Uma História de Múltiplas Tradições Religiosas

13,197 views 16 slides May 08, 2013
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

O Homem e o Fenômeno Religioso - Irmã Carmelita - Uma História de Múltiplas Tradições Religiosas


Slide Content

Uma história de múltiplas tradições religiosas José Ivo Follmann

A história da humanidade pode ser lida como uma história de construção de grandes tradições religiosas. Destaco três grandes conjuntos religiosos.

Religiões animistas: As primeiras manifestações religiosas conhecidas na história humana. A Ideia central do animismo - forças naturais têm alma. (são animadas por entes invisíveis e espirituais)

No Brasil as práticas e as crenças animistas aparecem, de forma intensa nos povos nativos, nas religiões de matriz africana.

As religiões animistas não possuem uma orientação comum central. S ão crenças e práticas com um profundo sentido de religare. ( unir de novo o mundo visível com o mundo invisível).

Apesar de seu caráter de ligação com a natureza, são iluminadas, quase sempre, por uma grande complexidade teológica. Reconhece-se, segundo cada contexto cultural, um Ser Supremo e múltiplas divindades e entidades intermediárias.

Religiões védicas: R eferência histórica em escritos que datam de 3.300 anos a.c.. Vedas , escritos por sábios e videntes da Índia. Livros de profunda filosofia humana e orientação espiritual. Religião que hoje conhecemos por Hinduísmo.

Outros textos sagrados destacam os Upanixades (instruções pessoais) e o Cântico do Excelso, o Bhagavad-Gita (200 a.C ), que é o “livro de cabeceira” e de orientação para a vida de todo hinduísta.

Há registros do ser supremo (Divindade Suprema) nas religiões védicas, especialmente no Hinduísmo, onde é marcante a ideia do Absoluto. (Brahma, Vishu e Shiva )

Estas divindades se manifestam de diferentes formas através de figuras heróicas e sábias. ( Krishna , Buda, etc.) A centralidade não está na divindade, mas na prática pessoal. É a pessoa que, através do seu empenho e exercício pessoal, constrói o seu espaço de liberdade, de felicidade e de eternidade.

Budismo N asceu de dentro do Hinduísmo, com uma proposta diferenciada, baseada nas orientações de Buda ( Siddhartha Gautama). Destas tradições herdamos um grande número de ramificações e um legado, sobretudo nas práticas de meditação oriental, sempre mais difundidas no mundo de hoje.

Religiões abraâmicas : Judaísmo, Cristianismo, Islamismo .

O centro esta na fé em Deus que se revela para a humanidade. O termo abraâmica refere- se a Abraão - há 3.900 anos , - os textos sagrados que registram e orientam estas tradições começaram a ser escritos mais ou menos no ano 1000 a . C.

A Torá (1000-200 a.C.) é o livro sagrado dos judeus ( corresponde praticamente ao Antigo Testamento da Bíblia Sagrada dos cristãos). Na tradição judaica, Deus (Javé) faz a Aliança com o seu povo.

Bíblia Sagrada dos cristãos - Novo Testamento (50-100 depois do início da era cristã), que comunica a Nova Aliança de Deus, através da pessoa de Jesus Cristo, com a humanidade.

Alcorão do Islamismo registra (a partir do ano 600) a visão inspirada do Profeta Maomé (570-632). Fica clara a profissão central da fé no Deus (Alá) e a importância de sua revelação através de seu Profeta.