Transporte através da membrana. Osmose

1,741 views 7 slides Jun 29, 2016
Slide 1
Slide 1 of 7
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7

About This Presentation

Material de apoio elaborado para a apresentação dos resultados sobre a prática Transporte através da membrana plasmática.


Slide Content

Transporte através da membrana plasmática E. E. Prof. Francisco Pereira da Silva – Ensino Integral Práticas Experimentais de Biologia Prof. Ana Paula 2ª série A – Ensino Médio Equipe: Maria Estefânia, nº23 Naiara Maria, nº25 Rafaela Pereira, nº29 Sabrina Lamil nº30

Objetivos Observar na prática o que está sendo estudado na teoria. Observar indícios do transporte de substâncias através da membrana plasmática.

Introdução A capacidade de uma membrana de ser atravessada por algumas substâncias e não por outras define sua permeabilidade . Em uma solução, encontram-se o  solvente  (meio líquido dispersante) e o  soluto  (partícula dissolvida). Classifica-se como transporte ativo quando há gasto de energia para que determinada substância seja transportada. Quando este transporte não envolve gasto energético, dá-se o nome de transporte passivo. A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração (osmose). A prática proposta visa relacionar os conteúdos teóricos à prática cotidiana.

Procedimento Cortou-se uma batata em três pedaços semelhantes. Foi feita uma concavidade de, aproximadamente, 1 cm de profundidade e 3,5 de diâmetro em cada amostra. Em seguida, com o auxílio de um papel absorvente, as amostras foram secadas e colocadas cada uma em uma placa de Petri, identificando-as. Amostra A: controle (apenas a batata). Amostra B: açúcar (batata + 5g de açúcar). Amostra C: sal (batata + 5g de sal). Amostra D: 5g de sal. Amostra E: 5g de açúcar.

Resultados e discussão

Resultados e discussão Pode-se observar que a água que estava contida no interior das células da batata atravessaram suas membranas semipermeáveis (amostras B e C), indo para o lado mais concentrado, ou seja, onde foi colocado o sal e o açúcar. Ao comparar as amostras B e C com a amostra controle, pode-se observar que nas metades em que foram adicionados o sal e o açúcar, a batata ficou mais “mole”, pois sofreu a plasmólise, ou seja, perdeu água. A concavidade com sal e com açúcar “funcionou” como uma solução hipertônica e no interior da célula, hipotônica. A água foi transportada do interior para o exterior das células.

Conclusão Concluiu-se que a osmose ocorre do meio menos para o mais concentrado através da membrana plasmática, com a finalidade de gerar o equilíbrio. A membrana plasmática das células da batata (célula vegetal) tem permeabilidade seletiva pois não absorveram nenhum dos solutos (sal e açúcar), ou seja, as células das batatas não são solúveis a esses solutos, mas somente à água. No cotidiano, percebe-se a osmose ao temperar folhas de alface para uma salada. Após determinado tempo em contato com o vinagre, sal, azeite, as folhas murcham (perdem água por osmose).
Tags