Curso Visão Panorâmica da Bíblia, lecionado na Igreja Presbiteriana de Dourados, toda quarta-feira, às 19h30' pelo Rev. Ildemar de Oliveira Berbert.
Size: 497.31 KB
Language: pt
Added: Jul 10, 2013
Slides: 18 pages
Slide Content
LEVÍTICO Palavra-chave: “SANTIDADE” 3º. Livro da lei Escrito por Moisés No Monte Sinai (peregrinação) Ano 1.406 a.C
O Monte Sinai - Levítico
Título do livro Chama-se “ Levítico ” pelo fato de ser um registro de leis referentes aos levitas e seu serviço sacerdotal no tabernáculo ; Refere-se à tribo de Levi, da qual Arão e seus descendentes foram escolhidos como sacerdotes, os demais Levitas serviam no tabernáculo , oferecendo o sacrifício pelos pecados do povo.
O TABERNÁCULO
PROPÓSITO DE LEVÍTICO S e em Gênesis vemos o SENHOR elegendo um povo, e em Êxodo vemos esse povo sendo redimido, no livro de Levítico aprendemos como o povo eleito e redimido pode aproximar-se do SENHOR - pela adoração ; e como esse mesmo povo pode manter-se em comunhão com Ele. Tanto o acesso a Deus, como a manutenção da comunhão com Ele têm que ser pelo sangue . Isso tudo leva-nos a descobrir que a vida do povo eleito e redimido tem que ser santa !
Versículo-Chave do Livro "Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo" (19.2).
Características e tema Os rituais do Livro: Expressam os valores mais caros de uma sociedade (o que era mais importante para Israel) Expressam o valor do sacrifício (Aponta para Cristo na Cruz) Mostram os conceitos de pecado, sacrifício e expiação
Esboço do Livro 1 - Leis referentes às ofertas - caps. 1-7 2 - Leis referentes ao sacerdócio - caps. 8,9 3 - Nadabe e Abiú - cap. 10 4 - Leis referentes à pureza de vida – (11-22) 5 - Leis referentes às festas - caps. 23,24 6 - Leis referentes à terra: (25 – 27) - O ano de descanso - (25) - Recompensa e castigo – (26) - Votos - (27)
O CONTEÚDO DO LIVRO Mensagem Messiânica: como não poderia deixar de ser, Levítico está repleto de tipos e alusões à Pessoa e obra do Senhor Jesus Cristo. Vamos destacar apenas algumas delas: 1 - Os cinco tipos de ofertas . Enquanto Êxodo oferece-nos o relato de uma oferenda única que redimiu da escravidão, de uma vez para sempre, o povo eleito ( A Páscoa) , Levítico oferece-nos as diversas facetas dessa oferenda, mostrando-nos os diferentes aspectos da obra redentora do Senhor Jesus.
1.1 - o holocausto, (6:8-13) que significava inteira consagração ao SENHOR. Esta oferta aponta para a entrega total do Senhor Jesus, em completa submissão à vontade do Pai. Veja: Jo 4.34; Mt 26.42 1.2 - a oferta de manjares , (6:14-18) constituída de farinha, pães ou grãos, representava o reconhecimento da bondade de Deus para com o Seu povo, dando-lhe o sustento necessário para viver. Esta oferta aponta para o fato de que o Senhor Jesus é o Pão da Vida, em Quem, pela bondade do Pai, vivemos e somos sustentados. Veja: Jo 6.48-51. 1. AS LEIS PELAS OFERTAS
1.3 - a oferta pelo pecado , (6:24-30) que significava a tristeza e o arrependimento pelo pecado cometido, e a busca do perdão e reconciliação. Esta oferta aponta para o Senhor Jesus como Aquele que carregou sobre Si o nosso pecado, comprando com o Seu sangue precioso o nosso perdão, e nos reconciliando com Deus. Veja: 1 Pe 2.24; 2 Co 5.21; Hb 10.1-18. 1.4 - a oferta pela culpa , (7:1-10) que era oferecida no caso de ofensas que exigissem restituição. Esta oferta aponta para o fato de o Senhor Jesus ter pago o preço exigido em função dos danos que o nosso pecado causou. Veja: Cl 2.14.
1.5 - a oferta pacífica , (7:11-210 que era comida em parte pelo sacerdote e em parte pelo ofertante, significava a comunhão do povo com o SENHOR. Esta oferta aponta para a paz que o Senhor Jesus veio estabelecer entre Deus e os homens. Veja: Mq 5.5; Ef 2.17,18.
O SACERDÁCIO 2 - O sacerdócio : Hb 4.14 nos ensina que temos "...Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus...". 2.1 - no capítulo 8 de Levítico lemos sobre o cerimonial da consagração dos sacerdotes. Esta cerimônia incluía: 2.1.1 - a lavagem com água 2.1.2 - o vestir-se com roupas sacerdotais 2.1.3 - a unção com óleo 2.1.4 - a aspersão do sangue 2.2 - O sumo sacerdote Arão atuou tão somente em favor do povo de Israel, e isto após o derramamento do sangue, efetuado na Páscoa celebrada à saída do Egito. Neste sentido, ele é um tipo do Senhor Jesus, que é sumo sacerdote atuando em favor dos redimidos, Sua igreja .
3 - As festas : 3.1 - o sábado - este é o dia da festa semanal do povo eleito, no qual todos devem descansar de todos os seus trabalhos e adorar ao SENHOR. O sábado aponta para o fato de que é no Senhor Jesus Cristo que encontramos o verdadeiro descanso ( Mt 11.28,29; Jo 14.1-3 3.2 - a Páscoa e a Festa dos Pães Asmos - A Páscoa, com duração de um dia (14º dia do primeiro mês do ano judaico, Nisã ), É bom lembrarmos que o Senhor Jesus morreu por ocasião da Festa da Páscoa ( Mt 26.19; 27.15). Já a Festa dos Pães Asmos , cujo início se dá no 15º dia de Nisã e que tem duração de sete dias, comemora a partida do povo redimido do Egito (Ex 13.3-10; Lv 23.4-8; Dt 16.1-8 ). 3.3 - a Festa das Primícias - pouco depois, era realizada a Festa das Primícias, ocasião em que um feixe da colheita recentemente iniciada era movido na presença do SENHOR. Esta festa aponta para a ressurreição do Senhor Jesus, que é a primícia da ressurreição de todos os crentes. Veja: 1 Co 15.20-23.
3 - As festas : 3.4 - o Pentecoste - cinqüenta dias depois da Festa das Primícias, realizava-se a Festa de Pentecoste, ocasião em que dois pães eram movidos perante o SENHOR ( Dt 16.9-11). Esta festa aponta para a descida do Espírito Santo, após a ressurreição do Senhor Jesus. Veja: At 2 3.5 - a Festa das Trombetas - vejam as seguintes passagens: Is 27.13; 1 Co 15.52; Mt 24.31; Ap 11.15. Esta festa está associada aos eventos que ocorrerão à época da segunda vinda do Senhor Jesus.
3 - As festas : 3.6 - o Dia da Expiação (" Yom Kippur ") - um dia de jejum, em que o sacerdote entrava no Santo dos Santos, com sangue, para fazer expiação pelos pecados do povo. Isto acontecia somente uma vez ao ano. Nesta festa vemos: - o Senhor Jesus como nosso grande Sumo Sacerdote penetrando o céu com o Seu próprio sangue para fazer expiação eterna pelos nossos pecados ( Hb 9.24-28; 10.12-14). 3.7 - a Festa dos Tabernáculos - realizada para ajudar o povo a lembrar-se do período em que habitou em tendas, após a saída do Egito. Como acontecia depois de realizada a colheita (23.29), deduzimos que esta festa aponte para a nossa morada eterna ( Jo 14.1-3), na presença do SENHOR, e para a alegria do povo eleito depois da ressurreição. Veja: Ap 7.9 (referência a palmas; as tendas eram feitas com ramos); 15.2-4.
conclusão medite nas bênçãos decorrentes de uma vida de obediência, conforme 26.3-13. v.6 , o SENHOR chega a comentar detalhes incríveis que seguem uma vida de submissão a Ele - "...farei cessar os animais nocivos da terra...". Quão longe estamos dessa vida de obediência que Ele espera (e requer) de cada um de nós!... Todavia , o desafio permanece! Sua Palavra continua sendo: "Fala a TODA a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: SANTOS SEREIS, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo" (19.2 ).