A origem do Trabalho humano - uma perspectiva histórica
MoniqueRattes
8 views
29 slides
Oct 23, 2025
Slide 1 of 29
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
About This Presentation
aula sobre a origem do trabalho, a história do homem em relação ao trabalho.
Size: 1.11 MB
Language: pt
Added: Oct 23, 2025
Slides: 29 pages
Slide Content
Trabalho Profª . Esp.: Monique Mota Rattes
O que é trabalho? Duas significações: Realizar uma obra que te expresse, que dê reconhecimento social e permaneça além da tua vida ; Esforço rotineiro e repetitivo, sem liberdade, de resultado consumível e incômodo inevitável..
Dicionário : Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar determinado fim; Atividade coordenada de caráter físico ou intelectual, necessária a qualquer tarefa, serviço ou empreendimento ; Exercício dessa atividade como ocupação permanente , ofício, profissão.
Outros significados:
Trabalho = tortura A palavra trabalho se origina do latim Tripalium , que significa instrumento de tortura. Por muito tempo a palavra trabalho significou tortura.
No dicionário filosófico Põe em atividade suas forças espirituais ou corporais, tendo em mira um fim sério que deve ser realizado ou alcançado .
Homem X Animal O que distingue o trabalho humano, do dos outros animais é que neste há consciência e intencionalidade enquanto os animais trabalham por instinto, programados, sem consciência .
Instrumentos e divisão social A utilização de instrumentos e a divisão social do trabalho, chegam no homem a graus de complexidade e sofisticação muito superiores que nos encontrados em outros animais.
Diferença homem X animal Distingue o trabalho humano do esforço dos animais, embora para todos a primeira motivação possa ser a sobrevivência, é que no trabalho do homem há liberdade.
Evolução A história da palavra trabalho se refere à passagem pré-histórica da cultura da caça e da pesca para a cultura agrária, baseada na criação de animais e plantio.
Histórico do Trabalho O trabalho neste primeiro estágio da economia isolada e extrativa é um esforço apenas complementar ao trabalho da natureza. Trabalho de subsistência . É regido por um sistema de deveres religiosos e familiares.
Como estágio consecutivo ao das economias, isoladas, temos o tempo em que os homens inventaram ou descobriram a agricultura. A primeira forma de agricultura pode ter sido descoberta ao acaso. Quando um incêndio de floresta destrói a vegetação e expulsa a caça, as pessoas talvez tenham observado que as sementes cresciam nas cinzas. Assim tornou-se sistema regular limpar uma certa área de florestas através da queimada. Histórico do Trabalho
Junto com o trabalho do plantio devem ter surgido ao mesmo tem o a noção de propriedade e o produto excedente . Criam-se as condições para a existência de uma classe social ociosa. Surge então o Scambo – troca de mercadorias Começa a surgir a desigualdade , onde uns plantam mais do que os outros. Histórico do Trabalho
A prática de guerra O povo conquistado na guerra frequentemente permaneceu para trabalhar e entregar seus excedentes aos novos senhores. Foram capturados escravos. Criou-se então a hierarquia .
As terras foram trabalhadas por escravos, servos ou camponeses. O excedente pode ser recebido por funcionários de uma monarquia ou de uma potência imperialista. Surgem então os impostos . O excedente era consumido em parte para manter um aparato militar e em parte para sustentar o padrão de vida da classe ociosa .
Surgimento da moeda E da primitiva troca em espécies passa-se ao comércio mediado pela moeda. O comércio e as manufaturas proporcionam uma fonte de riqueza que não depende mais diretamente da propriedade da terra, embora dependa indiretamente do gasto do excedente agrícola.
Hierarquia e moeda Os mais bem-sucedidos (a burguesia) empregavam trabalhadores - artesãos, carregadores, marinheiros, artistas, criados domésticos, e aos poucos se estabelece uma hierarquia baseada no dinheiro e um mercado onde os produtos agrícolas podem ser vendidos por dinheiro.
Revolução Industrial Depois de alguns séculos em que a colonização dos novos mundos descobertos carreara para a Europa riquezas consideráveis, e com a aplicação da ciência á produção, a expansão capitalista gerou o que se chamou de Revolução Industrial .
3 estágios do desenvolvimento da tecnologia O primeiro da invenção da máquina a vapor , no século XVIII. O segundo, século XIX, se caracteriza pelo uso da eletricidade . O terceiro a automação , representa,o estágio mais recente da evolução tecnológica: a invenção do computador,no século XX.
A esperança do fim do trabalho O advento da automação coloca a possibilidade de uma humanidade liberta ao fardo do trabalho, e talvez dentro de algumas décadas as fábri cas pudessem estar vazias.
Êxodo Rural A corrida para as cidades se explica em parte, pela natureza do trabalho industrial. O homem do campo se dirige à cidade em busca de emprego nesta produção moderna, que lhe acena com promessas de um serviço menos arriscado e dependente da natureza do que o labor no campo, e com possibilidades de usufruir do bem-estar que as cidades se vangloriam .
Trabalho = Alienação Separam-se as partes do processo de produção de um objeto, de um projeto. Cada trabalhador ou funcionário entenderá apenas de um minúsculo ponto do processo. O trabalho é alienado do trabalhador porque o produtor não detém, não possui nem domina os meios da produção . Há um corte entre produtor e consumidor . Não sei mais para quem se dirige o fruto do meu esforço e habilidade.
Descanso X jornada de trabalho No modelo artesanal, se o artesão trabalha de modo autônomo , pode interromper sua aplicação ao ofício no momento em que sente carência de descanso. No trabalho em equipe, na fábrica como na burocracia, mas principalmente na linha de montagem, que não pode parar, sob a pressão do controle da produtividade e qualidade, e o afã do lucro, não pode ser intercalado nenhum lazer com a aplicação atenta e desgastante a um mesmo gesto.
Artesão X Indústria Separa totalmente trabalho de lazer , de prazer, de cultura, de renovação das forças anímicas, que deverão ser buscadas no tempo que sobrar do trabalho.
Submissão ao capital, aos interesses dos capitalistas e dos proprietários. A força de trabalho é dada como uma mercadoria.
Trabalho fonte de vida? O indivíduo moderno encontra dificuldade em dar sentido à sua vida se não for pelo trabalho.
Trabalho hoje O trabalho hoje é um esforço planejado e coletivo , no contexto 'do mundo industrial, na era da automação. Cada vez mais grandes massas de contemporâneos passam a depender de organizações e grandes empresas para o seu trabalho.