Este trabalho não foi objeto de qualquer correção!
Foi postado tal e qual como foi enviado por o(s) autor(es).
O mérito (se for caso disso) é exclusivo dele(s)!
(Trabalho do ano letivo de 2016/2017)
Size: 796.11 KB
Language: pt
Added: Jul 19, 2017
Slides: 9 pages
Slide Content
Transportes Aéreos Trabalho realizado por: Ana Catarina Silva Nº3 Mº Leonor Alves Nº13 Mariana Pinto Nº14 9ºD
Introdução Os transportes aéreos, antes da revolução industrial eram lentos e pouco seguros. Depois dessa revolução foram-se desenvolvendo aos poucos ao longo dos anos até hoje em dia. Atualmente em Portugal os meios aéreos são bastante acessíveis e confortáveis.
Características do Transporte Aéreo O transporte aéreo especializou-se no transporte de passeiros em longas e médias distancias. É também utilizado no transporte de produtos que se deterioram com facilidade. A evolução técnica deste meio de transporte tem contribuído para a sua maior rapidez , a segurança e comodidade diminuindo cada vez mais a distancia-tempo entre os lugares. Os aspetos mais desvantajosos deste meio de transporte são o seu custo elevado e as apertadas normas de segurança devido ao aumento do tráfego aéreo. A generalização do uso do avião, no caso dos países mais desenvolvidos, conduz á saturação e excessiva utilização dos aeroportos.
Infra-estruturas Aviões - Aeroportos. Helicópteros/Balões de Hélio - Pistas de aterragem e descolagem. Balões de ar quente - Podem aterrar em qualquer espaço aberto desde que tenha sido aceite.
Utilização no trafego aéreo Passageiros Perda de competitividade do ferroviário a favor do rodoviário e aéreo (modernização da CP-Alfa) Diminuição da importância do transporte publico coletivo em favor do individual privado (automóvel). Mercadorias Prevalece o rodoviário: maior flexibilidade dos itinerários e serviço porta a porta. A nível internacional destaca-se o transporte marítimo.
Vantagens e Desvantagens Vantagens Os transportes aéreos são mais rápidos para transportar pessoas a grandes distâncias. São os mais adequados para o transporte de mercadorias (produtos farmacêuticos, instrumentos de ótica, flores, fruta, etc…). A mobilidade de pessoas passou a ser mais fácil. Desvantagens São muito grandes. Consomem muito combustível. Ocupação de muito espaço, devido há construção de infraestruturas. É muito caro. Provocam poluição atmosférica devido há libertação de CO 2 . Provocam também poluição sonora por onde passam.
Contribuição para a economia e desenvolvimento O transporte aéreo tem participação relevante na economia do País, respondendo, em termos de receita de voo das companhias aéreas, nos mercados doméstico e internacional, por algo em torno de 14,3 bilhões de reais . Isso representa cerca de 0,55% do Produto Interno Bruto (PIB) daquele ano, que ficou na casa dos 2,6 triliões de reais. O transporte aéreo de passageiros apresentou crescimento fantástico ao longo das últimas décadas. Duas métricas de tamanho de mercado corroboram essa afirmação: o ASK e o RPK. O ASK é uma medida de capacidade produtiva de transporte das companhias aéreas, enquanto o RPK é um indicador de tráfego, de fluxo de passageiros. Desde 1970, tanto o ASK quanto o RPK passaram de aproximadamente 4 e 2 bilhões, respetivamente, para valores em torno de 60 e 40 bilhões em 2007. O seus desenvolvimento tem melhorado ao longo de todos os anos.
Impactos ambientais e possíveis soluções Impactos Libertação excessiva de CO 2 Efeito Estufa Ruídos extremos Poluição Atmosférica, Sonora Forte impacto ambiental com a construção das infraestruturas. Possíveis soluções Criação de transportes aéreos silenciosos ou pelo menos não tão ruidosos. Redução de emissões de CO 2
conclusão Sintetizando os transporte aéreos podem ser vantajosos como desvantajosos, as suas infraestruturas podem ocupar grandes espaços. Podem levar produtos/pessoas com urgências rapidamente aos seus locais. Leva pessoas e mercadorias para outros países sem as mercadorias se deteriorarem.