brunomachado92351
9,530 views
19 slides
Aug 17, 2015
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Filosofia grega
Size: 222.02 KB
Language: pt
Added: Aug 17, 2015
Slides: 19 pages
Slide Content
A mitologia e a Filosofia grega Professor: Bruno Rafael
A Mitologia Grega é um conjunto de mitos (histórias e lendas), sobre vários deuses, heróis, titãs , ninfas, e centauros. A Mitologia Grega originou-se da união das mitologias dórica e micênica. Seu desenvolvimento ocorreu por volta de 700 a. C.
Mito: segundo a filósofa Marilena Chauí é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa( origem dos astros, da terra, dos homens, dos ventos, dos bens, da morte etc.).
Os deuses, além de ter forma humana, tinham sentimentos humanos como amor, inveja, traição, ira, entre outros. Suscetíveis a esses sentimentos, era comum os deuses se apaixonarem por humanos e com eles terem filhos. Alguns heróis da Mitologia Grega eram filhos de deuses e humanos. Os deuses, diferentes de seus filhos, eram imortais.
Os gregos eram politeístas; A religião estava presente na vida cotidiana deles; Faziam orações , oferendas e sacrifícios aos deuses em troca de benefícios; A religião doméstica: o fogo sagrado; A religião não exigia muito dos gregos, pois não havia muitas regras ou normas.
Os templos; Templo de Zeus em Olímpia e de Apolo em Delfos; Os oráculos: previam-se o futuro; As respostar erma sempre enigmáticas; A religião tinha um caráter festivo
Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga - Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos: Herácles ou Hércules e Aquiles . - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa - Quimera : mistura de leão e cabra que soltava fogo pelas ventas.
As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e as musas, representavam as artes e as ciências.
Deuses gregos De acordo com o gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos.
Principais deuses gregos Zeus - deus de todos os deuses, senhor do Céu. Afrodite - deusa do amor, sexo e beleza. Poseidon - deus dos mares Hades - deus das almas dos mortos, dos cemitérios e do subterrâneo. Hera - deusa dos casamentos e da maternidade. Apolo - deus da luz e das obras de artes . Ártemis - deusa da caça e da vida selvagem. Ares - divindade da guerra. Atena - deusa da sabedoria e da serenidade. Protetora da cidade de Atenas. Cronos - deus da agricultura que também simbolizava o tempo. Hermes - mensageiro dos deuses, representava o comércio e as comunicações. Hefesto - divindade do fogo e do trabalho.
A Filosofia A palavra significa “amizade pela sabedoria”, “amor e respeito pelo saber”; Segundo os historiadores a filosofia surge no final do século VII a.c e início do século VI a.c nas colônias gregas da Ásia menor; O primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
A filosofia procura compreender os fenômenos por meio da razão; Ele é crítica e inquietante; Vive das perguntas; Não aceita qualquer explicação;
Sócrates(470 a.c-399 a.c ) Homem que vivia em busca do conhecimento; Não deixou nada escrito; “só sei que nada sei”; Foi condenado com a acusação de corromper a juventude e não acreditar nos deuses.
Platão(427-347 a.c )
Discípulo de Sócrates; Escreveu vários livros; Fundou a Academia; Acreditava que os fenômenos eram transitórios, passageiros; Que existia as ideias perfeitas no mundo das ideias. O Mito da caverna.
Aristóteles(384-322)
Escreveu vários textos; Estudou na academia de Platão; Valorizou a razão; O equilíbrio; A lógica; A ética Preocupou-se em compreender a realidade a partir da própria realidade,