TODOS POR ELAS APRESENTAÇÃO (1).pptxaaaa

nadineestudoss 10 views 14 slides Sep 20, 2025
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

Trabalho todos por elas


Slide Content

O projeto "Todos por Elas" é uma ação promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT), organizado pela Juíza Maria Mazzarello e pelo policial rodoviário federal, Francisco Élcio Lucena. Este projeto nasceu do desejo de estabelecer um diálogo contínuo com a sociedade, além dos limites do gabinete da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Dada a preocupação dos altos índices de feminicídio e abusos contra mulheres, crianças e adolescentes. O objetivo do projeto hoje é criar pontes e laços de diálogo, buscando caminhos para fortalecer e integrar uma rede de proteção , por meio do envolvimento de várias instituições da sociedade de Rondonópolis.

“ Todos por Elas " é um testemunho da força da união entre diferentes setores da sociedade e da importância de cada um de nós, na luta pela dignidade e segurança das mulheres, crianças e adolescentes. Juntos podemos construir esse laço de informação, proteção e apoio às vitimas bem como orientações necessárias de enfrentamento e combate aos agressores .

IDEALIZADORES E PARCEIROS

As Nações Unidas definem a violência contra as mulheres como "qualquer ato de violência de gênero que resulte ou possa resultar em danos ou sofrimentos físicos, sexuais ou mentais para as mulheres, inclusive ameaças de tais atos, coação ou privação arbitrária de liberdade, seja em vida pública ou privada“.

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA ( HUMILHAÇÕES, CHANTAGENS, AMEAÇAS). VIOLÊNCIA MORAL (CALÚNIAS , DIFAMAÇÃO, INJÚRIAS ). VIOLÊNCIA SEXUAL ( OBRIGAR A VER PORNOGRAFIA, FORÇAR UMA GRAVIDEZ, SEXO FORÇADO). VIOLÊNCIA FÍSICA ( TAPAS, AGRESSÕES COM ARMAS E OUTROS OBJETOS, APERTAR O PESCOÇO ) . VIOLÊNCIA VIRTUAL ( DIVULGAR/COMPARTILHAR FOTOS E VÍDEOS ÍNTIMOS PELA INTERNET E/OU REDES SOCIAIS, SEM AUTORIZAÇÃO DA MULHER, COM O PROPÓSITO DE HUMILHÁ-LA OU CHANTAGEÁ-LA, PERSEGUIÇÃO VIRTUAL COM AMEAÇAS ATRAVES DE PERFIS FALSOS). VIOLÊNCIA PATRIMONIAL ( QUEBRAR CELULARES E OBJETOS PESSOAIS, PRIVAR O RECURSO FINANCEIRO, RASGAR ROUPAS ) .

DADOS IMPORTANTES Uma em cada três mulheres nas Américas sofreram violência física e/ou sexual por parte do parceiro íntimo ou violência sexual por não parceiro em sua vida. (OMS) 51.100 mulheres foram assassinadas por parceiros íntimos ou membros da família em 2023 (60% das mulheres mortas intencionalmente) e um percentual significativo dessas mulheres sofreram algum outro tipo de violência anteriormente. ( ONU MULHERES )

Em 2023, foram 241 medidas protetivas sentenciadas, 28 ações penais e inquéritos de crimes sexuais distribuídos. Em 2024, foram 785 medidas protetivas distribuídas, 44 ações penais e inquéritos de crimes sexuais e 3 feminícidios . (Dados extraídos da OMNI, em 17/01/2025). Em 2025, já se encontram 113 medidas protetivas distribuídas. EM RONDONÓPOLIS

Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra mulher. Amplia as medidas de prevenção e violência doméstica contra a mulher e estabelece formas de punição, prevenção e enfrentamento.  LEI MARIA DA PENHA A Lei Maria da Penha é considerada uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência contra as mulheres. Cria a previsão de que o crime de matar uma mulher por razões de gênero preveja reclusão de 20 a 40 anos, a maior prevista no Código Penal, e amplia a pena para crimes de lesão corporal e violência doméstica. (Lei nº 11.340/2006)

VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fonte: Google Imagens

“Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência , crueldade e opressão , punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” ECA – Lei Nº 8.069/1990 Artigo 5º ESTATUTO DA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NEGLIGÊNCIA VIOLÊNCIA FÍSICA VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA VIOLÊNCIA SEXUAL ABUSO EXPORAÇÃO VIOLÊNCIA SEXUAL ONLINE

REDE DE APOIO CONTRA A VIOLÊNCIA DENÚNCIAS: - 190 VIOLÊNCIA EM ANDAMENTO (191) POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDEREAL (180) DENÚNCIA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER - CIVIL (181) CRIANÇA E ADOLESCENTE (100) VIOLÊNCIA DOS DIREITOS HUMANOS ACOMPANHAMENTO: Acompanhamento hospitalar, Acompanhamento ao Instituto médico legal, Acompanhamento à residência para retirada dos pertences, Acompanhamento à casa abrigo para apoio às mulheres vítimas de violência doméstica, acolhimento psicológico para encaminhamentos possíveis. ATENDIMENTO MULTIDISCPLINAR : encaminhamento da mulher, criança ou adolescente para condução dos atendimentos às vítimas ( FORUM, Secretária de Saúde do Municipio ).

REDE DE APOIO PSICOLÓGICO EM RONDONÓPOLIS ALÉM DA REDE INFORMAL –PESSOA DE CONFIANÇA AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL – ENCAMINHAMENTOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSOCIAL ( CAPS´s ) CRAS – (centro de referência assistência social) CREAS – (centro de referencia especializado de assistência social) CAPS – PAULO DE TARSO NILMO JÚNIOR CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA DA ANHANGUERA (66) 3411-3944 whats CENTRO DE PRÁTICAS - UFR PREVENÇÃO, PERCEPÇÃO E TRATAMENTO
Tags