PatriciaNunes57
4,288 views
15 slides
Dec 10, 2017
Slide 1 of 15
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
About This Presentation
Descrição sobre o TEPT
Size: 1.41 MB
Language: pt
Added: Dec 10, 2017
Slides: 15 pages
Slide Content
Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT)
Diferentemente da maioria dos transtornos psiquiátricos o Transtorno do Estresse Pós Traumático (TEPT) demanda a ocorrência de um determinado tipo de evento do qual a pessoa afetada não se recupera.
O individuo deve ter vivenciado, testemunhado ou se deparado de alguma outra maneira com um evento que envolva morte real ou ameaça, assalto, tentativa de sequestro, lesão grave, abuso sexual, desastres naturais, homens na guerra.
A exposição a eventos traumáticos pode acontecer por: Vivencia direta; Testemunhando-se o evento acontecer com outra pessoa; Tomando-se conhecimento de trauma violento ou acidente que aconteceu com um amigo próximo ou parente; Sendo exposto de forma repetida ou extrema a elementos aversivos de um evento traumático (um profissional de salvamento coletando partes de corpos de vitimas).
Sintomas Reviver a situação (Flashbacks); Evitação; Alterações negativas em cognições e no humor (dificuldade de memória, sentir-se distanciado, crenças negativas persistentes); Hiperexcitação.
Reviver a situação Memórias do trauma podem inundar a consciência repetidas vezes, sem aviso, parecendo “vir do nada”, sem fatores desencadeantes ou gatilhos(estímulos de medo) que as provoquem. Também pode ocorrer recordações intrusivas durante o sono, na forma de pesadelos relacionados aos temas em questão. Diante de gatilhos associados ao evento traumático reais ou simbólicos, a pessoa pode apresentar reações psicológicas intensas (pavor, aversão, depressão) e/ou respostas fisiológicos (taquicardia, sudorese, hiperpneia).
Evitação Refletem a tentativa de se distanciar física e psicologicamente do trauma; O individuo pode evitar pensamentos e sentimentos relacionados ao trauma, bem como situações e eventos que o lembrem, ou pode acabar se esquecendo de aspectos importantes do trauma.
Alterações cognitivas e no humor Crenças negativas sobre si mesmos, sobre os outros ou a vida em geral EX: “Nunca vou ter um relacionamento normal” “Nenhum lugar e 100% seguro”. Podem ter percepções distorcidas muitas vezes autorreponsabilização, sobre as razões do trauma ou suas consequências.
Hiperexcitação A pessoa pode estar em um estado constante de “luta ou fuga”. Nesse estado de alerta a pessoa fica preparada para reagir a novas ameaças de perigo, mesmo em situações relativamente seguras. Nesse estado a pessoa gasta muita energia examinando o ambiente em busca de perigo ela provalvemente terá transtornos do sono, menos concentração, irritabilidade, sustos exagerados.
Para se chegar ao diagnóstico de TEPT os sintomas descritos devem ser cumpridos simultaneamente por pelo menos um mês, e os sintomas devem ser percebidos como desconfortáveis ou como algo que cause prejuízos ao funcionamento. Subtipos: Agudo – se a duração dos sintomas for de menos de três meses; Crônico - se os sintomas durarem três meses ou mais; De inicio tardio - se o início dos sintomas ocorrerem pelo menos 6 meses após o estressor.
Diagnostico diferencial para TEPT inclui: Depressão maior; Transtorno da adaptação; Transtorno de pânico; Transtorno de estresse agudo; TOC; Transtorno de despersonalização; Transtorno factício ou simulação. Em alguns casos, uma lesão física pode ter ocorrido durante o evento traumático, levando à necessidade de um exame físico e neurológico.
Tratamento Considerando que o tratamento de primeira linha para o TEPT, em geral, é a psicoterapia, esta é sempre preferível, mas nem sempre disponível, e há casos em que a gravidade dos sintomas impõe o tratamento medicamentoso.
Referencias ANDREASEN, NANCY C. Introdução à psiquiatria [recurso eletrônico] / Nancy C. Andreasen , Donald W. Black ; tradução Magda França Lopes, Claudia Dornelles – 4. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre: Artmed , 2009. BARLOW, D. H. (Org.). Manual clínico dos transtornos psicológicos : tratamento passo a passo . 5. ed. Porto Alegre: Artmed , 2016. CALEGARO, VITOR C. Protocolo Clínico do Hospital Universitário de Santa Maria , 2015. Disponivel em http://www.ebserh.gov.br/documents/219273/1073289/transtorno-estresse-pos-traumatico%5B1%5D. pdf /ad9087da- dfbe -4f09-a83d-d8a510e55434. Acesso em: 01/10/2017.