03 - Aromaterapia, óleos quentes e cromoterapia (1).pptx

enfaclau2022 0 views 30 slides Oct 13, 2025
Slide 1
Slide 1 of 30
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30

About This Presentation

Aula sobre aromoterapia completa


Slide Content

Aromaterapia, óleos quentes e cromoterapia Curso: Massoterapia Módulo II

AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS

AROMATERAPIA E ÓLEOS ESSENCIAIS Cuidar do corpo e da mente, bem-estar e emoções com o uso terapêutico dos aromas naturais das plantas através do uso de óleos essenciais, isso é conhecido como aromaterapia. Os óleos são matérias voláteis e de fragrância variável, geralmente são extraídos das plantas para diversos fins. (GRACE, 1999; ULRICH, 2004).

Existem relatos do uso dos óleos a milhares de anos, não se sabe exatamente quando foi usado pela primeira vez, mas se sabe que na antiguidade se extraia esses princípios para uso em bálsamos e resinas, cujo eram usados para preservar cadáveres e também usados em cerimonias religiosas e ou sacrifícios. (STANWAY,1993).

Mundialmente a aromaterapia é reconhecida como terapia, em alguns países, o tema é abordado em disciplinas de cursos da saúde em algumas faculdades, como acontece na França. O Brasil ocupa o rancking de terceiro lugar em produção de óleos essenciais, perdendo apenas para os Estados unidos e França, o principal elemento de exportação é o óleo de laranja, limão eucalípito , pau rosa, lima e capim limão. (FERRAZ et al., 2009).

EFEITOS TERAPEUTICOS DOS ÓLEOS: Os efeitos terapêuticos estão diretamente relacionados aos princípios ativos disponíveis em cada tipo de óleo, devemos ficar atentos nas particularidades de cara produto que iremos aplicar.

Alecrim Esse tipo de erva é bastante comum na nossa culinária, tanto pelo seu sabor quanto pelos seus efeitos terapêuticos, aplicados a óleos essenciais, seus efeitos são: Antioxidante; Anti-inflamatória; Antimicótica ; Antimicrobiana; Cicatrizante; Analgésica/Refrescante; Anticaspa ; Estimulante mental .

Lavanda Bastante conhecida na perfumaria, o óleo de lavanda tem efeitos bem peculiares, costuma ser bastante procurado para o uso home care . Acalma; Bem-estar Alivia o estresse Ansiedade Analgésico

Óleo de cálamo Apresenta princípios ativos com função analgésica, é bastante utilizado nas praticas de massagem. Analgésico Ansiedade Edemas

Capim-limão Muito procurado para cicatrização e infecções, bem indicado para combater a ação de bactérias. Antifúngico Ansiedade Analgésico Antiinflamatório Estresse Ansiedade

Óleo de calêndula Extraído da flor da calêndula, rico em nutrientes e muito utilizado em formulações cosméticas Antifúngicas Antiinflamatórias Antibacterianas Anticéptico.

Rosa mosqueta Também conhecida como rosa silvestre, é obtido de uma espécie de rosas encontrada nos EUA, Peru e Argentina, além de algumas regiões da Europa. Devido à sua composição, pode ser usado com função secante ou com função hidratante de pele Regulador celular Regenerador da pele Cicatrizante Hidratante

Os óleos essenciais promovem efeitos sobre o estado emocional e mental, trazendo melhora das condições apresentadas pelo paciente, através do equilíbrio, seja pela sedação ou estimulação (DE LA CRUZ, 2013).

FUNÇÕES DOS ÓLEOS ESSENCIAIS: Os óleos agem quando são administrados na pele, durante as massagem e manobras, também geram efeitos ao serem usados como aromatizadores, podendo ser usados em difusores e até mesmo borrifados no ambiente junto com água. (DE LA CRUZ, 2013).

CROMOTERAPIA

O uso de cores em ambientes pode interferir em diversos fatores, desde emocionais e ate mesmo físicos, a cromoterapia é a ciência que estuda esses fatores e como eles interferem no nosso comportamento. Ate os dias mais modernos, já se faz parte da cultura do homem definir cores em tudo no seu dia a dia, cores dos cômodos da casa, cores das roupas de acordo com o seu humor e até mesmo identificar sentimentos e emoções por cores. ( Sui ,1992).

Na cromoterapia, podemos usar cores através de vários recursos, lâmpadas, lustres cores dos ambientes e muito mais, daí podemos agregar nos atendimentos clínicos os efeitos terapêuticos previsto por essa proposta. Isso se faz importante para que possamos somar resultados e satisfação dos clientes atendidos com as técnicas da massagem. Calazans (2004).

Segundo algumas pesquisas, algumas cores estão diretamente relacionadas a alguma ação terapêutica, são elas:

VERMELHO Cor do sangue, coração, essa cor tende a ser estimulante, ajuda a combater o cansaço e deixa o individuo mais vigorado, talvez não se deva usar essa cor em situações que desejamos relaxar e ou acalmar o nosso público.

LARANJA Essa cor está relacionada ao tratamento de pessoas com baixa estima, depressivo e até mesmo ajuda pessoas com inquietação, depressão ou outra alteração emocional.

AMARELO Ajuda a desenvolver trabalhos intelectuais e ajuda a manter a concentração.

VERDE Já essa cor está diretamente ligada a saúde, por isso mesmo que quase todas profissões da saúde usam o verde como sua cor. Ajuda o equilíbrio do corpo humano, estimulando todo o processo de reparo mediante a qualquer disfunção.

AZUL Essa cor está relacionada ao relaxamento, é significativamente calmante e ajuda a concentração. Uma das melhores opções para ser usada durante procedimentos da massoterapia

BRANCO Cor neutra, não confere nenhum efeito terapêutico associado

ROSA Representa fraternidade.

VIOLETA É usado no tratamento de infecções graves, como sífilis. Não usar no tratamento de doenças respiratórias, pois ele estimulará o crescimento de vírus pulmonar. É usado nos EUA em banhos de luz contra a psoríase e dermatite, é usada também para o mau funcionamento da tireóide.

ACESSÓRIOS USADOS NA CROMOTERAPIA:

Bibliografia GRACE, K. Introdução à Aromaterapia. In: GRACE, K. Aromaterapia: o poder curativo dos aromas. São Paulo: Mandarine , 1999. STANWAY, A. Guia geral das terapias alternativas . Rio de Janeiro: Xenon Editora, 1993. DE LA CRUZ, M. G . O uso de óleos essenciais na terapêutica . In: COELHO, M. F. B. (Org.). Diversos olhares em etnobiologia , etnoecologia e plantas medicinais. CUIABÁ: UNICEN, 2003, p. 219-234. Disponível em: http://laszlo.ind.br/admin/artigos/arquivos/oleosnaterapeutica.pdf . Acesso em: 10 mar. 2020. MILREU, P. G. A. Cosmetologia . São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. REBELLO, T. Guia de produtos cosméticos . Senac-SP, 12. ed. 2017.  SUI, Mestre Choa Kok , cura prânica avançada: manual prático de cura prânica com cores; ed. ground , 5 edição, 1992 CALAZANS. Flávio, cromoterapia:as cores de Calazans,mestrado Usp ,2004