A mineração no brasil colonial

4,741 views 34 slides Aug 05, 2013
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

Ciclo Minerador; Sociedade


Slide Content

Prof.ª Marília Pimentel A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL

A INTERIORIZAÇÃO DA OCUPAÇÃO COLONIAL

A PECUÁRIA Necessidade de grandes áreas = fator importante no desbravamento do interior brasileiro; Trajeto percorrido pelas comitivas, ou tropas de gado Formação de núcleos populacionais (instalação de feiras) Responsável principalmente pela ocupação de grandes áreas do Sul (Campanha gaúcha) e do Nordeste, áreas no Sudeste( sul de Minas e Campo dos Goitacazes ) e no Norte( Ilha de Marajó).

MISSÕES RELIGIOSAS Também chamadas de reduções ou aldeamentos ; Catequese indígena agricultura, carpintaria.; Índios aldeados = alvo preferido dos caçadores de escravos(bandeiras); Para fugir dos ataques, as missões foram deslocadas para lugares distantes da ação das bandeiras. Situaram-se na região que corresponde atualmente ao estado do Rio Grande do Sul (região entre os rios Apa e Miranda) e à região amazônica (margem do Rio amazonas).

BANDEIRISMO Surge: Vila de São Paulo de Piratininga (capitania de São Vicente); Objetivos: de apresamento ou preação – expedições de caça aos índios; de prospecção ou mineração – encontrar metais preciosos; De sertanismo de contrato – combater quilombolas e ííndios rebelados; de monções – expedições comerciais que saiam de São Paulo e navegavam pelo Rio Tietê em direção ao Centro-Oeste.

NOVOS TRATADOS DE LIMITES A movimentação no interior do continente provocou mudanças na divisão definida em 1494 pelo Tratado de Tordesilhas. Para acertar a nova partilha, foram assinados outros tratados entre Portugal e Espanha: 1º Tratado de Utrecht (1713) : Definiu o Rio Oiapoque como fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa. 2º Tratado de Utrecht (1715): Reafirmava o direito de Portugal sobre a Colônia do Sacramento.

Tratado de Madri (1750): Estabeleceu o princípio do uti possidetis ( terra pertenceria a quem a tivesse colonizado) Colônia do Sacramento = Espanha; considerou portuguesas as áreas percorridas pelas bandeiras e aquelas onde havia missões religiosas. Tratado de Santo Ildefonso (1777): Reafirmou a posse da Colônia do Sacramento pela Espanha, que também passava a ter domínio sobre Sete Povos das Missões. Ao norte, ratificava a fronteira marcada pelo Rio Oiapoque. Tratado de Badajoz (1801): Fim a uma guerra entre Portugal e Espanha, por causa de Sete Povos das Missões (incorporada ao território brasileiro).

A caminho das Gerais, o ouro foi encontrado

Após recuperar a autonomia em relação à Espanha, Portugal deparou-se com uma grave crise econômica provocada pela falta de recursos para manter as importações. Pressionado pela crise, o governo metropolitano decidiu incentivar a busca de metais preciosos no Brasil,e, na Segunda metade do século XVII, prometeu vantagens financeiras para quem encontrasse ouro e outras riquezas minerais.

As bandeiras de prospecção haviam percorrido vários caminhos em busca de metais e, em 1694, a bandeira chefiada por Bartolomeu Bueno da Silva encontrou as jazidas da Serra de Itaberaba, no atual estado de Minas Gerais.

O Bandeirante Borba Gato: Líder dos paulistas na Guerra dos Emboabas.

A administração aurífera : Intendência das Minas (1702) – órgão criado por Portugal para administrar a região das minas. Divisão em lotes (DATAS); Cobrança de impostos: Quinto (20%). Casas de Fundição (1720). Capitação (1735 – imposto sobre escravos) 100 arroubas anuais (1500kg/ano). Derrama (cobrança de impostos atrasados ). Submissão de Portugal aos interesses ingleses: Tratado de Methuen (1703) – acordo panos e vinhos.

Mudanças do Brasil a partir da descoberta de ouro : Aumento populacional. Aumento do mercado interno. Integração econômica. Integração do sul (gado). Deslocamento do eixo econômico (NE – SE). Mudança da capital (RJ – 1763). Interiorização. Urbanização (Vila Rica, Mariana, Sabará, Diamantina...). Surgimento de classe média urbana. Mobilidade social relativa.

A arte na época do ouro: Estilo barroco. Obras de caráter religioso. Antônio Francisco Lisboa – O Aleijadinho (maior representante).

Mudanças do Brasil a partir da descoberta de ouro : Aumento populacional. Aumento do mercado interno. Integração econômica. Integração do sul (gado). Deslocamento do eixo econômico (NE – SE). Mudança da capital (RJ – 1763). Interiorização. Urbanização (Vila Rica, Mariana, Sabará, Diamantina...). Surgimento de classe média urbana. Mobilidade social relativa.

Aumento do escravismo .

BILBIOGRAFIA
Tags