Vanguardas Europeias Professor Luan de Lucena Felipe
Vanguarda Do francês avant-guarde (lê-se “avâgard”) = proteção frontal. Recuperando metaforicamente aos soldados que seguem na linha de frente na batalha, o nome é uma referência a todos os que estão à frente de seu tempo, com ideias inovadoras.
Vanguarda s Mas o que são Vanguardas? Onde surgiram? O que significam ? As vanguardas históricas foram movimentos culturais que começaram na Europa, no início do século XX . A partir delas, assistiu-se a uma ruptura com os cânones das artes e da literatura.
Em que contexto surgiram as vanguardas? Era da Máquina Comodismos Bur g uês
O rompimento da euforia burguesa 1ª Guerra Mundial 1914 Sofrimento humano Perplexidade T rauma Colapso das certezas burguesas Desi l u s ão
As Vanguardas Futurismo Cubismo Ex p re s sionismo Dadaísmo Surrealismo
Futur i smo Marinetti – Itália – 1909 Culto à máquina e à velocidade; Estímulo à bofetada e ao soco; C onexão ideológica com o fascismo ; Guerra: única higiene do mundo . Dinamismo de um automóvel – Luigi Russolo 1912-13
Pintura Características: Exalta a vida moderna; Culto à máquina e à velocidade; Destruição do passado e do academicismo; Liberdade de expressão. Simultaneous Visions - Umberto Boccioni 191 1 -1 2
Principais nomes Umberto Boccioni 1882 à 1916 Uso de cores prismáticas ; Pintura de imagens com aspecto estilhaçado; Valorização de temas contemporâneos; Temáticas relacionadas à vida rápida, tumultuada e estressante das grandes cidades .
Dinamismo de um ciclista Umberto Boccioni 1913 .
O despertar da cidade Umberto Boccioni 1910.
Principais nomes Giacomo Balla 1871 à 1958 Destacou, em suas obras de arte, cenas urbanas cotidianas ; Retratou , em suas paisagens, a luz, o movimento, a velocidade, a dinâmica e a energia; Utilização da técnica do pontilhismo ; Valorização do abstrato e da ciência na arte.
Dinamismo de um cão na coleira Giacomo Balla 1912.
Menina correndo na varanda Giacomo Balla 1912
Literatura Características: Linguagem espontânea; Frases fragmentadas; Dinamicidade; Uso de Onomatopeias; Propagandas como o principal meio; Manifestos .
Literatura “[...] —Vamos, meus amigos! Disse eu. Partamos! Enfim, a Mitologia e o Ideal místico estão ultrapassados. Vamos assistir ao nascimento do Centauro e veremos logo voarem os primeiros Anjos! —É preciso abalar as portas da vida para nela experimentar os gonzos e os ferrolhos!… Partamos! Eis o primeiro sol nascendo sobre a terra!… Nada é igual ao esplendor de sua espada vermelha que se esgrima pela primeira vez nas nossas trevas milenares.” - MANIFESTO FUTURISTA, Filippo Marinetti.
Principais autores Vladimir Maiakovski 1893 à 1930 “O poeta da Revolução”, foi um poeta, dramaturgo e escritor russo. É considerado a maior expressão da corrente futurista e um dos maiores poetas que já existiu.
EU Nas calçadas pisadas de minha alma passadas de loucos estalam calcâneos de frases ásperas Onde forcas esganam cidades e em nós de nuvens coagulam pescoços de torres oblíquas só soluçando eu avanço por vias que se encruzilham à vista de crucifixos polícias. VLADIMIR MAIAKOVSKI - 1913 (tradução: Haroldo de Campos)
Principais autores Oswald de Andrade 1890 à 1954 F oi escritor e dramaturgo brasileiro. Representa uma das principais lideranças no processo de implantação e definição da literatura modernista no Brasil.
ERRO DE PORTUGUÊS Quando o português chegou Debaixo de uma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português . Andrade, O. In: Faraco & Moura. Língua e Literatura. v.3 São Paulo: Ática, 1995. p. 146-147.
O Futurismo no Brasil No Brasil, artistas modernistas como Anita Malfatti (1889-1964) e Oswald de Andrade (1890-1954) tiveram grandes influencias do Futurismo, chegando a contatarem diretamente Marinetti . Podemos notar estas influências na Semana de Arte Moderna de 22 . Destacam-se a rejeição ao passado, o culto do futuro, a aversão às reproduções e o cultivo da pureza original.
“A Boba” (1916), de Anita Malfatti.
“ Abaporu ” (1928), de Tarsila do Amaral.
Referências MAYAKOVSKY, Vladimir. Autobiografia e poemas . Lisboa: Presença, 1977 . AIDAR, Laura. Futurismo . Toda Matéria, 2010. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/futurismo/. Acesso em: 22 maio 2020 . RAMOS, J.E.M. Giacomo Balla . Sua Pesquisa, 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/quemfoi/giacomo_balla.htm. Acesso em: 22 maio 2020.