Tipos de folhas Folhas com ócrea : São folhas em que as estípulas são grandes e se abraçam ao redor do caule. Folha invaginante : É a que têm bainha grande para aumentar sua fixação. Folha séssil : É a que é a que apenas limbo, pelo qual se fixa diretamente ao caule.
Folha com Espinhos Espinho - folha modificada para economia de água.
Folha Catáfilo Catáfilo - folha subterrânea modificada que protege o broto nos bulbos tunicados , como na cebola.
Folha Gavinha Gavinha - folha modificada para permitir a fixação dos caules sarmentosos .
Folha Bráctea Bráctea - folha modificada que acompanha as flores com função de proteção ou atração.
Folha Espata Espata - bráctea especial que protege as inflorescências do copo-de-leite e do antúrio.
Plantas carnívoras Plantas carnívoras : são plantas com a habilidade de atrair pequenos animais, incluindo insetos (principais presas), aracnídeos e até mesmo anfíbios, répteis e aves, capturar (através de armadilhas compostas por folhas modificadas), digerir (através de enzimas digestivas) e utilizar os nutrientes (principalmente compostos nitrogenados) de suas presas.
Anatomia da Folha As folhas, normalmente, têm uma forma laminar e, olhando ao microscópio, veremos que possuem duas epidermes: a superior e a inferior, revestidas por uma cutícula para dificultar as perdas de água. Entre as duas epidermes fica o mesófilo, formado por diversas camadas e células.
Formato das folhas Os vários tipos de formatos de folhas se deve ao fato de que as plantas têm sistemas biológicos diferenciados e que, quando nativas de determinadas regiões, a forma de suas folhas possibilitam um melhor aproveitamento do seu meio em que vive.