastos e camadas resultantes da solidificação de derrames de lava. MISTAS Cone alto, de vertentes ingremes, constituído pela acumulação de piroclastos e pequenos derrames lávicos, quando existem. Os produtos emitidos são gases, lava e piroclastos. EXPLOSIVAS Cone baixo e de vertentes suaves, constituído a partir da solidificação de longas escoadas de lava fluída. Os produtos emitidos são gases, e lava. EFUSIVAS
Formação da Caldeira Um dos aspetos mais característicos da morfologia vulcânica é a existência das chamadas Caldeiras