A Língua Portuguesa no Mercado de Trabalho[1] (1).pptx
25 views
19 slides
Jul 25, 2024
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Palestra informativa.
Size: 17.37 MB
Language: pt
Added: Jul 25, 2024
Slides: 19 pages
Slide Content
Sheila Duarte Sou Pedagoga , graduada em Letras (Português/Inglês) e pós graduada em Gramática e Textos da Língua Portuguesa pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Possuo especialização em Gestão da Comunicação e Tecnologias e Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação Corporativa, ambos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Experiência como Gestora de Comunicação na criação e produção de conteúdo e revisão de textos. Profissional com 14 anos de experiência na Educação como professora e Coordenadora Pedagógica.
A Língua Portuguesa no Mercado de T rabalho Erros gramaticais levam à demissão?
Dificuldades com o idioma Língua Portuguesa: A grande vilã! A falta de conhecimento da Língua Portuguesa está virando uma pedra no sapato de muitos brasileiros em busca de uma vaga no mercado de trabalho.
Indicadores “Impressiona o fato de os jovens na fase da universidade, registrarem erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantém o hábito da leitura” Erick Sperduti , supervisor de seleção do Nube O ditado de 30 palavras permite até sete erros, mas é responsável por 36,8% das reprovações dos candidatos, conforme pesquisa da equipe de recrutamento e seleção do Núcleo Brasileiro de Estágios ( Nube ), realizada com 6.175 candidatos.
Indicadores O Nube (2021) realizou uma pesquisa com mais de três mil respondentes questionando a respeito do conhecimento deles acerca das novas regras da língua portuguesa . Os resultados foram: 36,86% conhecem e consideram fácil, 34,39% ouviram falar, mas não se atualizaram ainda, 18,29% desconhecem e 10,34% acham difícil .
Indicadores Dificuldades Sociais: 49,8% dos jovens não concluem o ensino médio; 74% da população brasileira não consegue entender um texto simples; 36,6% dos jovens de 16 anos não terminaram o ensino fundamental; 11 anos é o tempo de estudo da língua portuguesa até o ensino médio. Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Evasão Educacional – muito além da pandemia, uma questão social. Dados: 680 mil jovens fora da escola; Idade: 15 a 17 anos; Prejuízo: 214 bilhões por ano para o país. Em forma de: criminalidade; Vida + curta; Adquirir doenças graves; Salários menores; Menos produtivos. Fonte: https://revistaensinosuperior.com.br/ ” Esse é o custo da falta de ensino.
Vídeo
Português sem Tropeços Cursos de reciclagem Aprimoramento das habilidades de escrita/expressão oral; Preços Hora aula varia de R$ 70 a R$ 90; Tempo Entre 10, 20 ou 30 h/a
Erros mais comuns Problemas de pontuação Ex.: Fogo. Fogo! Fogo? Irás. Voltarás. Não morrerás! Irás. Voltarás? Não! Morrerás. Gerundismo Ex.: Vou estar fazendo o que me pediu quando puder.
Erros mais comuns Concordância A gente vai ou a gente vamos? Agente = Agente de saúde Agente financeiro Agente de turismo Agente secreto
Erros mais comuns Pleonasmo Ex.: Anexar junto. Entrar para dentro. Subir para cima. Gírias Ex.: Hoje o trampo tá suave. Não esquenta, cara! Tá ligado! Tipo assim!
Erros mais comuns Modismos - A nível de: Ex.: A nível de diretoria; A nível de relatório; Correto: Em nível de diretoria. Estrangeirismos Ex.: “ vamos dar um start na reunião” “precisamos dar um up nas vendas”
Dicas Gramaticais Mal – Contrário de bem. Mau – Contrário de bom. Onde – Usado somente para lugar fixo. Aonde - Transmite ideia de movimento (equivale à expressão “para onde”). Mas - indica contrariedade, pode ser substituído por porém Mais – indica intensidade / quantidade Más - indica algo ruim, cruel / contrário de boas
Dicas Gramaticais Uso dos porquês: Por que – utilizado para perguntas; Por quê - utilizado no final de frases ou sozinho; Porque – utilizado para respostas; Porquê – Tem o mesmo significado de o motivo/ a razão e é sempre precedido dos artigos o/um.
Dicas Gramaticais A palavra menos é invariável, portanto não existe “ menas ”; O correto sempre será esteja/seja, pois não existe “ esteje / seje ”.
Exercício ortográfico Recurso muito utilizado para a consolidação da escrita correta das palavras , promovendo conhecimentos de ortografia.