A importância do desnho na Educação Infantil.pptx

Ncleopedagogico 446 views 8 slides Nov 10, 2022
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

DESCREVE A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO, SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, SEU PROTAGONISMO E AS INTERVENÇÕES DOS DOCENTES.


Slide Content

MARCAS E REGISTROS DE VIDA: DESENHOS QUE CONTAM A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO INICIO A CRIANÇA RABISCA PELO PRAZER DO MOVIMENTO, SEM QUALQUER COMPROMISSO COM O REGISTRO OU COM A FIGURAÇÃO. O GRAFISMO QUE APARECE É ESSENCIALMENTE MOTOR, ORGÂNICO, RÍTMICO. QUANDO O DEDO DESLIZA SOBRE A AREIA, QUANDO O LÁPIS ESCORREGA NO PAPEL AS LINHAS SURGEM. ASSIM QUE A MÃO PARA, O TRAÇO DEIXA DE ACONTECER.

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NESSES PRIMEIROS ANOS, O CORPO TODO É ACIONADO PARA EXPRESSAR: ESTICA-SE, RECOLHE-SE, GESTICULA, TOCA, SENTE TEXTURAS, IMPRIME PRESSÃO, USA DE DELICADEZAS E DE IMPETUOSIDADE. ASSIM, "O PRIMEIRO ESPAÇO GRÁFICO DA CRIANÇA É A PROJEÇÃO DO CORPO SOBRE O PAPEL" ( MÉREDIEU,1974 apud DERDYK,2015,p.60)

O MOVIMENTO CORPORAL ACONTECE E LOGO DESAPARECE, MAS O TRAÇO, A LINHA, O RISCO PERMANECEM MARCADOS NA SUPERFÍCIE. É COMUM QUE AS CRIANÇAS AO RABISCAREM O PAPEL, OLHEM DO OUTRO LADO PARA VER O QUE ACONTECEU ALI; OU ENTÃO QUE PASSEM A MÃO SOBRE O TRAÇO NA TENTATIVA DE VERIFICAR SE ELE DESGRUDA. A PESQUISA ENVOLVIDA NESSE PROCESSO REVELA O ENIGMA  QUE SE APRESENTA QUANDO UM GESTO FUGAZ DEIXA MARCAS QUE NÃO SE APAGAM DE IMEDIATO E, MAIS AINDA, QUE PODEM SER MOSTRADOS AOS OUTROS. O DESENHO, NESTE SENTIDO, É UMA FORMA DE RELAÇÃO DA CRIANÇA COM O MUNDO, UM JEITO DE CONHECER  A REALIDADE E DE SE APROPRIAR DO MODO PELO QUAL PERCEBE. E AS MARCAS? O QUE ACONTECE COM AS LINHAS DO DESENHO?

MAS, AFINAL, O QUE É DESENHO? DESENHO É: LINGUAGEM E FORMA DE EXPRESSÃO - QUE PROPICIA INTEGRAÇÃO ENTRE COGNIÇÃO, AÇÃO, IMAGINAÇÃO, PERCEPÇÃO E SENSIBILIDADE (IAVELBERG,2017,p.57); INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO - DE SI E DO MUNDO, PARA A TÉCNICA, PARA CIÊNCIA, PARA A ARTE; ÍNDICE HUMANO – QUE PODE MANIFESTAR-SE NÃO SÓ ATRAVÉS DE MARCAS GRÁFICAS DEPOSITADAS NO PAPEL ( PONTO, LINHA, TEXTURA, MANCHA), MAS TAMBÉM POR MEIO DE SINAIS COMO UM RISCO NO MURO, UMA IMPRESSÃO DIGITAL OU DA MÃO EM UMA SUPERFÍCIE... ( DERDYK,2007,P.33-34)

COMO EXPERIÊNCIA DA INFÂNCIA, A CRIANÇA DESENHA COMO BRINCA: PELO PRAZER DE SE MOVIMENTAR E SE EXPRESSAR, E COM A SERIEDADE DE QUEM CONSTRÓI PRÓPRIA HISTÓRIA; POR TUDO ISSO DESENHAR É TÃO IMPORTANTE! E AS CRIANÇAS  MERECEM TER OPORTUNIDADE DE FAZÊ-LO TODOS OS DIAS – AS VEZES COMO ATIVIDADE DE UM ARRANJO, AS VEZES COMO PROPOSTA DE UM DESENHO  LIVRE.

POR QUE DESENHAR COM FREQUÊNCIA? DESENHAR COM CONSTÂNCIA PERMITE A CRIANÇA EXPERIMENTAR-SE DE DIVERSOS MODOS. NESSE PROCESSO ELA: ACIONA SABERES PRÉVIOS ( COGNITIVOS, TÉCNICOS, SENSORIAIS E MOTORES); OBSERVA SEUS MOVIMENTOS E OS EFEITOS QUE PRODUZEM; DESCOBRE GRADATIVAMENTE DIFERENTES DESLOCAMENTOS; ENCONTRA NOVAS SOLUÇÕES POR MEIO DE TENTATIVAS QUE FAZ; APRENDE COM AS PRODUÇÕES ANTERIORES E PESQUISA FORMAS DE EXPRESSAR-SE E DE ORGANIZAR SUAS NARRATIVAS; APERFEIÇOA  A DESTREZA E A COORDENAÇÃO MOTORA; AGUÇA A SENSIBILIDADE, A PERCEPÇÃO E O PRAZER VISUAL; CONSTRÓI SEU ESPAÇO GRÁFICO POR MEIO DE TENTATIVAS E AJUSTES.

TENDO A SUA DISPOSIÇÃO QUALQUER CONJUNTO DE MATERIAIS E SUPORTES QUE POSSIBILITE DEIXAR UMA MARCA A CRIANÇA DESENHA: O DEDO NA AREIA... O CARVÃO NO MURO... O GRAVETO COM TINTA DE PAPEL... A ÁGUA NO CHÃO SECO... O GIZ NA PEDRA...  E POR AI VAI... DEIXANDO MARCAS, EXPRESSANDO MOVIMENTOS, CRIANDO HISTÓRIAS!