Trabalho realizado por: Catarina Saraiva Emanuel Manique Marlene Pinto Técnicas do Merchandising
O ambiente da loja deve ser de bem-estar e onde se encontre uma atmosfera agradável; O ambiente musical deve ser adaptado ao tipo de cliente, à época do ano e ao ritmo das compras.
O chão deve enquadrar-se no ambiente natural do próprio ponto de venda.
Os carrinhos de compra deslocam-se ligeiramente para a esquerda de forma a deixar a mão direita livre para o cliente poder agarrar os produtos.
Preços psicológicos Ilusão pelo barato
A sinalização no ponto de venda deve estar a um nível médio para orientar o consumidor.
As cores devem ser utilizadas de forma a não induzir o cliente a erro, e apresentar os produtos de forma clara, atraente e convidativa.
Zona de observar – entre 120 e160 cm Zona de esticar – acima dos 160 cm Zona de Pegar – entre 80 e 120cm Zona de dobrar – abaixo dos 80cm
Apresentação Vertical
Apresentação Horizontal
Apresentação dos produtos em paletes
Apresentação em topos
Apresentação em Ilhas
A iluminação está de acordo com o tipo de loja e com os públicos-alvo do ponto de venda.
A montra deve estar sempre cuidada e apelativa e deve estar em harmonia com o interior da loja. A montra é o cartão de visita da loja e convida o cliente a entrar.
Os displays servem para apresentar um novo produto que foi lançado no mercado, para conquistar o cliente. Geralmente existe um promotor que interage com o cliente , dando a experimentar o produto e dão ofertas aos clientes.
As ilhas de frio são utilizados para arrumar os congelados.
Os topos de gôndola encontram-se à frente dos lineares
Os grandes expositores permitem mostrar um grande sortido de produtos , fazendo manchas coloridas de grande apelo visual.
Os expositores ocasionais cativam e despertam a atenção do cliente .