Verdadeiro o falso.pptxteste para aferir o aprendisado sobre a origem e formação dos espíritos

EmersonBorba2 1 views 10 slides Oct 27, 2025
Slide 1
Slide 1 of 10
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10

About This Presentation

teste para aferir o aprendisado sobre a origem e formação dos espíritos


Slide Content

Verdadeiro o falso? ESDE

Os elementos necessários à vida na terra se encontravam dispersos no Espaço em estado de fluido, no meio dos espíritos, ou em outros planetas. R. verdadeiro. Encontrava-se à espera da criação da terra, para começarem uma nova existência. (L. esp. 45).

O processo de individualização do princípio inteligente não se inicia nos seres inferiores da criação. R, Falso. Ele se inicia nos seres inferiores da criação, de forma lenta e gradual, e pouco a pouco se ensaia para a vida ( LE 607- a).

O processo final da individualização do princípio inteligente não resulta na formação do Espírito. R. Falso. É aí que começa o período de humanização e a conscientização de seu futuro, a distinção do bem e o mal e a responsabilidade dos seus atos ( LE 607-a)

A terra teve sua origem na matéria elementar, no Fluido Cósmico. R. Verdadeiro. Tudo que é matéria provém do Fluido Cósmico, donde são gerados todos os universos: macros e micros (O passe – Jacob melo).

Os gênios construtores não são encarregados por Deus para trabalhar na individualização do princípio inteligente. R. Falso. “Sob o impulso dos Gênios construtores, que operavam no orbe nascituro, vemos o seio da terra recoberto de mares mornos, invadido por gigantesca massa viscosa a espraiar-se no colo da paisagem primitiva. Dessa geleia cósmica, verte o princípio inteligente, em suas primeiras manifestações. (pag. 135 – Evolução em dois mundos. Cap. 3).

O princípio inteligente surgiu em suas primeiras manifestações nas formas primitivas da vida. R. Verdadeiro. Surgiu nas formas mais primitivas da vida (vírus, protoplasma, amebas, etc.), emergindo da gigantesca massa viscosa que se espraiava na paisagem primitiva da terra (pag. 135).

Operários espirituais participaram da evolução do princípio inteligente magnetizando as mônadas. R. Verdadeiro. Trabalhadas, nos transcursos dos milênios, pelos operários espirituais que lhes magnetizam os valores, permutando-os entre si, sob ação do calor interno e do frio exterior, as mônadas celestes (Princípio espiritual) exprimem-se no mundo através da rede filamentosa do protoplasma de que se lhes derivaria a existência organizada no Globo constituído. (Pag. 135).

A evolução humana, na concepção espírita, opera-se apenas no plano físico durante os vários estágios pelo quais passa o princípio inteligente. R. Falso. Desde seu estagio na condição de Princípio inteligente (espírito), teve sua evolução operada tanto no plano físico como no plano espiritual, sofrendo constantes modificações em seu perispírito. (Pag. 135).

As principais conquistas do princípio inteligente ao longo das etapas evolutivas são no campo da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria. R. Verdadeiro. O princípio inteligente incorpora as conquistas (...) da memória, do instinto, da sensibilidade, da percepção e da preservação própria, penetrando assim, pelas vias da inteligência mais completa e laboriosamente adquirida, nas faixas inaugurais da razão (Pag. 135).
Tags