FREIO TODOS NÓS SABEMOS COMO FUNCIONA E QUAL A FINALIDADE DO FREIO, ASSIM SENDO, NO SEU ENTENDIMENTO, O QUE É O FREIO???
FREIO Freio é um dispositivo que regula, modera ou faz cessar o movimento de máquinas e veículos.
SISTEMA DE FREIOS Nos caminhões , o sistema de freios constitui uma das partes mais importantes e vitais de um veículo, sendo projetado para dar o máximo de rendimento com um mínimo de manutenção. Corretamente conservado e ajustado, o sistema de freios proporciona ao motorista a garantia de uma frenagem segura, sob as mais diversas condições de tráfego.
REGULAGEM DE FREIO A Regulagem dos freios é necessária para a manutenção dos componentes dos freios e para o perfeito funcionamento das peças, garantindo assim a vida útil do equipamento.
SISTEMA DE FREIOS Rolamento Lona de freio Catraca Manual Eixo S Mola
REGULAGEM DE FREIO Primeiramente devemos saber que em todo sistema de freios, existem um equipamento que se faz a regulagem, chamado de Ajustador ou Catraca, os quais podem ser Manuais ou Automáticos.
CATRACA DE FREIO AUTOMÁTICA É um componente do sistema de freios que corrige automaticamente a folga entre as lonas e tambor de freio após o desgaste das lonas devido ao uso.
CATRACA DE FREIO MANUAL As catracas manuais são compostos basicamente por um pinhão sem-fim e uma coroa conectada com o corpo do eixo came. À medida que as lonas desgastam, a aproximação dos patins é feita manualmente pelo acionamento do pinhão sem-fim.
REGULAGEM DE FREIO Veremos a seguir o passo a passo para se fazer a regulagem perfeita do freio de uma carreta,( Com Segurança).
REGULAGEM DO FREIO CARRETAS
Parar o veículo em local nivelado
Acionar o freio estacionário do cavalo
Calçar o veículo
EPI`S E FERRAMENTAS UTILIZADOS Óculos de Segurança; Luva de vaqueta; Estopa; Prancha; Chave estrela 14/15; Chave “L” 14mm;
Posteriormente devemos ajustar a prancha para entrarmos debaixo da carreta
Atenção: sempre que for adentrar embaixo da carreta, fazê-lo com os pés voltado para o interior do implemento
Em posse das ferramentas e utilizando os EPI’s, visualize a catraca de freio manual e destrave-a
Pino de regulagem da Catraca de Freio Travada
Pino de regulagem da Catraca de Freio destravada
Apertando o pino com a chave “L” 14 mm
Após destravar o pino da catraca manual de freio, gire-a sentido horário até a lona encostar no tambor (campana)
Quando o mesmo encostar no tambor, volte ¼ de volta (15 minutos)
Verifique a posição da lona de freio, se a mesma se encontrar encostada ainda no tambor, dê mais ¼ de volta (15 minutos), totalizando meia volta (30 minutos), pois de acordo com o desgaste do equipamento, poderá ser dado uma folga maior.
Regulagem de Freio Automático
Como saber se uma catraca é de ajuste manual ou automático??? Verifique o pino para ajuste, se a chave não for do tamanho do pino, a catraca é automática
Caso se depararem com uma catraca de freio automática, não realizem a regulagem da mesma. Solicite aos Mecânicos quando estiverem na empresa
Procedimentos a serem adotados após a regulagem dos freios: Guarde as ferramentas utilizadas; Retire os calços da roda do veículo Guarde os Equipamentos de Proteção Individual utilizados; Verifique a área afim de verificar a existência de qualquer outro tipo de material.
JAMAIS REALIZE A REGULAGEM DOS FREIOS DOS EIXOS DAS CARRETAS COM O SPRING BREAK DA MESMA ACIONADO.
Realize a regulagem de freio a cada 2.000 km rodados. Em caso de dúvida, entre em contato com o Setor de Manutenção, ou com seu Instrutor. REGULAGEM DO FREIO
O freio motor é um sistema auxiliar muito utilizado em caminhões, já que se aproveita da potência do motor como força de frenagem em declives . Entre as vantagens deste sistema, podemos destacar a redução de velocidade do caminhão com maior segurança, pois o motorista conta com uma melhor dirigibilidade e estabilidade do veículo. Além disto, o freio motor torna as descidas e viagens mais rápidas, com economia dos freios de serviço. FREIO MOTOR
Para um melhor funcionamento do freio motor, recomenda-se que ao iniciar um longo trecho em descida, verifique a velocidade a ser trafegada e engate o caminhão de modo que o freio motor gire em 2000 rpm
Assim garantimos a utilização eficiente do equipamento, sem desgaste das demais partes do veículo
LEMBRE-SE: UM SIMPLES DETALHE PODE FAZER UMA ENORME DIFERENÇA