Futsal Trabalho realizado por: Ana Carolina Rosa – 8º1 – Nº1 Professo r: António Aragão. Disciplina: Educação Física. Escola: Escola Secundária Fernão Mendes Pinto.
Tópicos a abordar: Introdução. História do Futsal. O que é o Futsal. Gestos Técnicos do Futsal. Arbitragem: Como se arbitra; Cartões da Arbitragem. Como são os campos de Futsal. Regras do Futsal. Conclusão. Bibliografia.
Introdução: Neste trabalho, irei tentar apresentar resumidamente alguns dos aspetos importantes acerca do Futsal, de forma a transmitir informação para melhor compreender esta modalidade desportiva. Com este trabalho, espero ainda conseguir aprofundar melhor alguns aspetos do Futsal que não compreendia ou não tinha conhecimento. .
História do Futsal : O Futsal, começou a ser praticado no ano de 1930, por jovens que frequentavam a Associação Cristã de Moços (ACM), de São Paulo de Montevideo (no Uraguai). O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é proveniente do Brasil. Até ao ano de 1990/1991, o Futsal era um desporto masculino. No entanto, nessa altura, começou a haver uma participação feminina neste desporto. Devido á grande dificuldade de arranjar campos para este desporto, foi necessário improvisar. Devida à improvisação, este desporto chegou a ser praticado em campos de Basquetebol e Hóquei .
O que é o Futsal O Futsal é um género de Futebol (termo aplicado ao futebol de 11 que é assim chamado por ser praticado por 11 jogadores em campo), mas com algumas diferenças. Ao contrário do Futebol, o Futsal é praticado em campos mais pequenos e com um menos número de jogadores, e tem também regras próprias. Tal como o Futebol, o Futsal também é constituído por equipas, mas estas apenas têm cinco jogadores em campo, e no máximo sete de reserva. Para além disso, tanto o Futebol como o Futsal têm o mesmo objetivo em comum, ou seja, marcar golos na baliza da equipa adversária.
Gestos Técnicos do Futsal O Futsal têm vários gestos técnicos, ou seja, vários movimentos futebolísticos que podem ser utilizados com frequência. Para este trabalho, irei apenas apresentar os mais conhecidos, que são: Passe – Este gesto técnico, consiste na forma mais prática dos jogadores passarem a bola uns aos outros. Existem várias formas de fazer passes, tal como veremos mais à frente. Último Passe – Este gesto técnico, também conhecido como Assistência, consiste no passe ao colega que estiver mais perto da baliza, ou que esteja teoricamente em melhor situação para conseguir marcar mais rapidamente o golo.
Cobrir a bola – Este gesto técnico, é feito quando um jogador que esteja com a bola, se interpõe entre a bola e o opositor, de modo a que este não consiga tocar na bola. Condução – Este gesto técnico, é a ação realizada para o transporte da bola de forma controlada. Controlo da bola – Este gesto técnico, é a ação realizada pelo jogador, onde este mantem o controlo da bola. Efeito – Este gesto técnico, é a trajetória curva que a bola adquire após um passe ou um remate. Finalização – Este gesto técnico, é a concretização de uma ação ofensiva, i.e., marcar golo.
Passe Piscado – Este gesto técnico, é o passe efetuado por alto, com uma execução técnica particular. Receção – Este gesto técnico, consiste na receção da bola, ou seja, o gesto técnico em que o jogador recebe a bola. Simulação – Este gesto técnico, é a ação de finta de entrada sem bola, onde se tenta ganhar vantagem sobre o defensor (marcador direto), de forma a poder receber a bola. Trivela – Este gesto técnico, também conhecido como bola cortada, consiste no efeito que se dá ao passe ou remate, com a parte exterior do pé, descrevendo-se assim como uma trajetória curva.
Arbitragem Como se arbitra: A arbitragem no Futsal fica a cargo de um árbitro, dos fiscais de linha, do anotador e do cronometrista. Cada um, tem as suas respetivas funções, que são: O Árbitro , é aquele que zela e que faz cumprir as leis/regulamentos do jogo. Os Fiscais de Linha , são os “auxiliares” dos árbitros. Por exemplo, são os Fiscais de Linha que atribuem os cartões vermelho, verde ou amarelo aos jogadores, por ordem do árbitro. O Anotador , é aquele que controla tudo o que se passa em campo. É ele que regista as faltas e examina as fichas dos jogadores. O Cronometrista , é a pessoa que cuida do tempo, clicando nos botões do cronómetro para o travar ou destravar.
Cartões de arbitragem: Cada Cartão apresentado pelos Fiscais de Linha, tem o seu próprio significado: Cartão Amarelo – Este cartão, é o cartão apresentado quando é feita uma Advertência. Cartão Azul – Este cartão, é o cartão apresentado quando é feita uma Desclassificação, o que implica a substituição automática do jogador . Cartão Vermelho – Este cartão, é apresentado quando é feita uma falta grave . Neste caso, apenas pode haver uma substituição após dois minutos de jogo, ou quando a equipa sofrer um golo.
Como são os Campos de Futsal Os campos de Futsal, têm medidas especificas. Nesta figura, conseguimos ver grande parte delas: Cada equipa, é formadas por cinco jogadores e no máximo sete suplentes. O desporto Futsal, é praticado num campo retangular, com medidas que variam de acordo com a sua categoria, como por exemplo: na Liga de Futsal Masculina, onde o campo deve ter entre 38m e 42m de comprimento, e entre 18m e 25m de largura. A bola de futsal (neste caso, na categoria de adulto masculino), deve ter entre 62cm e 64cm de circunferência, e um peso entre 400g e 440g.
O Árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas: o amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão, o jogador pode ser substituído após 2 minutos ou quando a equipa sofrer golo). As substituições podem ocorrer a qualquer momento do jogo, e num número indeterminado. Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos, onde deverá haver 2 tempos de 20 minutos. O posicionamento de uma equipa de Futsal, segue o seguinte esquema: Guarda-redes, que pode defender a bola com as mãos e pés e também pode atacar fixo. Ala, que joga mais pelas laterais. E pivô, que se movimenta no ataque, e organiza as jogadas.
Regras do Futsal : Para este trabalho, decidi escolher as regras mais importantes, que constam no Regulamento Internacional de Futsal: Regras de Faltas: Quando o jogador realiza um carrinho, ou seja, quando o jogador se lança pelo solo de forma a projetor o jogador da equipa adversária em disputa da bola, é-lhe dada uma falta. Quando uma equipa demora mais do que quatro segundos a repor a bola em jogo, é dada uma falta a essa equipa, e sendo assim, a equipa adversária ganha a posse da bola. Quando um jogador recebe/têm cinco faltas, é desclassificado do jogo, mas pode ser substituído. Todas as regras foram retiradas do site da “Federação Internacional de Futsal“ (FIF)
Regras de Jogo: Cada jogo, demora cerca de 40m, que estão divididos em tempos de 20.0 no cronómetro, sempre que a partida é interrompida . Tanto o treinador como o capitão, podem fazer um pedido de tempo. O pedido de tempo, consiste na pausa, durante a partida, cor um minuto. Cada equipa tem o direito a dois pedidos de tempo por Período. É permitida a troca de posições, ou seja, um jogador de campo pode mudar de posição com o guarda-redes da sua equipa. Nesse caso, o Árbitro terá de ser avisado. Durante o jogo, as equipas podem trocar (fazer substituições) de jogadores sempre que quiserem, desde que o Anotador seja avisado do sucedido. Todas as regras foram retiradas do site da “Federação Internacional de Futsal“ (FIF)
Concl usão: A partir deste trabalho, creio ter conseguido aprofundar melhor alguns aspetos do Futsal que não compreendia e / ou não conhecia.