Trabalho 26 tp mateus e pedro - escolástica e patrística
1,438 views
6 slides
Jul 15, 2015
Slide 1 of 6
1
2
3
4
5
6
About This Presentation
No description available for this slideshow.
Size: 616.38 KB
Language: pt
Added: Jul 15, 2015
Slides: 6 pages
Slide Content
ESCOLÁSTICA E PATRÍSTICA Componentes: mateus Bündchen – Pedro pelliccioli Ano/turma: 2ª/26t Professor: alexandre misturini
FILOSOFIA PATRÍSTICA Filosofia Patrística (século I ao VII): a filosofia desenvolvida nessa época teve como objetivo consolidar o papel da igreja e propagar os ideais do cristianismo. Baseadas nas Epístolas de São Paulo e o Evangelho de São João, a escola patrística advogou a favor da igreja e propagou diversos conceitos cristãos como o pecado original, a criação do mundo por Deus, ressureição de juízo final.
Foi dividido em 3 períodos: Período pré -agostiniano Período agostiniano Período pós-agostiniano É inegável a importância da Patrística para a Igreja cristã. Foi durante essa época que não apenas a Igreja mas também seus ensinamentos e doutrinas se desenvolveram e foram melhor explicados e aceitos por toda a Cristandade. Nenhum cristão pode negar isso, pois trata-se de fato comprovado pela História.
FILOSOFIA ESCOLÁSTICA Filosofia da Escolástica (séc. IX ao séc. XV): nesse período ocorreu uma retomada de muitos princípios filosóficos gregos. A grande preocupação da igreja era aliar a razão e a ciência aos ideais da igreja católica. Nesse contexto, surgiu a teologia que foi uma ciência que buscava explicar racionalmente a existência de Deus, da alma, do céu e inferno e as relações entre homem, razão e fé . Os filósofos desta época foram: pré -tomistas, Scoto e Erígena . Pós-tomista, Rogério Bacon, João Duns Scoto , e Guilherme de Occam . Depois destes, entramos no pensamento moderno .
Os escolásticos tentam harmonizar ideais platônicos com fatores de natureza espiritual, à luz do cristianismo vigente no Ocidente. Mesmo depois, quando Aristóteles, discípulo de Platão, é contemplado no pensamento cristão através de Tomás de Aquino, o neoplatonismo adotado pela Igreja é preservado. Assim, a escolástica será permanentemente atravessada por dois universos distintos – a fé herdada da mentalidade platônica e a razão aristotélica . A Escolástica foi profundamente influenciada pela Bíblia Sagrada, pelos filósofos da Antiguidade e também pelos Padres da Igreja, escritores do primeiro período do Cristianismo oficial, que detinham o domínio da fé e da santidade.Dois grandes filósofos predominaram nesta escola, o africano Agostinho de Hipona e o italiano Tomás de Aquino.