TIPOS DE RECEITUARIOS

417 views 8 slides Dec 09, 2021
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

FALA SOBRE OS TIPOS DE RECEITUARIOS


Slide Content

TIPOS DE Receituários  e procedimentos  LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA  

 tipos de receituários   Receituário A O mais rigoroso dos receituários é o do tipo A, que é dividido entre receita A1, A2 e A3. ... Receituário B Mais conhecida como receita azul, a receita do tipo B é obrigatória para compra de psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos. ... Receituário C  que subdivide-se entre receita C1, C2, C3, C4 e C5, é utilizado para remédios que dispensam prescrição médica para compra, desde que receitados por um profissional. Para isso, é emitida uma receita simples em papel branco.

Receituário a ( cor amarela ) O mais rigoroso dos receituários é o do tipo A, que é dividido entre receita A1, A2 e A3. A receita amarela de medicamentos é obrigatória para a compra de fármacos controlados ao extremo, como psicotrópicos e entorpecentes. Em uma única receita, pode ser prescrita somente uma substância em quantidade estritamente necessária para tratamento durante 30 dias, período em que o documento é válido. Além disso, com a receita, o paciente precisa providenciar uma notificação para posterior envio à Anvisa.

Receituário b ( cor azul )  Ela se subdivide em duas categorias: receita B1 e receita B2; Receita obrigatória para a compra de  psicotrópicos e psicotrópicos anorexígenos; É válida por 30 dias e só na unidade federativa em que foi emitida; É também limitada a cinco ampolas por medicamento injetável, e os fármacos em seu espectro podem ser usados por, no máximo, 60 dias. Já os remédios prescritos via receita B2 só podem ser ministrados por um período de até 30 dias. A receita B2 tem ainda mais uma peculiaridade: caso nela seja prescrito um medicamento que contenha sibutramina, deverá vir acompanhada de um Termo de Responsabilidade assinado pelo médico.

Receituário c ( cor branca ) Por sua vez, o receituário do tipo C, que subdivide-se entre receita C1, C2, C3, C4 e C5, é utilizado para remédios que dispensam prescrição médica para compra, desde que receitados por um profissional. Para isso, é emitida uma receita simples em papel branco. Já no caso dos remédios cujo uso é controlado, como anabolizantes, alguns imunossupressores, antibióticos, anabolizantes e antirretrovirais, é obrigatória a prescrição em duas vias, uma da farmácia e outra do paciente. As receitas do tipo C são válidas por 30 dias após a sua emissão e o uso do medicamento para o tratamento nesse período também é limitado.
Tags