2º ano - Sujeito e Predicado.pptx

407 views 17 slides Nov 22, 2022
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

gramatica de sujeito e predicado em PPT. Exposição de exemplificação


Slide Content

Língua portuguesa – ENSINO MEDIO – 2º ANO Prof. Edson Cavalcante

DO – ELES – LIVROS – PARA – ESTÃO – MEIA – PERCEBER – DE – CERTOS – LER – DESPONTANDO – QUE – O – BASTA – ANONIMATO – PÁGINA – ESCRITORES – PARA Basta ler meia página do livro de certos escritores para perceber que eles estão despontando para o anonimato. Stanislaw de Ponte Preta Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.

Veja mais uma situação na qual envolve a sintaxe. João vendeu um baú antigo ano passado. João: sujeito do verbo 'vender'. Um: adjunto adnominal Um baú antigo: objeto direto de 'vendeu’. A SÍNTAXE SUBDIVIDE-SE EM QUATRO PARTES: Análise sintática – sintaxe da frase, da oração e do período Sintaxe de concordância Sintaxe da regência Sintaxe da colocação pronominal Exemplo: 1. A copa Ana Facó começou semana passada e terá muitos jogos por muitos dias. Os alunos que não jogarão, apreciarão o evento, torcendo para a equipe de sua turma.

FRASE – ORAÇÃO - PERÍODO Frase: qualquer enunciado que transmita uma ideia com sentido. A frase não conta com a presença de verbo. Oração: frase com sentido e que conta com a presença de verbo. É todo e qualquer enunciado que se organiza em torno de um verbo. Período: é a frase formada por oração ou arações. Pode ser simples ou composto. Exemplos: Atenção! Máquinas na pista. Esta rodovia estará em obras nos próximos dias. Já faz quase dois a nos que esta rodovia está em obras. Não há outra f orma de aprender gramática, senão lendo e pesquisando ou escrevendo. Somente assim, o estudante de letras entenderá as letras.

TERMOS DA ORAÇÃO E AS FUNÇÕES SINTÁTICAS Os termos da oração são aquelas palavras que têm uma função sintática bem definida. Eles podem ser divididos em três grupos de acordo com a sua relevância . São eles: essenciais, integrantes e acessórios. Exemplo: Os incêndios florestais matam muitos animais silvestres. FUNÇÕES SINTÁTICAS QUE UMA PALAVRA PODERÁ TER: SUJEITO PREDICADO OBJETO DIRETO OBJETO INDIRETO AGENTE DA PASSIVA ADJUNTO ADNOMINAL ADJUNTO ADVERBIAL PREDICATIVO COMPLEMANTO NOMINAL APOSTO VOCATIVO

Identifique as orações nos períodos abaixo.  a) Estava perdida e não sabia o que fazer. b) Caiu e machucou-se outra vez. c) Preciso que você vá à loja, troque o vestido, compre um cartão e entregue na casa da Maria. d) Ela continua doente e não aceita ir ao hospital para ser consultada. e) Você fez um lindo e minucioso trabalho. 2. Analise as afirmações feitas entre parênteses e assinale a opção correta.   a) Bom dia! (oração) b) Eu fui ao cinema! (frase nominal) c) O menino não obedeceu ao pai. (período composto) d) Eu visitei minha tia ontem. (oração) e) O time jogou bem, mas não ganhou o jogo. (período simples)

3. Leia os enunciados abaixo e classifique-os como F (frase nominal) ou O (oração). Em seguida, marque a alternativa com a sequência correta.  ( ) Feliz aniversário. ( ) Oba! Ganhei um presente hoje! ( ) Que dia lindo! ( ) Choveu durante a noite toda. ( ) Durante o passeio, vimos lindas paisagens. ( ) Belo trabalho! a) F, O, O, F, F, O. b) O, F, F, O, O, F. c) F, O, F, O, O, F. d) O, O, F, F, O, F. e) F, F, O, O, F, F.

4. Classifique os períodos abaixo em simples ou compostos.  a) A viagem foi fantástica! b) Tinha feito tudo por ele e mesmo assim, ele mentiu. c) Chegou exausto, sentou no sofá, ligou a televisão e adormeceu. d) Você tem que falar com ele antes que seja tarde. e) Preciso da sua ajuda.

SUJEITO E PREDICADO SUJEITO: termo da oração com o qual o verbo concorda em pessoa – 1ª, 2ª e 3ª - número – singular e plural . O sujeito comenda a concordância verbal. PREDICADO: termo da oração que contem o verbo e que, nas orações que têm sujeito determinado e indeterminado, expressa uma declaração dele. Exemplos: Grande show de forró abre a festa de São João em Caruaru. Grandes shows de forró abrem a festa de São João em Caruaru. Fomos muito criticados naquela ocasião, eu e os outros funcionários. Seu amigo e você deram ótimas sugestões para o nosso trabalho Todo ser humano tem a capacidade de aprender e ensinar alguma coisa.

CARACTERÍSTICAS DO SUJEITO O núcleo do sujeito O sujeito é o termo que, na estrutura sintática da oração, é independente dos demais, ou seja, não é subordinado a nenhum outro termo; por isso, o substantivo que funciona como o seu núcleo nunca é vinculado a um elemento anterior por meio de preposição. Ex.: os resultados das pesquisas eleitorais já previam a vitória da oposição. Ex.: a grande diferença nos resultados das pesquisas eleitorais causou polêmica. A substituição do sujeito por pronomes pessoais retos Sujeito que possui palavra ou expressão de terceira pessoa podem ser substituídas por pronomes de terceira pessoa Ex.: Os resultados das pesquisas eleitorais já previam a vitória da oposição. Ex.: Eles já previam a vitória da oposição.

A ORDEM DO SUJEITO NA ORAÇÃO A ordem do sujeito na oração nem sempre é a mesma, podendo ocorrer de três maneiras: Tipos Explicação Exemplos Forma direta quando o sujeito vem antes do predicado. Os formandos e os professores organizaram a festa empenhados. Ordem inversa quando o sujeito vem depois do predicado. Organizaram a festa os formandos e os professores empenhados. Meio do predicado quando o sujeito aparece no meio do predicado. Empenhados, os formandos e os professores organizaram a festa.

Os sujeitos podem ser: Determinado  - quando é identificado na oração. Indeterminado  - quando não é identificado na oração. Inexistente  - orações com verbos impessoais.

O SUJEITO E AS VOZES VERBAIS Nas orações o sujeito mantem um comportamento com o verbos, de acordo com a voz expressa nele: ativa, passiva e reflexiva. Veja! Sujeito agente – voz ativa – Um incêndio destruiu o navio Sujeito paciente – passiva – A praça foi tomada pelos manifestantes. Sujeito agente e paciente – reflexiva – Ele sempre se julgou um herói. CONCLUSÃO Estudamos conceitos e análises de sintaxe e termos da oração: sujeito e predicado sintaxe: conjunto das relações que se estabelecem entre as palavras das orações e entre orações e períodos. Termo da oração: palavra ou conjunto de palavras que exercem uma determinada função sintática. Sujeito: é o termo da oração do qual escrevemos ou relatamos algo ou alguma coisa. Predicado: é tudo aquilo que se escreve ou relatou do sujeito da frase.

Sujeito e Predicado

(PUC-SP) O verbo ser na oração “Eram cinco horas da manhã...”, é: a) pessoal e concorda com o sujeito indeterminado b) impessoal e concorda com o objeto direto c) impessoal e concorda com o sujeito indeterminado d) Impessoal e concorda com a expressão numérica e) Pessoal e concorda com a expressão numérica 2. (PUC) “Nesse momento começaram a feri-lo nas mãos a pau”. Nessa frase o sujeito do verbo é: a) nas mãos b) indeterminado c) eles (determinado) d) inexistente ou eles, depende do contexto e) N.d.a

3 . (FMU-SP) Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: a) Os viajantes chegaram cedo ao destino. b) Demitiram o secretário da instituição. c) Nomearam as novas ruas da cidade. d) Compareceram todos atrasados à reunião. e) Ele estava irritado com as brincadeiras. 4 . (Mackenzie) Assinale a alternativa em que "nada" funciona como sujeito. a) Nada vi b) Nada quer c) Nada somos d) Nada me perturba e) N.d.a

22/08/2022 SUCESSO EM TUDO! QUERIDOS ALUNOS:
Tags