CARACTERÍSTICAS: ESTA É A MENOR ESPÉCIE BRASILEIRA DE TATU CONHECIDA, MEDINDO CERCA DE 30 CM E PESANDO ENTRE 1 E 1,8 KG.
POSSUI GERALMENTE 3 BANDAS MÓVEIS NA CARAPAÇA, QUE PERMITEM AO ANIMAL CURVÁ-LA E FECHAR-SE EM FORMATO DE “BOLA”, SENDO ESTE UM MECANISMO DE DEFESA.
A CARAPAÇA É RESISTENTE, MAS ALGUNS CARNÍVOROS SÃO CAPAZES DE PERFURÁ-LA.
APRESENTA 5 DEDOS EM CADA MEMBRO ANTERIOR E TAMBÉM NOS POSTERIORES, COM O SEGUNDO, O TERCEIRO E O QUARTO DEDOS DESTAS FUNDIDOS E O PRIMEIRO E QUINTO LIGEIRAMENTE SEPARADOS.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA : É A ÚNICA ESPÉCIE DE TATU ENDÊMICA DO BRASIL, SENDO ENCONTRADA NOS ESTADOS DO PIAUÍ, CEARÁ, RIO GRANDE DO NORTE, PARAÍBA, PERNAMBUCO, ALAGOAS, SERGIPE, BAHIA E EM ALGUMAS REGIÕES DO MARANHÃO, TOCANTINS, GOIÁS E MINAS GERAIS.
HABITAT: CAATINGA E ALGUMAS ÁREAS DO CERRADO. ALIMENTAÇÃO: ONÍVORO. OS OMNÍVOROS OU ONÍVOROS SÃO OS ANIMAIS COM CAPACIDADE PARA METABOLIZAÇÃO DE DIFERENTES CLASSES ALIMENTÍCIAS, COM UMA DIETA ALIMENTAR MENOS RESTRITA QUE A DOS CARNÍVOROS OU HERBÍVOROS. NORMALMENTE SÃO PREDADORES, MAS TÊM O APARELHO DIGESTIVO ADAPTADO A METABOLIZAR DIFERENTES TIPOS DE ALIMENTOS. ALIMENTA-SE DE BESOURO, MINHOCA, LAGARTIXA, COBRA, RAÍZES, FRUTOS, FORMIGAS, PEQUENOS VERTEBRADOS E CARNIÇA. PODE SER CONHECIDO COMO "PAPA-DEFUNTO" PORQUE ÀS VEZES ALIMENTA-SE NO CEMITÉRIO; TAMBÉM INVADE ROÇAS EM BUSCA DE RAÍZES. EXPECTATIVA DE VIDA EM CATIVEIRO: 17 ANOS. STATUS DE CONSERVAÇÃO (MMA): EM PERIGO.
A GRAVIDEZ DA MÃE TATU DEMORA MAIS OU MENOS DOIS MESES. AS CRIAS NASCEM ENTRE DOIS A QUATRO POR NINHADA. OS FILHOTES DO TATU NASCEM SEM PELOS, SEM DENTES, SEM OUVIR, SEM VER E COM A BOCA TAPADA POR UMA MEMBRANA QUE SÓ TEM UMA PEQUENA ABERTURA QUE LHES PERMITE MAMAR.
VOCÊ CONSEGUE PERCEBER A DIFERENÇA DE ONDE ESTES FILHOTES DE TATU- BOLA ESTÃO?
PARA FAZER A SUA TOCA, O TATU CAVA TÚNEIS MUITO PROFUNDOS NA TERRA MOLE DA FLORESTA. É NA TOCA QUE PASSA A MAIOR PARTE DO DIA E ELA É TÃO GRANDE QUE PODEM MORAR LÁ VÁRIOS TATUS. DORME EM CAMA DE FOLHA, PASSA O DIA NA TOCA, DESCANSANDO OU CAÇANDO BICHINHOS. AS VEZES SAI DA TOCA PARA TOMAR SOL, À NOITE SAI À CAÇA DE COMIDA.