Introdução As situações em que se tomam notas, como veremos no decurso desta unidade/lição, são variadas e surgem nos mais diversos momentos da vida quotidiana, profissional ou pessoal. De um modo particular, as aulas a nível superior não se socorrem de ditados, resumos, etc. por isso, a exercitação da tomada de notas, quer nos casos de ensino presencial, quer nos de ensino à distância, é de extrema importância não só por permitir corrigir falhas de memória, como também por constituir a base para a redação de resumos, notas de síntese, relatórios de apreciação de uma leitura, etc.
Terminologia Consiste na redução do texto, selecionando, portanto, de forma sintética determinadas informações de um texto básico (veiculado quer na forma oral quer na forma escrita), mantendo o seu sentido inicial, aliás, esta técnica tem por objectivo retransmitir um conjunto de informações, preservando o sentido da mensagem numa reformulação mais precisa e económica.
Aspectos a ter em conta… • Tom d e voz do orador; • Palavras/frases que chamam a atenção; • Repetição de ideias; • Tempo dedicado a cada assunto ; • Registos feitos no quadro(se for o caso); • Indicações expressas pelo orador; • Entoação de voz - voz pausada ou alta; • Uso de abreviaturas/símbolos; • Registos no bloco de notas/caderno das anotações feitas no quadro ou no caderno
Abreviaturas e Símbolos Ideias principais; …………….. Ideias secundárias + mais - menos X Não concordo = igual ≠ diferente Ñ negação/não/nunca Def . Definição ⇒ Implicação/causalidade % por cento § Parágrafo * agramaticalidade/desvio Ø supressão
Tomada de notas no próprio texto Ler no mínimo duas vezes o texto; Numerar os parágrafos do texto; Dividir o texto em partes de acordo com o sentido dos vários parágrafos; Atribuir um título a cada uma dessas partes; Destacar as ideias principais; Passar numa folha aparte as notas tomadas.
Tomada de notas a partir de texto oral Anote as ideias mais importantes sobre o tema, deitando de lado as secundárias; resuma de forma pessoal essas ideias, só escreva textualmente informações como notas bibliográficas, fórmulas, esquemas, etc.; se se perder, deixe um espaço em branco e continue. No fim da exposição, poderá completar os seus apontamentos com os que tomaram os seus colegas; ordene com clareza as diferentes partes da exposição, atribuindo números ou letras; utilize abreviaturas ou símbolos para as palavras ou expressões mais frequentes, com o fim de poupar espaço e tempo; após a exposição aperfeiçoe as notas tomadas passando os apontamentos a limpo.
Conclusão Porém, a tomada de notas não deve ser encarada como a transcrição de palavra por palavra de uma mensagem. Aliás, a rapidez com que o enunciador apresenta os assuntos não permite essa prática. Deste modo as notas servem muitas vezes como ponto de partida para redigir escritos, cuja característica comum é a de serem uma redução de textos muito mais longos.