TROVADORISMO Foi a primeira manifestação literária da Língua Portuguesa. É também um movimento poético que se desenvolveu durante a Idade M édia, nos séculos XII, XIII & XIV em Portugal.
O que é trovadorismo ? Trovadorismo foi uma manifestação, onde desenvolveu-se um tipo de literatura que redimensionou a visão do mundo medieval, apontando assim novos caminhos.
Marco inicial O marco inicial do trovadorismo foi a “Cantiga de Ribeirinha”, escrita por Paio Soares de Taveirós no ano de 1189.
Como era conhecido O Trovadorismo era mais conhecido como Primeira Época Medieval.
Religião-Portugal Teocentrismo ; Universo centrado em Deus, onde a vida estava voltada para valores espirituais e a salvação da alma.
Religião-portugal Sistema Feudal; Sistema econômico e político, entre senhores e vassalos ou servos, já enfraquecido em fase de decadência.
A LíNGua do Trovadorismo A Língua portuguesa ainda não estava totalmente caracterizada. A Língua utilizada nas cantigas travadores era o galego-português, idioma que mantinha unidade linguística entre Portugal e Galícia.
Eram autores de origem nobre . Autores, pois criavam poesias Trovador
Trovadores Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e também as melodias. E devido à isso, eram grandes candidatos para as mulheres.
Jogral Eram autores de origem vilã. Eles cantavam as poesias dos Trovadores.
Curiosidade Ainda que seja coerente a afirmação de que quem tocava e cantava as poesias eram os jograis, é muito possível que a maioria dos trovadores interpretasse igualmente as suas próprias composições.
CUriosidade Naquela época tudo girava em torno do rei, em uma sociedade agrária e rural. Como o modo de vida era precário, todos buscavam algo como diversão, é ai que entram os trovadores e suas cantigas (poesias com melodia).
Cantigas Cantigas são as poesias em formato de canções. São divididas em Líricas (Cantigas de Amor e Amigo) & Satíricas (cantigas de Escárnio e Maldizer).
As cantigas 1. Cantigas de amor 2. Cantigas de amigo 3. Cantigas de escárnio 4. Cantigas de maldizer
Cantiga- Amor Nas cantigas de amor, o trovador dirige-se a sua amada como objeto de desejo, uma vez que tal se submete em posição hierárquica abaixo da amada disponibilizando-se as vontades dela.
Cantiga-aMIGO São compostas geralmente por uma mulher apaixonada (às vezes, por um homem, com linguagem feminina). Foi o primeiro gênero a apresentar paralelismo, ou seja, primeiro gênero a apresentar rimas. Relata o amor de um modo mais ameno que as cantigas de amor propriamente ditas. (ABR,ABR,BCR,BCR)
CANTIGA-ESCÁRNIO Fazem uma crítica ou uma sátira indireta à alguém. Na maioria das vezes eram compostas por “trovadores” que perderam suas amadas, portanto escreviam criticando-as.
CANTIGA-MALDIZER Possuem o mesmo objetivo das cantigas de Escárnio, contudo eram diretas, identificando o criticado. Eram compostas por palavras e expressões de baixo calão, criticando e expondo realmente a pessoa.