A Língua Portuguesa no Mercado de Trabalho[1] (1).pptx

25 views 19 slides Jul 25, 2024
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Palestra informativa.


Slide Content

Sheila Duarte Sou Pedagoga , graduada em Letras (Português/Inglês) e pós graduada em Gramática e Textos da Língua Portuguesa pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Possuo especialização em Gestão da Comunicação e Tecnologias e Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação Corporativa, ambos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Experiência como Gestora de Comunicação na criação e produção de conteúdo e revisão de textos. Profissional com 14 anos de experiência na Educação como professora e Coordenadora Pedagógica.

A Língua Portuguesa no Mercado de T rabalho Erros gramaticais levam à demissão?

Dificuldades com o idioma Língua Portuguesa: A grande vilã! A falta de conhecimento da Língua Portuguesa está virando uma pedra no sapato de muitos brasileiros em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Indicadores “Impressiona o fato de os jovens na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantém o hábito da leitura” Erick Sperduti , supervisor de seleção do Nube O ditado de 30 palavras permite até sete erros, mas é responsável por 36,8% das reprovações dos candidatos, conforme pesquisa da equipe de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios ( Nube ), realizada com 6.175 candidatos.

Indicadores O Nube (2021) realizou uma pesquisa com mais de três mil respondentes questionando a respeito do conhecimento deles acerca das novas regras da língua portuguesa . Os resultados foram: 36,86% conhecem e consideram fácil, 34,39% ouviram falar, mas não se atualizaram ainda, 18,29% desconhecem e 10,34% acham difícil .

Indicadores Dificuldades Sociais: 49,8% dos jovens não concluem o ensino médio; 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples; 36,6% dos jovens de 16 anos não terminaram o ensino fundamental; 11 anos é o tempo de estudo da língua portuguesa até o ensino médio. Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Evasão Educacional – muito além da pandemia, uma questão social. Dados: 680 mil jovens fora da escola; Idade: 15 a 17 anos; Prejuízo: 214 bilhões por ano para o país. Em forma de: criminalidade; Vida + curta; Adquirir doenças graves; Salários menores; Menos produtivos. Fonte: https://revistaensinosuperior.com.br/ ” Esse é o custo da falta de ensino.

Vídeo

Português sem Tropeços Cursos de reciclagem Aprimoramento das habilidades de escrita/expressão oral; Preços Hora aula varia de R$ 70 a R$ 90; Tempo Entre 10, 20 ou 30 h/a

Erros mais comuns Problemas de pontuação Ex.: Fogo. Fogo! Fogo? Irás. Voltarás. Não morrerás! Irás. Voltarás? Não! Morrerás. Gerundismo Ex.: Vou estar fazendo o que me pediu quando puder.

Erros mais comuns Concordância A gente vai ou a gente vamos? Agente = Agente de saúde Agente financeiro Agente de turismo Agente secreto

Erros mais comuns Pleonasmo Ex.: Anexar junto. Entrar para dentro. Subir para cima. Gírias Ex.: Hoje o trampo tá suave. Não esquenta, cara! Tá ligado! Tipo assim!

Erros mais comuns Modismos - A nível de: Ex.: A nível de diretoria; A nível de relatório; Correto: Em nível de diretoria. Estrangeirismos Ex.: “ vamos dar um  start  na reunião”  “precisamos dar um  up  nas vendas”

Dicas Gramaticais Mal – Contrário de bem. Mau – Contrário de bom. Onde – Usado somente para lugar fixo. Aonde - Transmite ideia de movimento (equivale à expressão “para onde”). Mas - indica contrariedade, pode ser substituído por porém Mais – indica intensidade / quantidade Más - indica algo ruim, cruel / contrário de boas

Dicas Gramaticais Uso dos porquês: Por que – utilizado para perguntas; Por quê - utilizado no final de frases ou sozinho; Porque – utilizado para respostas; Porquê – Tem o mesmo significado de o motivo/ a razão e é sempre precedido dos artigos o/um.

Dicas Gramaticais A palavra menos é invariável, portanto não existe “ menas ”; O correto sempre será esteja/seja, pois não existe “ esteje / seje ”.

Exercício ortográfico Recurso muito utilizado para a consolidação da escrita correta das  palavras , promovendo conhecimentos de ortografia.

Respostas do ditado cochicho sessão analisar extinguir extracurricular guarda-roupa socioeconômico autorretrato cachaça xepa chalé de repente paradoxo proeza agilizar amortizar autoescola ascensorista autossugestão admissível antessala antissocial com certeza mexer ajeitar ajuizar gorjeta afligir canjica jiboia exceção êxito ansioso

Material elaborado por: Professora Sheila Duarte