LÍNGUA PORTUGUESA 7° ANO TIPOS DE SUJEITO - parte 1
Objetivos da aula Realizar análise linguística sobre os termos essenciais da oração, com foco no “sujeito”. Identificar em textos os sujeitos e suas classificações: determinado, desinencial e indeterminado.
T odas as frases acima têm sentido completo? E m qual situação comunicativa elas foram empregadas? O que diferencia a última frase das anteriores? Vamos pensar! Como vai você, vovô? Aqui em São Paulo está frio. Um beijo da sua neta Júlia Branca.
Vamos pensar! Como vai você, vovô? Aqui em São Paulo está frio. Um beijo da sua neta Júlia Branca. Os três enunciados têm sentido completo na situação comunicativa em que foram empregados: a mensagem que a menina escreveu ao avô. O que diferencia a última frase das anteriores é a ausência de verbo.
Leia o texto . Como vai você, vovô? Aqui em São Paulo está frio. Identifique o verbo presente em cada uma das frases. Atividade 01
Leia o texto . Identifique o verbo presente em cada uma das frases. Como vai você, vovô? Aqui em São Paulo está frio. Correção 01 Temos, portanto, duas orações .
A oração é organizada por um único verbo ou locução verbal. Dessa forma, para cada verbo ou locução verbal, contamos uma oração. E o que é período? O período é a frase formada por uma ou mais orações. O que é uma oração?
Damos o nome de frase ao enunciado que, em uma situação comunicativa, apresenta sentido completo. Por exemplo: Um beijo da sua neta Júlia Branca. (Frase nominal) Aqui em São Paulo está frio. (Frase verbal) (oração) O que é uma frase?
Toda oração é composta basicamente por dois elementos. Quais são eles?
SUJEITO é responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. PREDICADO é a parte da oração que declara algo sobre o sujeito. Sujeito e Predicado
Leitura - Poema Podem me prender no quarto, eu saio pela janela. Podem trancar a janela, eu fujo pelo telefone. Podem cortar o telefone, eu pulo dentro de um livro. ( Castigo . Disponível em: https://site.colegiodominus.com.br/waUpload/lista-exerccios00117092018082018.pdf Acesso 12 mar 2021)
Sobre o que é o poema? Atividade 02
Sobre o que é o poema? O poema trata de diferentes maneiras de fugir das situações de prisão. Correção 02
Releia os versos: Podem cortar o telefone, eu pulo dentro de um livro. Nos versos acima, quem é responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado? Atividade 03
Nos versos acima, quem é responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado? Correção 03 Podem cortar o telefone, Não há como determiná-lo. (Quem podem?) eu pulo dentro de um livro. O sujeito é o (a palavra) EU.
Quando aparece na oração, é chamado de sujeito determinado . eu pulo dentro de um livro. Quando não aparece, mas é possível identificá-lo pela terminação do verbo (desinência) ou informações do contexto, dá-se o nome de sujeito desinencial . Pula mos dentro de um livro. (Nós) Sujeito
Quando não conseguimos perceber a quem a ação se refere nem pelo contexto nem pelo verbo, temos um sujeito indeterminado. Podem cortar o telefone. (Quem podem?) Sujeito
Atividade 04 Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/349451252314794894/ Transcreva uma frase da tira acima em que o sujeito é indeterminado.
Correção 04 Transcreva uma frase da tira acima em que o sujeito é indeterminado. No segundo quadrinho: Levaram tudo!
Alguns verbos são chamados de impessoais, porque não indicam a ação ou estado de uma pessoa. HAVER: com o sentido de existência ou acontecimento. Há um ano não aparece. FAZER (e outros): quando indica tempo ou fenômeno natural. Faz tempo que isso aconteceu. FENÔMENOS DA NATUREZA, como: anoitecer, chover, trovejar. Chove como nunca! Orações sem sujeito
Aprendemos a identificar o sujeito de uma oração e a diferenciar os tipos de sujeito determinado , desinencial e indeterminado.