2 a 1 o bimestre Aula 03 Ensino Médio Sociologia O ser humano é um ser social
O ser humano como um ser social. A interdependência humana como elemento indispensável para sua sobrevivência. A relação do indivíduo com a sociedade. Desenvolver a ideia de que o ser humano é um ser social que se encontra inserido em um conjunto de redes sociais mais amplas (família, amigos, comunidade religiosa, vizinhança, colegas de trabalho etc.). Compreender que é por meio da integração a esses grupos sociais que o ser humano adquire sua identidade e os meios fundamentais para sua sobrevivência. Entender que o meio social em que vive o ser humano é a sociedade.
A estrutura das relações sociais. Os conhecimentos práticos da vida cotidiana. A linguagem e os modos de se comunicar. A inserção nos grupos sociais fornece aos indivíduos os elementos da vida social que os permitem viver em sociedade. Constituem elementos da vida social (assinale todas que forem corretas): O ser humano é um ser social Os valores e costumes de um povo. 3 minutos
A estrutura das relações sociais. Os conhecimentos práticos da vida cotidiana. A linguagem e os modos de se comunicar. A inserção nos grupos sociais fornece aos indivíduos os elementos da vida social que os permitem viver em sociedade. Constituem elementos da vida social (assinale todas que forem corretas): Correção Os valores e costumes de um povo.
Por sermos seres sociais, imersos em um meio social, a Sociologia sempre se preocupou em entender e explicar a relação entre os indivíduos e a sociedade: Como é possível a convivência em sociedade de indivíduos tão singulares e diferentes de maneira organizada? Quem é que cria, organiza e torna possível o funcionamento das diferentes instituições sociais, como a família e a escola? Os indivíduos são capazes transformar as regras sociais ou essas regras exercem uma força que restringe a capacidade de ação dos indivíduos? A relação entre indivíduo e sociedade Foco no conteúdo Ao problematizar a relação entre o indivíduo e a sociedade, no final do século XIX, a Sociologia produziu três matrizes de respostas a essa questão: A sociedade determina os indivíduos. Os indivíduos determinam a sociedade. A sociedade e os indivíduos determinam-se, reciprocamente, de acordo com os limites estabelecidos pelas condições materiais de existência em um dado período histórico.
A sociedade determina os indivíduos Quando nascemos, encontramos prontas a língua, os valores, normas, costumes, práticas, leis e instituições. Assim, a forma como nos comportamos nos espaços públicos e privados, a maneira como agimos e nos relacionamos, são estabelecidos socialmente. Para alguns sociólogos, como o francês Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade determina os indivíduos, na medida em que estão inseridos em uma estrutura social, que condiciona a sua existência. Foco no conteúdo Para analisar a relação entre indivíduo e sociedade, Durkheim desenvolveu o conceito de fato social , entendido como o conjunto de normas e regras coletivas que orientam e condicionam a ação individual. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos (independem de sua vontade e reflexão), coercitivos (impõem penalidades a quem não cumpre as normas sociais) e gerais (devem ser cumpridos por todos). Conhecer os fatos sociais permitiria explicar a sociedade. (SILVA, 2016) Émile Durkheim Reprodução – MUNGFALI.COM, [s.d.]. Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/403775922851629343/ . Acesso em: 10 out. 2024. Quer dizer, então, que os indivíduos aceitariam tudo passivamente e não teriam nenhuma importância nos processos de mudança da sociedade?
Os indivíduos determinam a sociedade Outra abordagem é aquela que valoriza a ação dos indivíduos, seus significados e objetivos. Por trás dos comportamentos, práticas e relacionamentos, existem motivações racionais. De acordo com o sociólogo alemão, Max Weber (1864-1920), a relação entre indivíduo e sociedade é construída a partir da primazia do indivíduo em relação à estrutura social, que resulta do conjunto de decisões racionais dos indivíduos que a integram. A sociedade é moldada pela ação social dos indivíduos. Foco no conteúdo Na concepção de Weber, a sociedade não existe como estrutura que se organiza independentemente da consciência subjetiva dos seus agentes, mas como expressão histórica dos valores e da racionalidade dos indivíduos que a constituem. Weber entende que as normas sociais existem somente a partir do sentido atribuído a elas pelos indivíduos, que as reconhecem, atribuem-lhes sentido e manifestam as razões para obedecê-las conscientemente. A sociedade é moldada, assim, pelas decisões tomadas pelo conjunto dos indivíduos. (SILVA, 2016) Max Weber Reprodução – FIZE, 2024. Disponível em: https://www.revuepolitique.fr/la-modernite-de-max-weber/ . Acesso em: 10 out. 2024. Quer dizer, então, que condições sociais, históricas e materiais não teriam nenhuma influência sobre a ação dos indivíduos?
Indivíduo e sociedade se determinam reciprocamente A estrutura social agrupa os indivíduos em classes e grupos sociais que limitam as suas condições de existência. Contudo, mesmo dentro dessas condições, os indivíduos podem reagir e provocar mudanças na estrutura social em que vivem. Karl Marx (1818-1883) apresentou uma teoria em que os indivíduos são agentes transformadores de sua realidade, mas atuam sob as condições históricas e sociais que os cercam. Foco no conteúdo Segundo Marx, os homens produzem a si mesmos e a própria história, mas limitados pelas condições materiais e históricas do tempo e lugar em que vivem. Por isso, não é possível afirmar que os indivíduos têm primazia sobre a sociedade ou o contrário, pois a ação dos indivíduos na vida social, assim como a estrutura na qual estão inseridos, é resultado de determinada situação histórico-social. Para ele, a estrutura social e as relações entre os sujeitos são definidas pelo modo como é organizada a produção das condições materiais de existência. (SILVA, 2016) Karl Marx Reprodução – WIKIMEDIA COMMONS, [s.d.]. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fc/Karl_Marx.jpg/874px-Karl_Marx.jpg . Acesso em: 10 out. 2024. Então, aspectos simbólicos da vida social, como a cultura e a religião, são irrelevantes para entender a ação dos indivíduos?
De acordo com o que estudamos hoje discutam: Os indivíduos fazem a sociedade ou a sociedade faz os indivíduos? Quais são os limites que a sociedade exerce sobre os indivíduos? Qual é a liberdade que os indivíduos dispõem para mudar a sociedade em que vivem? Operários (1933), de Tarsila do Amaral. Reprodução – DARIO LUIS BORELLI/IEA-USP, 2014. Disponível em: http://www.iea.usp.br/imagens/operarios-tarsila-do-amaral/view . Acesso em: 10 out. 2024. Encerramento 5 minutos
CNN BRASIL. Saiba o que foi o acidente aéreo nos Andes retratado no filme “A sociedade da Neve” , 15 jan. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/saiba-o-que-foi-o-acidente-aereo-nos-andes-retratado-no-filme-a-sociedade-da-neve/ . Acesso em: 10 out. 2024. MATTEO, G. de. Perdido na floresta e criado por lobos: a saga de Dina Sanichar . Aventuras na História , 3 ago. 2023. Disponível em: https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/reportagem/perdido-na-floresta-e-criado-por-lobos-saga-de-dina-sanichar.phtml . Acesso em: 10 out. 2024. SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo Paulista : etapa Ensino Médio , 2020. Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2023/02/CURR%C3%8DCULO-PAULISTA-etapa-Ensino-M%C3%A9dio_ISBN.pdf . Acesso em: 10 out. 2024. SILVA, A. et al. Sociologia em movimento . São Paulo: Moderna, 2016. TOMAZI, N. D. Sociologia para o Ensino médio . São Paulo: Saraiva, 2010. Referências
Para professores
Slides 2 Habilidade: (EM13CHS101) Identificar, analisar e comparar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de ideias filosóficas e de processos e eventos históricos, geográficos, políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais. (SÃO PAULO, 2020) Slides 7 e 8 Tempo: 15 minutos. Dinâmica de condução: o professor deve ler ou solicitar a leitura do slide 7 a algum dos estudantes. Em seguida, deve apresentar as perguntas do slide 8, com o objetivo de provocar reflexão sobre o processo de socialização e a organização do meio social para a sobrevivência dos indivíduos. Expectativas de respostas: considerando as tarefas necessárias para a sobrevivência sob condições extremas, a resposta para a primeira pergunta deve ser negativa. Para a segunda pergunta, espera-se que os estudantes consigam elucidar a importância da sociabilidade na constituição e sobrevivência dos seres humanos. Aprofundamento: sugerir que os alunos reflitam sobre a interdependência dos indivíduos nos diferentes aspectos do dia-dia, como a alimentação, estudo, trabalho, lazer etc.