945786O ser humano é um ser social...pptx

ocg50 9 views 22 slides Oct 17, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

O ser humano é um ser social


Slide Content

2 a 1 o bimestre Aula 03 Ensino Médio Sociologia O ser humano é um ser social

O ser humano como um ser social. A interdependência humana como elemento indispensável para sua sobrevivência. A relação do indivíduo com a sociedade. Desenvolver a ideia de que o ser humano é um ser social que se encontra inserido em um conjunto de redes sociais mais amplas (família, amigos, comunidade religiosa, vizinhança, colegas de trabalho etc.). Compreender que é por meio da integração a esses grupos sociais que o ser humano adquire sua identidade e os meios fundamentais para sua sobrevivência. Entender que o meio social em que vive o ser humano é a sociedade.

Dois irmãos gêmeos univitelinos (idênticos), nascidos no Brasil, em 2020, foram entregues pelos pais biológicos para adoção com apenas alguns dias de vida. Um dos bebês foi adotado por um casal que vivia na Turquia. O outro, por um casal que vivia na China. Imagine esses irmãos com 25 anos. No que esses irmão serão parecidos? E, no que serão diferentes? Por quê? Considerem a seguinte situação hipotética: Bebês gêmeos univitelinos. © Pixabay Para começar 3 minutos

Aos 25 anos, os irmãos serão iguais apenas em suas características físicas (cor de pele, biotipo corporal, cabelos, olhos etc.), devido à condição genética idêntica. Já os modos de se expressarem, a língua que falam e escrevem, os hábitos alimentares, as maneiras como comem, se vestem e se relacionam, as formas como veem e compreendem o mundo, entre outros aspectos, os tornarão muito diferentes um do outro. Isso porque, embora tenham a mesma origem (pais, lugar de nascimento), ambos cresceram em contextos sociais distintos. Foco no conteúdo Elaborado especialmente para a aula com imagem( ns ) ©Pixabay © Wikicommons .

Nós, seres humanos, desde que nascemos, somos inseridos em um conjunto mais amplo de redes sociais (família, amigos, comunidade religiosa, vizinhança, colegas de trabalho etc.), por meio das quais nos tornamos parte integrante desses grupos sociais, adquirindo os meios e os elementos fundamentais para nossa sobrevivência. Somos, assim, seres sociais, imersos em um sistema de relações sociais estruturadas que constitui a sociedade. A família é um dos primeiro grupos sociais no qual o ser humano desenvolve as habilidades necessárias para viver em sociedade, tais como o domínio da linguagem. Essas habilidades variam conforme o contexto social. © Pixabay Foco no conteúdo É possível para o ser humano viver e se desenvolver sozinho, fora da sociedade?

Compartilhamos a linguagem e conhecimentos. Compartilhamos valores e visões de mundo. Compartilhamos modos de vida e rituais do cotidiano. Compartilhamos modos de agir e de nos relacionar. A inserção nos grupos sociais possibilita o compartilhamento de saberes, práticas e símbolos, elementos de uma experiência coletiva transmitida de geração em geração, de indivíduo para indivíduo, criando as condições que viabilizam a vida em sociedade e, ao mesmo tempo, a continuidade da própria sociedade. Foco no conteúdo Imagens 1, 2 e 3: © Pixabay Imagem 4: Reprodução – Tamires Kopp/MDA/FLICKR, 2014. Disponível em: https://www.flickr.com/ photos / codevasf /14226386067 . Acesso em: 22 out. 2024.

Quando dois amigos conversam, seus comportamentos são sociais na medida em que se valem dos elementos da sociedade como a linguagem, bem como as expectativas recíprocas, a compreensão de ambos do que constitui uma amizade e assim por diante. Na vida cotidiana, estabelecemos relações com muitas pessoas, mas são poucas com quem criamos vínculos de amizade, processo que demandam o compartilhamento de afinidades, afeições e valores. © Pixabay O “social” em nossas vidas Foco no conteúdo O que uma simples conversa entre amigos tem de “social”?

Churrasco, por exemplo, é uma prática que, em muitas sociedades, está mais relacionada ao lazer, à confraternização e às festas, ou seja, à eventos que propiciam a sociabilidade, do que somente à alimentação. © Pixabay Foco no conteúdo Todos os seres humanos ingerem alimentos, mas isso não significa que comer é, por si só, uma atividade social. As ideias sociais que influenciam nossa escolha de alimentos, como e quando ingeri-los, contudo, transformam em sociais esses aspectos do ato de comer. O “social” em nossas vidas O que o ato de se alimentar tem de “social”?

Em muitas sociedades, o problema da fome decorre das desigualdades socioeconômicas, fenômeno social que dificulta o acesso aos alimentos para determinados grupos sociais, pela falta de renda e/ou acesso à terra para produção de subsistência. © Pixabay Foco no conteúdo A fome tem um aspecto social profundo na medida em que tal condição decorre de arranjos econômicos, políticos e sociais, por meio dos quais a má distribuição de riqueza, renda e terra dificulta a milhões de pessoas acesso regular a alimentos. O “social” em nossas vidas O que a fome tem de “social”?

A estrutura das relações sociais. Os conhecimentos práticos da vida cotidiana. A linguagem e os modos de se comunicar. A inserção nos grupos sociais fornece aos indivíduos os elementos da vida social que os permitem viver em sociedade. Constituem elementos da vida social (assinale todas que forem corretas): O ser humano é um ser social Os valores e costumes de um povo. 3 minutos

A estrutura das relações sociais. Os conhecimentos práticos da vida cotidiana. A linguagem e os modos de se comunicar. A inserção nos grupos sociais fornece aos indivíduos os elementos da vida social que os permitem viver em sociedade. Constituem elementos da vida social (assinale todas que forem corretas): Correção Os valores e costumes de um povo.

Por sermos seres sociais, imersos em um meio social, a Sociologia sempre se preocupou em entender e explicar a relação entre os indivíduos e a sociedade: Como é possível a convivência em sociedade de indivíduos tão singulares e diferentes de maneira organizada? Quem é que cria, organiza e torna possível o funcionamento das diferentes instituições sociais, como a família e a escola? Os indivíduos são capazes transformar as regras sociais ou essas regras exercem uma força que restringe a capacidade de ação dos indivíduos? A relação entre indivíduo e sociedade Foco no conteúdo Ao problematizar a relação entre o indivíduo e a sociedade, no final do século XIX, a Sociologia produziu três matrizes de respostas a essa questão: A sociedade determina os indivíduos. Os indivíduos determinam a sociedade. A sociedade e os indivíduos determinam-se, reciprocamente, de acordo com os limites estabelecidos pelas condições materiais de existência em um dado período histórico.

A sociedade determina os indivíduos Quando nascemos, encontramos prontas a língua, os valores, normas, costumes, práticas, leis e instituições. Assim, a forma como nos comportamos nos espaços públicos e privados, a maneira como agimos e nos relacionamos, são estabelecidos socialmente. Para alguns sociólogos, como o francês Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade determina os indivíduos, na medida em que estão inseridos em uma estrutura social, que condiciona a sua existência. Foco no conteúdo Para analisar a relação entre indivíduo e sociedade, Durkheim desenvolveu o conceito de fato social , entendido como o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam a ação individual. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos (independem de sua vontade e reflexão), coercitivos (impõem penalidades a quem não cumpre as normas sociais) e gerais (devem ser cumpridos por todos). Conhecer os fatos sociais permitiria explicar a sociedade. (SILVA, 2016) Émile Durkheim Reprodução – MUNGFALI.COM, [s.d.]. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/403775922851629343/ . Acesso em: 10 out. 2024. Quer dizer, então, que os indivíduos aceitariam tudo passivamente e não teriam nenhuma importância nos processos de mudança da sociedade?

Os indivíduos determinam a sociedade Outra abordagem é aquela que valoriza a ação dos indivíduos, seus significados e objetivos. Por trás dos comportamentos, práticas e relacionamentos, existem motivações racionais. De acordo com o sociólogo alemão, Max Weber (1864-1920), a relação entre indivíduo e sociedade é construída a partir da primazia do indivíduo em relação à estrutura social, que resulta do conjunto de decisões racionais dos indivíduos que a integram. A sociedade é moldada pela ação social dos indivíduos. Foco no conteúdo Na concepção de Weber, a sociedade não existe como estrutura que se organiza independentemente da consciência subjetiva dos seus agentes, mas como expressão histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a constituem. Weber entende que as normas sociais existem somente a partir do sentido atribuído a elas pelos indivíduos, que as reconhecem, atribuem-lhes sentido e manifestam as razões para obedecê-las conscientemente. A sociedade é moldada, assim, pelas decisões tomadas pelo conjunto dos indivíduos. (SILVA, 2016) Max Weber Reprodução – FIZE, 2024. Disponível em: https://www.revuepolitique.fr/la-modernite-de-max-weber/ . Acesso em: 10 out. 2024. Quer dizer, então, que condições sociais, históricas e materiais não teriam nenhuma influência sobre a ação dos indivíduos?

Indivíduo e sociedade se determinam reciprocamente A estrutura social agrupa os indivíduos em classes e grupos sociais que limitam as suas condições de existência. Contudo, mesmo dentro dessas condições, os indivíduos podem reagir e provocar mudanças na estrutura social em que vivem. Karl Marx (1818-1883) apresentou uma teoria em que os indivíduos são agentes transformadores de sua realidade, mas atuam sob as condições históricas e sociais que os cercam. Foco no conteúdo Segundo Marx, os homens produzem a si mesmos e a própria história, mas limitados pelas condições materiais e históricas do tempo e lugar em que vivem. Por isso, não é possível afirmar que os indivíduos têm primazia sobre a sociedade ou o contrário, pois a ação dos indivíduos na vida social, assim como a estrutura na qual estão inseridos, é resultado de determinada situação histórico-social. Para ele, a estrutura social e as relações entre os sujeitos são definidas pelo modo como é organizada a produção das condições materiais de existência. (SILVA, 2016) Karl Marx Reprodução – WIKIMEDIA COMMONS, [s.d.]. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Karl_Marx.jpg/874px-Karl_Marx.jpg . Acesso em: 10 out. 2024. Então, aspectos simbólicos da vida social, como a cultura e a religião, são irrelevantes para entender a ação dos indivíduos?

O sistema educacional é um exemplo do que Durkheim considera fato social, pois é obrigatório, no Brasil, a todas as crianças e adolescentes. Manifestação de estudantes no Chile em defesa da educação pública de qualidade, em 2015, é um exemplo do que Weber considera como ação social dos indivíduos. O contraste entre as moradias exemplifica a ideia de Marx sobre como as relações de produção, base da sociedade, determinam as condições de existência dos indivíduos. Alimentar-se após acordar é um exemplo de fato social e de ação social, na medida em que se trata de uma regra que condiciona o agir racional dos indivíduos. Analise as situações a seguir e assinale todas que condizem com o que estudamos na aula: Na prática 5 minutos © Pixabay Reprodução – SÃO PAULO, 2023. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ensino-medio-2024-435-mil-alunos-devem-optar-por-itinerario-formativo-ate-15-09/ . Acesso em: 10 out. 2024. Reprodução – MARIO RUIZ/EL PAÍS, 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/16/internacional/1429211916_911998.html . Acesso em: 10 out. 2024. Reprodução – VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL, 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-09/chefe-do-trafico-na-rocinha-rogerio-157-tentou-negociar-rendicao-com-pf . Acesso em: 10 out. 2024.

Alimentar-se após acordar é um exemplo de fato social e de ação social, na medida em que se trata de uma regra que condiciona o agir racional dos indivíduos. O contraste entre as moradias exemplifica a ideia de Marx sobre como as relações de produção, base da sociedade, determinam as condições de existência dos indivíduos. Manifestação de estudantes no Chile em defesa da educação pública de qualidade, em 2015, é um exemplo do que Weber considera como ação social dos indivíduos. O sistema educacional é um exemplo do que Durkheim considera fato social, pois é obrigatório, no Brasil, a todas as crianças e adolescentes. Na prática Correção © Pixabay Reprodução – SÃO PAULO, 2023. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ensino-medio-2024-435-mil-alunos-devem-optar-por-itinerario-formativo-ate-15-09/ . Acesso em: 10 out. 2024. Reprodução – MARIO RUIZ/EL PAÍS, 2015. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2015/04/16/internacional/1429211916_911998.html . Acesso em: 10 out. 2024. Reprodução – VLADIMIR PLATONOW/AGÊNCIA BRASIL, 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-09/chefe-do-trafico-na-rocinha-rogerio-157-tentou-negociar-rendicao-com-pf . Acesso em: 10 out. 2024.

De acordo com o que estudamos hoje discutam: Os indivíduos fazem a sociedade ou a sociedade faz os indivíduos? Quais são os limites que a sociedade exerce sobre os indivíduos? Qual é a liberdade que os indivíduos dispõem para mudar a sociedade em que vivem? Operários (1933), de Tarsila do Amaral. Reprodução – DARIO LUIS BORELLI/IEA-USP, 2014. Disponível em: http://www.iea.usp.br/imagens/operarios-tarsila-do-amaral/view . Acesso em: 10 out. 2024. Encerramento 5 minutos

CNN BRASIL. Saiba o que foi o acidente aéreo nos Andes retratado no filme “A sociedade da Neve” , 15 jan. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/saiba-o-que-foi-o-acidente-aereo-nos-andes-retratado-no-filme-a-sociedade-da-neve/ . Acesso em: 10 out. 2024. MATTEO, G. de. Perdido na floresta e criado por lobos: a saga de Dina Sanichar . Aventuras na História , 3 ago. 2023. Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/perdido-na-floresta-e-criado-por-lobos-saga-de-dina-sanichar.phtml . Acesso em: 10 out. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista : etapa Ensino Médio , 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf . Acesso em: 10 out. 2024. SILVA, A. et al. Sociologia em movimento . São Paulo: Moderna, 2016. TOMAZI, N. D. Sociologia para o Ensino médio . São Paulo: Saraiva, 2010. Referências

Para professores

Slides 2 Habilidade: (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (SÃO PAULO, 2020) Slides 7 e 8 Tempo: 15 minutos. Dinâmica de condução:  o professor deve ler ou solicitar a leitura do slide 7 a algum dos estudantes. Em seguida, deve apresentar as perguntas do slide 8, com o objetivo de provocar reflexão sobre o processo de socialização e a organização do meio social para a sobrevivência dos indivíduos. Expectativas de respostas: considerando as tarefas necessárias para a sobrevivência sob condições extremas, a resposta para a primeira pergunta deve ser negativa. Para a segunda pergunta, espera-se que os estudantes consigam elucidar a importância da sociabilidade na constituição e sobrevivência dos seres humanos. Aprofundamento: sugerir que os alunos reflitam sobre a interdependência dos indivíduos nos diferentes aspectos do dia-dia, como a alimentação, estudo, trabalho, lazer etc.
Tags