a história da reforma 32.pptx continuando

ChristianSchuquel 7 views 31 slides Oct 29, 2025
Slide 1
Slide 1 of 31
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31

About This Presentation

História da reforma2


Slide Content

POR QUE SOMOS LUTERANOS? Nossa igreja se chama Luterana porque segue as doutrinas bíblicas defendidas e ensinadas por Martinho Lutero . Ele não é o fundador da Igreja, visto que somente Jesus Cristo é o fundamento dela e sua base doutrinária é o testemunho dos profetas e apóstolos registrados nas Escrituras.

QUEM FOI MARTINHO LUTERO? Martinho Lutero nasceu em Eisleben, Alemanha, em 10 de novembro de 1483 F ilho de Hans Luther e Margarethe Lindemann Luther. Sua família era muito pobre, mas seu pai conseguiu adquirir um bom patrimônio trabalhando como mineiro.

A INFANCIA E JUVENTUDE DE LUTERO Sua família era muito religiosa, mas, por falta de conhecimento, era assombrada por muitas superstições. Ele cresceu com muito medo de Deus, pois foi ensinado pela igreja que Deus era um juiz severo e que estava disposto a fazer os cristãos pecadores sofrerem as torturas do purgatório.

A EDUCAÇÃO DE LUTERO Seu pai sonhava que ele se formasse em Direito para casar com uma moça nobre e servir à família. Por isso investiu muito na educação do filho, pois, naquela época não havia educação pública. Aos 14 anos saiu de casa para estudar na escola superior de Magdeburgo.

A EDUCAÇÃO DE LUTERO 2 Depois estudou por três anos no colégio de Eisenach . Em 1501, aos 18 anos, ingressou na Universidade de Erfurt. Em 1502 recebeu o título de Bacharel em Artes e em 1505 de Mestre em Artes.

LUTERO ENTRA NO MOSTEIRO Ao retornar para universidade, reuniu seus colegas e anunciou sua decisão de ingressar no mosteiro. Ele doou seus livros aos colega e, no dia 17 de julho de 1505, entrou no mosteiro onde jurou obediência a Deus e aos seus superiores. Seu pai não aceitou essa decisão e disse: “Meu filho morreu”.

LUTERO NO MOSTEIRO No mosteiro, esforçava-se para agradar a Deus e conquistar o seu amor. Orava muito e castigava seu próprio corpo. Mas, mesmo assim, não encontrou a paz desejada. Em 1507 foi ordenado sacerdote. Mas seu coração continuava amedrontado.

LUTERO NA UNIVERSIDADE Por ser um aluno dedicado e muito inteligente, destacou-se como intelectual. Por isso, em 1508, recebeu o título de Doutor em Teologia. No mesmo ano, foi enviado para a recém criada Universidade de Wittenberg para estudar e ensinar a Bíblia. Ali, dedicou-se ao estudo aprofundado da Bíblia e tornou-se um professor admirável.

Como professor de Bíblia, Lutero se aprofundou nos estudos das Escrituras. A DESCOBERTA DE LUTERO Lendo o texto sagrado, encontrou os textos de Romanos e Efésios. Neste textos ele descobriu que Deus é cheio de amor e misericórdia. É um Pai e não um juiz cruel. Entendeu, também, que o desejo divino não é a condenação do pecador, mas a sua salvação. E o melhor, essa salvação é gratuita.

A DESCOBERTA DE LUTERO Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” Rm 1.17 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. Ef 2.8

A DESCOBERTA DE LUTERO Após esta descoberta, Lutero começou a ensinar que somente Jesus Cristo é o Salvador e que não há outro caminho para a salvação. Tanto na igreja como na universidade seu ensino era recebido com muita alegria.

A VENDA DE INDULGENCIAS Em 1517, o Papa Leão X precisava de dinheiro para a construção da Basílica de São Pedro. Por isso autorizou a venda de indulgências na Alemanha. Indulgencia era um documento que garantia a salvação imediata da alma da pessoa que a comprava ou de algum familiar morto cuja alma, segundo a igreja, estava sofrendo os tormentos do purgatório.

A VENDA DE INDULGENCIAS O responsável pel a venda de indulgências se chamava Tetzel e era famoso por arrecadar grandes somas de dinheiro sendo assim, uma grande fonte de renda para a igreja. A frase mais famosa de Tetzel era: “Assim que a moeda cair no fundo do baú, uma alma sai do purgatório” Assim as pessoas eram motivadas a comprar a indulgencia em busca de sua salvação e da própria família.

AS 95 TESES Lutero, pelo conhecimento da graça e da obra de Cristo, não concordou com isso. Por isso, no dia 31 DE OUTUBRO DE 1517, afixou na porta da igreja de Wittenberg as “95 teses contra a venda de indulgências” Por isso, 31 de outubro é celebrado como DIA DA REFORMA.

AS 95 TESES O objetivo de Lutero não era criar uma nova igreja, mas debater na universidade sobre o assunto. Além disso, em sua fé na igreja, acreditava que o Papa não sabia o que estava acontecendo. Por isso, tinha como propósito alerta-lo do problema.

AS 95 TESES Quando os alunos da universidade leram as teses ficaram impressionados. Então, traduziram as mesmas em todas as línguas da Europa e enviaram para as igrejas. Por isso, em pouco tempo, todo o continente discutia o assunto. Quando o Papa foi informado, disse que não passava de “delírios de um padre alemão bêbado”

O CONFLITO COM IGREJA No entanto, o assunto causou um impacto muito grande na igreja. Lutero passou a ser questionado sobre os mais diversos temas e começou a escrever sobre diversos temas polêmicos. Isso o levou a questionar outros erros doutrinários de Roma. A igreja reagiu pressionando-o de várias formas, mas nada o segurava.

O CONFLITO COM IGREJA Em janeiro de 1521 o Papa editou a bula de excomunhão de Lutero, banindo-o da igreja. No mesmo dia, mandou queimar os seus escritos em praça pública. Quando Lutero recebeu a bula a queimou junto com outros documentos da igreja. Assim, se rompia o relacionamento entre Roma e Lutero.

A DIETA DE WORMS Em abril de 1521, o imperador Carlos V, sob a influência do Papa, ordenou que Lutero se apresentasse na cidade Worms a fim de ser julgado. Ao ser questionado se estava disposto a renegar tudo o que escreveu e ensinou, ele respondeu: “A menos que seja convencido pela Bíblia de que estou errado, não posso renegar minha obra. No dia 18 de abril, o imperador deu-lhe 30 dias para se retirar do império.

LUTERO ESCONDIDO Sendo banido do império, qualquer pessoa podia mata-lo. Por isso, o príncipe Frederico, o Sábio, que admirava Lutero, forjou um sequestro para salva-lo da morte. Lutero foi levado para o Castelo de Wartburg , na cidade de Eisenach . Ali assumiu o nome de Cavaleiro Jorge parar poder circular entre o povo em segurança.

A TRADUÇÃO DA BÍBLIA Enquanto estava escondido em Wartburg , Lutero dedicou seu tempo para traduzir a Bíblia para a língua alemã. Até aquele momento a única tradução disponível era em latim, assim o povo não tinha acesso. Uma das preocupações de Lutero foi traduzir de uma forma que o povo simples pudesse entender. Por isso, se disfarçava e ia até a feira ouvir como as pessoas falavam no dia a dia.

A CONFISSÃO DE AUGSBURGO Em 25 de junho de 1530, o imperador Carlos V convocou os principes alemães para uma reunião na cidade de Augsburgo . Ele exigiu que eles renegassem os ensinos de Lutero e banissem a Bíblia em alemã de suas terras . Mas, eles se recusaram a fazer isso . Ao contrário , se ajoelharam Diante do imperandor e disseram : “ Preferimos que o imperador corte a nossa cabeçao a perdermos os Evangelho ”

A CONFISSÃO DE AUGSBURGO Assim , o imperador aceitou que eles apresentassem uma confissão de sua fé . Lutero e seus colegas redigiram um texto em alemão e latim para apresentarem . Esse foi o primeiro escrito confessional luterano e ficou conhecido como “CONFISSÃO DE AUGSBURGO”. Eles entragaram cópias do documento para o imperador e os representantes da igreja de Roma. Estes escreveram a “ Confutação da Confissão de Augsburgo ”

PROTESTAMOS O imperador dormiu durante a leitura de ambos os documentos . Mas, no final do encontro , declarou que o Ensino católico estava correto e proibiu que Lutero continuasse ensinando . Como reação , os principes alemães redigiram um documento que iniciava com a palavra “ Protestamos ”. Por isso , os principes foram chamados de PROTESTANTES. Nome que se mantém até hoje quando se refere aos defensores dos princípios da Reforma.

CATARINA Catarina von Bora perdeu sua mãe quando criança . Seu pai se casou novamente e a enviou para o convento . Ali ela permaneceu até a idade adulta . No convento ela teve acesso aos escritos de Lutero e, junto com suas colegas , planejou uma fuga . Na véspera da Páscoa de 1523, com a ajuda de amigos de Lutero , fugiu com outras 11 irmãs , indo procurar refúgio em Wittenberg. Lutero arrumou casamento para as 11 irmãs , mas Catarina só aceitava se casar com ele . Por isso , em 13 de junho de 1525, se casaram . Catarina foi uma benção na vida do reformador , sendo companheira , conselheira e adminstradora do lar. Eles tiveram seis filhos : Johannes, Elisabeth, Magdalena, Martin, Paul e Margaretha

A MORTE DE LUTERO Em 18 de fevereiro de 1546, aos 62 anos de idade , Lutero faleceu em sua terra natal. No leito de morte , ao ser questionado se mantinha a sua fé em Jesus Cristo a qual havia defendido , confessou sua realidade de pecador e reafirmou sua fé . Ele foi sepultado na igreja onde pregou sua vida toda , em Wittenberg.

O LEGADO DE LUTERO Lutero deixou legados inestimável para o mundo : A redescoberta do Evangelho ; A Bíblia na língua do povo ; Liberdade de pensamento ; Educação pública para as crianças ; Separação entre igreja e estado ; Milhares de escritos ; Exemplo de fidelidade a Deus e as Escrituras .

OS 3 PILARES DA REFORMA Embora Lutero tenha discutido e tratado de muitos temas doutrinários , seu Ensino se baseava em três pilares básicos : -Sola Gratia ( só a graça ) -Sola Scriptura (Só a Escritura ) -Sola Fife (Só a fé )

SOLA GRATIA A igreja de Roma ensinava que a salvação era conquistada pelas boas obras determinadas por ela . A isso Lutero questionou , com base nas Escrituras , que a salvação só é alcançada pela graça de Deus, sem esforço humano . “Pois pela graça de Deus você são salvos, por meio da fé . Isso não vem de vocês , mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultados dos esforços de vocês ”

SOLA FIDE Enquanto Roma ensinava que, para ser salvo, era necessário obedecer todos as leis, além de boas obras , Lutero , pelas Escrituras , defendia que o único meio para receber a vida eterna , é a fé . “Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita : é por meio da fé , do começo ao fim . Como dizem as Escrituras Sagradas : ‘ Viverá aquele que, por meio da fé , é aceito por Deus’”. Romanos 1.17
Tags