Tipos de Mapas representação cartográfica.pptx

johnkelvin21 31 views 44 slides Sep 01, 2025
Slide 1
Slide 1 of 44
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44

About This Presentation

Diversidade na representação de mapas


Slide Content

Interpretação de Mapas

Os mapas temáticos são aqueles que focam em um tema específico para apresentar as informações. Os mapas são representações geográficas do nosso planeta, seja de um continente, do mundo, do país, de uma região, de um estado, etc.

Quando a ideia central é reunir somente alguns dados ou características sobre algo específico (vegetação, biomas, cultura, etc.), temos então os mapas temáticos. Normalmente, os mapas temáticos facilitam o entendimento dos dados. Por isso são acompanhados de legendas explicativas, cores e símbolos, os quais auxiliam na interpretação das informações apresentadas.

Mapa Físico Reúne diversas informações relacionadas com os aspectos físicos de algum local (relevo, altitude, hidrografia, etc). As cores do mapa indicam alguns aspectos importantes. Por exemplo, o marrom é usado para indicar planaltos e montanhas; as cores mais escuras para indicar elevada altitude; e o verde para marcar planícies.

Mapa da Vegetação Apresenta informações relacionadas com o tipo de cobertura vegetal de determinado local. Da mesma forma que no mapa físico, ele é repleto de cores e legendas que facilitam o entendimento do leitor.

Mapa Político Reúne diversas informações sobre as regiões administrativas de um território, ou seja, a divisão político-territorial. Assim, ele apresenta os estados, capitais e cidades mais importantes. As cores também são muito importantes nesse tipo de mapa, marcando a fronteira entre os territórios.

Mapa Econômico Apresenta os aspectos relacionados com o tipo de economia de cada região, ou seja, as atividades econômicas desenvolvidas em cada território (indústrias, comércio, serviços) pautadas nos setores da economia. Também pode apresentar informações sobre a PIB, o IDH, dentre outros.

Mapa Histórico Apresenta informações ou acontecimentos históricos sobre determinado local. Geralmente contém títulos relacionados com o contexto. Os mapas históricos também podem indicar aqueles mapas mais antigos.

Mapa Cultural Reúne diversos fenômenos culturais de uma região, estado, país, continente. Nesse caso, também pode apresentar as etnias de um país ou região (mapa étnico) ou características sobre o idioma e dialetos, por exemplo (mapa linguístico).

Mapa das Terras Indígenas no Brasil (Instituto Socioambiental, 2015)

Mapa Turístico Apresenta locais onde o turismo é assinalado como uma importante atividade econômica. Ele pode reunir os principais locais onde essa atividade é muito explorada, bem como instruir turistas sobre os pontos turísticos de alguma região. São meramente informativos e nem sempre seguem uma escala definida. Indicam os principais monumentos, museus, bibliotecas, ruas históricas de uma cidade, estado, país, etc.

Mapa Populacional Também chamado de mapa demográfico, esse tipo de mapa reúne informações relacionadas com a densidade demográfica (hab/km²) de determinado local. Geralmente utilizam cores e legendas para indicar algum local com maior ou menor densidade.

Mapa de Transportes Nesse caso, os mapas podem estar relacionados com as rodovias, ferrovias, metrôs, rios navegáveis, dentre outros. Geralmente contém legendas sobre os meios de transporte, bem como a distâncias entre os locais.

Mapa Climático Reúne informações relacionadas com o tipo clima e os fenômenos meteorológicos que ocorrem em determinado local.

Mapa Pluviométrico Muito utilizado nos estudos meteorológicos, esse tipo de mapa reúne informações sobre a precipitação (chuva) de alguns locais.

Mapa de Anamorfose Usa a deformação dos países para representar o tema escolhido. Em um mapa de população, por exemplo, os países com mais habitantes tem seu território aumentado, enquanto os com menor população tem seu território diminuído.

Mapa Topográfico Usa as linhas de curvas de nível para representar a altura do relevo. Representa a visão aérea do relevo, com as linhas mais próximas representando o topo dos relevos, e as linhas mais distantes a base desses relevos.

Elementos dos Mapas Título Legenda Escala - Gráfica ou Numérica Orientação Projeção - Cilíndrica , Cônica , azimutal.

Escala - Gráfica

Escala - Numérica

Projeção Cilíndrica

Projeção Cônica

Projeção azimutal

1- Onde o Brasil está localizado? 2- Em qual ou quais continentes? 3- Em qual ou quais hemisférios?

▪ A extensão territorial, sendo o quinto maior país do mundo (8.515.767 km2) e sua importância estratégica para a América do Sul; ▪ O oceano Atlântico que banha o nosso país e a grande extensão litorânea; ▪ O Brasil está localizado nos hemisférios Norte e Sul, e Oeste. É interceptado pelos paralelos: Linha do Equador e Trópico de Capricórnio.

Atividade Identifique os países que fazem fronteira com o Brasil? Nomeie os países que não fazem fronteira com o nosso país?

Território - O território é produzido espaço-temporalmente pelas relações de poder engendradas por um determinado grupo social (...) pode ser temporário ou permanente e se efetiva em diferentes escalas, portanto, não apenas naquela convencionalmente conhecida como o “território nacional” sob a gestão do Estado Nação (CANDIOTTO, 2004).

Estado - Entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território.

Fronteira - Designa uma frente de expansão ou uma zona de inter-relações entre os diferentes meios, que podem ou não ser territórios diferentes. Ao contrário de limite, que é uma noção mais exata e fixada juridicamente, as fronteiras são mais fluidas e há mais comunicação e interação.

Limite - relaciona-se com a ideia de divisão, que muitas pessoas imaginam pertencer à ideia de fronteira, o que não é correto. O limite é a divisão entre uma unidade territorial e outra, geralmente entre dois países.
Tags