03 - Aromaterapia, óleos quentes e cromoterapia (1).pptx
enfaclau2022
0 views
30 slides
Oct 13, 2025
Slide 1 of 30
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
About This Presentation
Aula sobre aromoterapia completa
Size: 4.6 MB
Language: pt
Added: Oct 13, 2025
Slides: 30 pages
Slide Content
Aromaterapia, óleos quentes e cromoterapia Curso: Massoterapia Módulo II
AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS
AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS Cuidar do corpo e da mente, bem-estar e emoções com o uso terapêutico dos aromas naturais das plantas através do uso de óleos essenciais, isso é conhecido como aromaterapia. Os óleos são matérias voláteis e de fragrância variável, geralmente são extraídos das plantas para diversos fins. (GRACE, 1999; ULRICH, 2004).
Existem relatos do uso dos óleos a milhares de anos, não se sabe exatamente quando foi usado pela primeira vez, mas se sabe que na antiguidade se extraia esses princípios para uso em bálsamos e resinas, cujo eram usados para preservar cadáveres e também usados em cerimonias religiosas e ou sacrifícios. (STANWAY,1993).
Mundialmente a aromaterapia é reconhecida como terapia, em alguns países, o tema é abordado em disciplinas de cursos da saúde em algumas faculdades, como acontece na França. O Brasil ocupa o rancking de terceiro lugar em produção de óleos essenciais, perdendo apenas para os Estados unidos e França, o principal elemento de exportação é o óleo de laranja, limão eucalípito , pau rosa, lima e capim limão. (FERRAZ et al., 2009).
EFEITOS TERAPEUTICOS DOS ÓLEOS: Os efeitos terapêuticos estão diretamente relacionados aos princípios ativos disponíveis em cada tipo de óleo, devemos ficar atentos nas particularidades de cara produto que iremos aplicar.
Alecrim Esse tipo de erva é bastante comum na nossa culinária, tanto pelo seu sabor quanto pelos seus efeitos terapêuticos, aplicados a óleos essenciais, seus efeitos são: Antioxidante; Anti-inflamatória; Antimicótica ; Antimicrobiana; Cicatrizante; Analgésica/Refrescante; Anticaspa ; Estimulante mental .
Lavanda Bastante conhecida na perfumaria, o óleo de lavanda tem efeitos bem peculiares, costuma ser bastante procurado para o uso home care . Acalma; Bem-estar Alivia o estresse Ansiedade Analgésico
Óleo de cálamo Apresenta princípios ativos com função analgésica, é bastante utilizado nas praticas de massagem. Analgésico Ansiedade Edemas
Capim-limão Muito procurado para cicatrização e infecções, bem indicado para combater a ação de bactérias. Antifúngico Ansiedade Analgésico Antiinflamatório Estresse Ansiedade
Óleo de calêndula Extraído da flor da calêndula, rico em nutrientes e muito utilizado em formulações cosméticas Antifúngicas Antiinflamatórias Antibacterianas Anticéptico.
Rosa mosqueta Também conhecida como rosa silvestre, é obtido de uma espécie de rosas encontrada nos EUA, Peru e Argentina, além de algumas regiões da Europa. Devido à sua composição, pode ser usado com função secante ou com função hidratante de pele Regulador celular Regenerador da pele Cicatrizante Hidratante
Os óleos essenciais promovem efeitos sobre o estado emocional e mental, trazendo melhora das condições apresentadas pelo paciente, através do equilíbrio, seja pela sedação ou estimulação (DE LA CRUZ, 2013).
FUNÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS: Os óleos agem quando são administrados na pele, durante as massagem e manobras, também geram efeitos ao serem usados como aromatizadores, podendo ser usados em difusores e até mesmo borrifados no ambiente junto com água. (DE LA CRUZ, 2013).
CROMOTERAPIA
O uso de cores em ambientes pode interferir em diversos fatores, desde emocionais e ate mesmo físicos, a cromoterapia é a ciência que estuda esses fatores e como eles interferem no nosso comportamento. Ate os dias mais modernos, já se faz parte da cultura do homem definir cores em tudo no seu dia a dia, cores dos cômodos da casa, cores das roupas de acordo com o seu humor e até mesmo identificar sentimentos e emoções por cores. ( Sui ,1992).
Na cromoterapia, podemos usar cores através de vários recursos, lâmpadas, lustres cores dos ambientes e muito mais, daí podemos agregar nos atendimentos clínicos os efeitos terapêuticos previsto por essa proposta. Isso se faz importante para que possamos somar resultados e satisfação dos clientes atendidos com as técnicas da massagem. Calazans (2004).
Segundo algumas pesquisas, algumas cores estão diretamente relacionadas a alguma ação terapêutica, são elas:
VERMELHO Cor do sangue, coração, essa cor tende a ser estimulante, ajuda a combater o cansaço e deixa o individuo mais vigorado, talvez não se deva usar essa cor em situações que desejamos relaxar e ou acalmar o nosso público.
LARANJA Essa cor está relacionada ao tratamento de pessoas com baixa estima, depressivo e até mesmo ajuda pessoas com inquietação, depressão ou outra alteração emocional.
AMARELO Ajuda a desenvolver trabalhos intelectuais e ajuda a manter a concentração.
VERDE Já essa cor está diretamente ligada a saúde, por isso mesmo que quase todas profissões da saúde usam o verde como sua cor. Ajuda o equilíbrio do corpo humano, estimulando todo o processo de reparo mediante a qualquer disfunção.
AZUL Essa cor está relacionada ao relaxamento, é significativamente calmante e ajuda a concentração. Uma das melhores opções para ser usada durante procedimentos da massoterapia
BRANCO Cor neutra, não confere nenhum efeito terapêutico associado
ROSA Representa fraternidade.
VIOLETA É usado no tratamento de infecções graves, como sífilis. Não usar no tratamento de doenças respiratórias, pois ele estimulará o crescimento de vírus pulmonar. É usado nos EUA em banhos de luz contra a psoríase e dermatite, é usada também para o mau funcionamento da tireóide.
ACESSÓRIOS USADOS NA CROMOTERAPIA:
Bibliografia GRACE, K. Introdução à Aromaterapia. In: GRACE, K. Aromaterapia: o poder curativo dos aromas. São Paulo: Mandarine , 1999. STANWAY, A. Guia geral das terapias alternativas . Rio de Janeiro: Xenon Editora, 1993. DE LA CRUZ, M. G . O uso de óleos essenciais na terapêutica . In: COELHO, M. F. B. (Org.). Diversos olhares em etnobiologia , etnoecologia e plantas medicinais. CUIABÁ: UNICEN, 2003, p. 219-234. Disponível em: http://laszlo.ind.br/admin/artigos/arquivos/oleosnaterapeutica.pdf . Acesso em: 10 mar. 2020. MILREU, P. G. A. Cosmetologia . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. REBELLO, T. Guia de produtos cosméticos . Senac-SP, 12. ed. 2017. SUI, Mestre Choa Kok , cura prânica avançada: manual prático de cura prânica com cores; ed. ground , 5 edição, 1992 CALAZANS. Flávio, cromoterapia:as cores de Calazans,mestrado Usp ,2004