A Doutrina dos Apóstolos estudo da biblia

52 views 15 slides Sep 07, 2024
Slide 1
Slide 1 of 15
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15

About This Presentation

estudo estudo dos apostolos


Slide Content

A Doutrina dos Apóstolos “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” ( Ef 2.20)

Texto áureo “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina.” ( Ef 2.20)

RESUMO DA LIÇÃO A Igreja deve preservar o compromisso de manter e ensinar a doutrina dos apóstolos, que é a doutrina de Deus.

TEXTO BÍBLICO Atos 2.42-47 42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. 44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum. 45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade. 46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração 47 Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

“a igreja somente poderá ser genuína se for alicerçada na revelação infalível, inspirada por Cristo aos primeiros apóstolos”. Os apóstolos do Novo Testamento foram os mensageiros originais, testemunhas e representantes autorizados do Senhor crucificado e ressurreto ( Ef 2.20). Foram as pedras fundamentais da Igreja, e sua mensagem encontra-se nos escritos do Novo Testamento, como o testemunho original e fundamental do Evangelho de Cristo, válido para todas as épocas” (Manual da Bíblia de Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p. 1811).

Duas qualidades da mensagem ensinada pelos Apóstolos 1) fidelidade, cujo sentido é o pureza, firmeza e lealdade aquilo que lhe foi confiado pelo Senhor 2) digna de toda aceitação, em virtude da sua fonte divina e, justamente porque o apostolo não maculou e nem misturou a mensagem original recebida

Atos 2.42-47 (Praticidade da doutrina dos apóstolos) 1) unidade entre os irmãos, refletida na “comunhão, no partir do pão e nas orações” (v. 42); 2) temor a Deus, com claras demonstrações de reverência e santidade (v. 43); 3) cuidado uns com os outros em todas as suas necessidades, procurando viver num ambiente marcado pela justiça; e 4) compromisso com a evangelização e o avanço da Igreja na sua missão.

A DOUTRINA SUSCITA O AMOR Pedro- O amor confere autenticidade e valida a doutrina. O apóstolo Pedro entendeu isso muito bem, razão por que a virtude do amor é muito presente nos seus ensinos doutrinários. A sua compreensão acerca da relação entre doutrina e amor advém do seu relacionamento pessoal e presencial durante o ministério terreno de Jesus, especialmente no seu último diálogo com o Mestre, no qual por três vezes Pedro é indagado se amava o Senhor efetivamente ( Jo 21.15-17)

A DOUTRINA SUSCITA O AMOR João “o apóstolo do amor” Isso se dá porque o tema do amor é central nos seus ensinos e molda tudo o que ele elaborou como conteúdo doutrinário 1João 4 10- E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. 11-Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros. 12-Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. 16-E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. 19-Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.

A DOUTRINA SUSCITA O AMOR o apóstolo Paulo ensinou aos irmãos coríntios que amar não é sentimento, mas comportamento . Numa geração marcada pela “espiritualidade do sentir”, a doutrina de Paulo sobre o amor propõe um retorno à “espiritualidade do viver”, isto é, da ação que reflete o verdadeiro amor. Por exemplo, para Paulo, o amor credencia e dá validade às ações do crente, quer diante de Deus, quer das pessoas (1 Co 13.1-8), além de ser a virtude de crentes maduros e superior a todas as demais ações (9-13). O amor na doutrina de Paulo é, portanto, o que dá sentido a tudo o que envolve a vida, inclusive a cristã

A DOUTRINA GERA SERVIÇO Rm 12.36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. A vida cristã é, portanto, uma vida de serviço. Infelizmente, muitas pessoas não compreendem isso. Deus nos chamou para servir uns aos outros, seguindo o exemplo de Jesus. Ele veio para nos servir, orientar e ajudar, deixando-nos um legado de serviço mútuo. No entanto, muitos preferem ser servidos em vez de servir, buscando domínio e posição de autoridade. Na igreja, entretanto, o princípio é diferente. A igreja é um lugar de serviço, onde cada membro precisa estar disposto a servir. Devemos colocar nossos talentos e habilidades a serviço do Reino de forma voluntária, dedicada, responsável e comprometida. Nosso serviço deve ser realizado com alegria, disposição e coragem, pois é assim que cumprimos a vontade de Deus para nossas vidas.

A DOUTRINA GERA SERVIÇO Jesus é o alicerce da doutrina cristã, o modelo de servo a ser seguido pelos seus discípulos e todos os crentes. Paulo rogou aos irmãos da igreja em Roma para que não se amoldassem aos padrões deste mundo, mas que mudassem a forma ( Rm 12.2). Segundo a forma de pensar deste mundo, maior é o que é servido, aquele que está assentado à mesa. Entretanto, Jesus Cristo ensinou que no Reino de Deus maior é o que serve ( Lc 22.26,27). Portanto, uma vida cristã bíblica e madura é marcada pelo serviço a Deus e ao próximo.

CONCLUSÃO A doutrina dos apóstolos está fundamentada em Jesus Cristo, e tal verdade implica aspectos teóricos e práticos. A doutrina dos apóstolos revela O que os crentes de todos os tempos, precisam crer e praticar. Aprendemos a respeito da praticidade dos ensinos apostólicos, indicando a expectativa de Deus e das pessoas em relação à Igreja. Isso se dá em dois aspectos na doutrina dos apóstolos: o primeiro é o amor, como fruto da verdadeira doutrina, O segundo é O serviço abnegado, do qual 0 Senhor Jesus é 0 exemplo maior.
Tags