Os diferentes tipos de transportes através da membrana plasmática
Size: 1.67 MB
Language: pt
Added: Apr 25, 2015
Slides: 22 pages
Slide Content
Tipos de transportes de substâncias através de biomembranas Transporte passivo e ativo
Membrana plasmática Reveste todos os tipos celulares é formada por uma bicamada de lipídios e entre essas moléculas encontramos moléculas de proteínas.
Tipos celulares neurônio
Funções da membrana plasmática 1) Individualização da célula 2) Transportes moleculares e iônicos (PERMEABILIDADE SELETIVA) 3) Recepção de informação 4) Transmissão de informação 5) Reconhecimento celular
Tipos de transporte através da M.P.
Transporte passivo Nesse caso, as moléculas deslocam-se a favor de um gradiente de concentração, logo não há consumo de energia pela célula.
Difusão simples Essa passagem se faz sempre no sentido da solução mais concentrada para a solução menos concentrada . Por exemplo, a troca dos gases respiratórios em células, mas pode ocorrer com íons, estes se deslocam através de poros na membrana plasmática.
Difusão facilitada Difusão facilitada: as moléculas se deslocam mais rapidamente por utilizarem –se de uma proteína transportadora, também chamadas de permeases . As permeases aceleram o transporte dessas substâncias extremamente vitais à sobrevivência da célula, como glicose e aminoácidos. A glicose se une a proteína transportadora para chegar ao meio intracelular .
Osmose Passagem de moléculas de água da solução hipotônica (meio menos concentrado) para a solução hipertônica (meio mais concentrado), isto ocorre para que os meios entrem em equilíbrio.
Gradientes de concentração
Exemplos de osmose Quando jogamos sal em uma lesma Folhas de alface e sal
Transporte ativo Ocorre contra o gradiente de concentração, logo há consumo de energia pela célula. OBS: ATP molécula de energia utilizada pela célula.
Bomba de íons A concentração de íons sódio é maior no meio externo, a célula consome s de energia para manter essa situação. E o inverso ocorre com o potássio.
Exemplo de bomba de íons: transmissão do impulso nervoso
Endocitoses Fagocitose: a célula envolve grandes moléculas, para proteção do organismo (bactérias) ou sua alimentação (algas). Pinocitose: a célula absorve macromoléculas, como lipídios. As endocitoses são exemplos de transporte ativo porque a célula consome energia.
Fagocitose (Fagos: comer) A membrana plasmática envolve a partícula que será capturada; a vesícula formada se unirá ao lisossomo para ser digerida. A fagocitose aparece em macrófagos (defesa do organismo) e em seres unicelulares (alimentação). Ameba capturando uma micro-alga Célula de defesa capturando uma bactéria
Fagocitose – em seres unicelulares Ameba se alimenta de um paramécio
Fagocitose em células humanas Defesa
Pinocitose (pinos: beber) A membrana plasmática absorve a partículas que líquidas como lipídios; a vesícula formada se unirá ao lisossomo para ser digerida. A pinocitose é realizada por células do intestino para absorção de lipídios.
Responda:
A organela mencionada no quadrinho é o vacúolo contrátil ou pulsátil. A função do vacúolo pulsátil é manter o equilíbrio osmótico, expulsando o excesso de água. Sobre qual condição essa organela funcionará? Quando o protozoário for colocado em uma solução hipertônica. Quando o protozoário for colocado em uma solução hipotônica. Quando o protozoário for colocado em uma solução atônica. Quando o protozoário for colocado em uma solução isotônica.
Resposta b) Quando o protozoário for colocado em uma solução hipotônica. A água irá se deslocar da solução hipotônica para a hipertônica para igualar as concentrações. Logo o vacúolo pulsátil irá bombear o excesso de água que entrar na célula. Sem o vacúolo pulsátil o paramécio poderia morrer, pois sua célula se romperia com o excesso de água.