A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Tema 2 - Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA força que a atmosfera exerce sobre a superfície da Terra. Exprime-se em milibares ( mb ) ou em hectopascais ( hPa ). PRESSÃO ATMOSFÉRICA: Coluna de ar sobre o solo O que é a pressão atmosférica?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO ATMOSFÉRICA ALTITUDE HUMIDADE DO AR TEMPERATURA Como varia a pressão atmosférica?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA ALTITUDE À medida que a altitude aumenta , a pressão atmosférica diminui , uma vez que o ar se vai tornando cada vez mais rarefeito e o peso da coluna de ar sobre os lugares vai sendo cada vez menor. Como varia a pressão atmosférica?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Como o ar húmido possui mais moléculas de vapor de água, que são mais leves, o ar torna-se menos denso , pelo que a pressão diminui . HUMIDADE DO AR Como varia a pressão atmosférica?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Com o aumento da temperatura , o ar expande-se, pelo que as suas moléculas ficam mais afastadas, exercendo menor pressão . Com a diminuição da temperatura , o ar contrai-se, as suas moléculas ficam mais próximas, o que resulta num aumento da pressão . TEMPERATURA Como varia a pressão atmosférica?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO ATMOSFÉRICA PRESSÃO NORMAL ALTA PRESSÃO BAIXA PRESSÃO 1013 mb Pressão atmosférica média, à superfície da Terra Valor de pressão à superfície é superior a 1013 mb Valor de pressão à superfície é inferior a 1013 mb A cartografia dos valores da pressão atmosférica pode ser feita através de linhas que unem pontos onde se verifica o mesmo valor de pressão, designadas por isóbaras ou linhas isobáricas . Quanto maior for a proximidade das isóbaras, maior é o gradiente de pressão .
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA CENTRO DE ALTA PRESSÃO CENTRO DE BAIXA PRESSÃO
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Quais os estados do tempo associados aos anticiclones e depressões barométricas?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA CENTROS DE ALTAS PRESSÕES (ou anticiclones) • o ar é subsidente (descendente) em altitude ↧ • é divergente à superfície ↧ • Aquece (ao descer, o ar comprime-se e a sua temperatura aumenta). ↧ • A sua humidade relativa diminui ↧ • O seu ponto de saturação não é atingido ↧ • Não há condensação
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA CENTROS DE BAIXAS PRESSÕES (ou depressões barométricas) • O ar converge à superfície ↧ • Ascende (sobe) ↧ • Arrefece (ao subir, o ar expande-se e arrefece) ↧ • A sua humidade relativa aumenta ↧ • O seu ponto de saturação pode ser atingido ↧ • Pode existir condensação
Escolhas múltiplas S elecione a única opção que permite obter uma afirmação correta. 1. A pressão atmosférica varia com… (A) a latitude, a humidade do ar e a temperatura. (B) a altitude, a humidade do ar e a temperatura. (C) a altitude, a humidade do ar e a precipitação. (D) a latitude, a direção do vento e altitude. 2. A pressão atmosférica ao variar em altitude significa que … (A) à medida que a altitude aumenta a pressão aumenta. (B) com o aumento da temperatura a pressão diminui. (C) à medida que a altitude aumenta a pressão diminui. (D) com a diminuição da temperatura a pressão aumenta. 2. Num centro de altas pressões ou anticiclone… (A) o ar é subsidente em altitude e é divergente à superfície. (B) o ar é convergente à superfície e é ascendente. (C) há a possibilidade de ocorrência de vento moderado ou forte. (D) Há a possibilidade de ocorrênia de precipitação. A PRESSÃO ATMOSFÉRICA
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Quais as características da circulação geral da atmosfera?
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA À escala planetária, os centros barométricos distribuem-se em latitude em faixas de pressão alternadas.
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA A circulação do ar à superfície permite identificar, em cada hemisfério, os ventos de este , de oeste e alísios .
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA O conjunto de faixas de pressão atmosférica e dos movimentos horizontais e verticais do ar designa-se por circulação geral da atmosfera .
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Células polares São as células de menor dimensão, localizadas entre os 60º/70º N e S e os polos. O ar é subsidente nas latitudes mais elevadas e ascende nas latitudes dos 60º/70º N e S, onde se verifica o encontro do ar frio polar (ventos de este) e do ar quente tropical (ventos de oeste).
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Células da latitudes médias (ou de Ferrel) Estendem-se dos 30º/40º N e S até aos 60º/70º N e S. Nestas células, os ventos de oeste, que transportam ar quente tropical, encontram-se com os ventos de este, que transportam ar frio polar. Este confronto, à superfície, é responsável pela ascensão do ar. Em altitude, verifica-se um fluxo de retorno de ar em direção aos trópicos, onde este é subsidente no contacto com a célula de Hadley.
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Células equatoriais (ou de Hadley) Estendem-se do Equador até aos 30º/40º N e S. Nas células de Hadley, os ventos alísios deslocam-se em direção às baixas pressões equatoriais, ascendendo na denominada Zona de Convergência Intertropical (CIT). Em altitude, o ar desloca-se para latitudes mais elevadas, onde é subsidente, para dar origem às altas pressões subtropicais.
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Geo.Aplicar Selecione a opção que completa a frase: Os ______________são ventos quentes e secos que se deslocam das altas pressões subtropicais para a baixas pressões equatoriais. ventos alísios
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Geo.Aplicar Selecione as opções que completam a frase: De norte para sul a distribuição dos centros barométricos é a seguinte: altas pressões polares,_______________________, altas pressões subtropicais, ___________________________, altas pressões subtropicais, baixas pressões subpolares e altas pressões polares. baixas pressões subpolares baixas pressões equatoriais
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA Tema 2 - Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades