SIMBOLISMO Profª Valéria Andrade Capanema, 12 de julho de 2012. Escola de Teatro e Dança da UFPA – Curso de Licenciatura Plena em Teatro/ PARFOR
Sonho por meio da exploração de estados d’alma; Autonomia da imagem cênica em relação à realidade; Hermetismo; Palavra poética em detrimento da ação dramática; Viés antiteatral e redescoberta da teatralidade.
Recusa de qualquer determinação histórica ou geográfica que valorizasse as aparências materiais. O teatro dos simbolistas constitui um passo para o teatro pós-dramático em razão do seu caráter estático e da sua tendência à forma do monólogo. ( Hans-Thies Lehmmann )
Maurice Maeterlinck (1862 – 1949) Poeta, dramaturgo e ensaísta belga, escreveu oito peças. Fundamentando-se nos limites da comunicação verbal e no silêncio, reformula a linguagem dramática, contribuindo para a formação do teatro moderno.
Théatre d’ Art – Paul Fort e um grupo de escritores contra o realismo do Théâtre Libre ; Théâtre de l’Ouvre – Lugne-Poë e Camille Mauclair em 1893 com Rosmersholm de Ibsen; Ubu Rei , de Alfred Jarry , estreou em 1896 terminando com enorme tumulto – nascimento do teatro de vanguarda do séc. XX, abrindo caminho para o surrealismo e o teatro do absurdo.
Alfred Jarry (1873 – 1907) Desenho de Jarry para sua peça Ubu Rei. Poeta e dramaturgo francês que ficou conhecido como o inventor da patafísica ou ciência das soluções imaginárias. A importância que dá, por um lado, à busca do grotesco, por outro ao uso da máscara e da marionete, faz dele um precursor do teatro moderno.
Ubu, folias físicas, patafísicas e musicais Teatro do Ornitorrinco, 1985 Direção de Alberto Grilli, 1988
Grupo A Kabana Direção de Paulo Martins
Asdrúbal trouxe o trombone, 1975 Grupo IB
Adolphe Appia (1862 -1928) Cenógrafo suíço que projetou em 1892 uma série de esboços e maquetes para O Ouro do Reno e em 1896 para o Parsifal . Sua obra brotava das raízes simbolistas e tornou-se uma das mais significativas contribuições do século XX para o teatro.
Esboços de Appia para o drama Wagner
Parsifal Espaços Rítmicos , resultado do encontro com Émile Jacques Dalcroze
Edward Gordon Craig (1872- 1966) Ator e encenador inglês, que sonhou com um espetáculo fundado na música e na dança, no jogo das linhas, luzes e cores, com uma arte total onde tudo seria símbolo. Imaginou um teatro no qual o ator seria desnaturalizado , livre da psicologia. Desenvolveu a teoria da supermarionete .
Hamlet Macbeth Vikings
Bibliografia Berthold, Margot. História mundial do teatro – São Paulo: Perspectiva, 2000. Roubine, Jean-Jacques. Introdução às grandes teorias do teatro – Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003. ------------. A linguagem da encenação teatral – Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1998. Carlson, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade; tradução de Gilson César Cardoso de Souza. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1997. Szondi, Peter. Teoria do drama moderno . – São Paulo: Cosac Naify, 2001. Lehman, Hans-Thies. Teatro pós-dramático – São Paulo, Cosac Naify, 2007.
http:historiadoteatroufpel.blogspot.com http://www.youtube.com/watch?v=aE_a4V3PP6E ALFRED JARRY http://www.youtube.com/watch?v=wTL4S7-PBaI Ubu roi http://www.youtube.com/watch?v=YQwAhmnfBb0 UBU - Teatro do Ornitorrinco “Da palavra ao silêncio: o teatro simbolista de Maurice Maeterlinck” http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-08082007-155902/