Tipos de Restaurante

tiagofilipe332 26,678 views 27 slides Nov 10, 2013
Slide 1
Slide 1 of 27
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Mesa e Bar. Tipos de restaurante e serviços e sua caracterização. Trabalho realizado por: Tiago Dias Nº15 11ºS

Slides Restaurante: 4 Tipos de restaurantes; 5 Material dum restaurante; 12 Serviços: 19 Organização dum serviço; 20 Tipos de serviços; 21 Netografia/ Bibliografia; 26 Conclusão; 27 Índice!

Este trabalho serve como elemento de avaliação do módulo 9 e foi proposto pelo professor Carlos Bernardo, professor da disciplina de SRB. Introdução!

Estabelecimento comercial onde se confecionam e servem refeições. Restaurante!

Restaurante de Turismo; Restaurante de Hotel; Restaurante clássico; Restaurante Típico; Restaurante Dietético; Restaurante de Estrada. Tipos de restaurantes!

Normalmente situados em locais considerados de interesse turístico e onde devem ser servidas iguarias e vinhos caraterísticos da região. Restaurante de turismo!

Destina-se sobretudo a servir os clientes instalados no hotel ( hóspedes), podendo também servir clientes passantes ( não estão hospedados no hotel). Restaurante de hotel!

É o tradicional restaurante onde a clientela é muito diversa e onde podem ser servidas iguarias da cozinha regional portuguesa, da cozinha nacional e internacional. Restaurante clássico!

Caracteriza-se pela cozinha da região em que está inserido ou represente. O seu mobiliário e decoração devem merecer o mesmo cuidado, se possível deve proporcionar exibições de folclore. Restaurante típico!

Este tipo de restaurante é pouco vulgar entre nós, a sua clientela é muito própria, o vegetarista, que procura o seu hábito de alimentação. Restaurante dietético!

É um tipo de restaurante de serviço simples e rápido, situado em local conforme o seu nome indica e dispondo de amplo parque para qualquer viatura! Restaurante de estrada!

Os restaurantes são dotados de um equipamento bastante variado e diferente segundo o tipo de restaurante. Há porém pormenores indispensáveis tais como: Mobiliário: Mesas - vários tamanhos e formas; Cadeiras – vários tipos, com ou sem braços, almofadas etc… Banquetas de apoio; Aparadores; Maquinaria: Estufas para aquecimento de pratos, réchauds, ou placas eléctricas. Maquinas de gelo, sumos, trituradoras etc … Material dos restaurantes!

Carros de serviço: Para frios, quentes, bebidas, sobremesas, talheres e flamejados. Talheres: De sopa, sobremesa, chá, café, ovos, serviço, carne, peixe, manteiga, espátulas, trinchantes e outros. Baixelas: Travessas ovais e redondas com ou sem tampa, terrinas, legumeiras, molheiras, várias bandejas, baldes para garrafas e para gelo, leiteiras, cafeteiras, bules etc… Material dos restaurantes!

Vidros: Copos para água, vinho tinto, vinho branco, espumante, licorosos, aguardentes, whisky, refrigerantes, aperitivos, túmbler, sumos, cerveja etc… Roupas: Flanelas, toalhas, guardanapos, litos, naperons, panos de carros, panos de tabuleiros, toalhetes para aparadores etc. Material dos restaurantes!

Ofícios: Saleiro, pimenteiro, galheteiros, paliteiros, recipientes para queijo ralado, para molhos, açucareiros, moinhos para pimenta. Material dos restaurantes!

Serviços!

Para haver organização de serviços é necessário haver uma hierarquia profissional: Diretor do restaurante; Chefe de mesa; Subchefe de mesa; Chefe de turno; Ajudante de turno; Estagiário; Aprendiz. Organização dum serviço!

É aquele em que: Se coloca o prato (aquecido para comidas quentes e frio para comidas frias) ao cliente pela direita e com a mão direita; Recolhe o pedido na cozinha, verificando se o mesmo está de acordo com o pedido do cliente e transporta a travessa na mão esquerda devidamente protegido pelo pano de serviço; Coloca-se à esquerda do cliente; Aproxima a travessa do prato deste ( 8 a 10cm) e de forma a que qualquer alimento ou pingo caia no mesmo e não fora, permitindo que o cliente se sirva a seu gosto; Na travessa irá colocado o talher de serviço, com os cabos virados para o comensal. O empregado deve manter-se em posição correta, ou seja, pés juntos, um pouco curvado sobre a mesa para melhor facilitar o serviço e mão direita levemente sobre as costas ( que caso haja molho ou outra guarnição pode ser utilizada). À Francesa!

É aquele em que: O empregado recolhe o pedido na roda verificando se o mesmo está de acordo com o pedido do cliente; Transporta-o para a sala; Apresenta-o ao cliente pela esquerda; Após a aprovação do cliente começa a servir utilizando o talher de serviço que manipula em forma de pinça, com o qual passa os alimentos da travessa para o prato do cliente( previamente colocado) tendo o cuidado de os colocar segundo as normas de empratamento. À Inglesa Direto!

É aquele em que: O empregado transporta a iguaria que recolheu previamente na roda usando os cudados já mencionados e em vez de colocar os pratos vazios na mesa coloca-os, sobre a mesa de apoio ou carrinho de serviço juntamente com a travessa da iguaria; O gueridon deverá ficar num local o mais próximo da mesa e com melhor visibilidade para o cliente; Procede-se então ao empratamento para isso o empregado utilizará o talher de serviço mas desta com a colher na mão direita e o garfo na mão esquerda com os quais transporta os alimentos para o prato; As iguarias serão colocadas seguindo as regras de empratamento. Inglesa Indireto ou de Gueridon!

Este tipo de serviço está praticamente retirado da prática pelo tempo que demora a ser executado. Só pode ser utilizado em pequenos e requintados banquetes onde se disponha de uma grande brigada. As peças vêem da cozinha geralmente inteiras e são apresentadas aos convivas para sua aprovação após isso serão colocadas sobre o Gueridon e laminadas ou trinchadas sendo mantido o seu formato inicial. Após a peça ser trinchada ou laminada é servida à Francesa ou à Inglesa. À Russa!

É o mais fácil de todos os serviços pois as iguarias são empratadas na cozinha e daí transportadas para a sala. Os empregado não têm oportunidade de demostrar os seus conhecimentos. À Americana!

Para realizar este trabalho utilizei o seguinte site e o meu caderno do ano passado. http :// www.slideshare.net/carlosbuga Netografia/ !

Este trabalho ajudou-me a ter conhecimento acerca do vários tipos de restaurantes, que para muitas pessoas pode parecer o mesmo.
Tags