A PSICOLOGIA DA FAMÍLIA QUE DOA E RECEBE.pptx

MarcosCiccone 18 views 21 slides Aug 28, 2025
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Psicologia da família


Slide Content

A PSICOLOGIA DA FAMÍLIA QUE DOA E RECEBE ORGÃOS. Saúde.

PSICOLOGIA Psicologia é a área da ciência que estuda a mente e o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo).

O QUE ESTUDA? A psicologia estuda como as influências externas (a convivência com outras pessoas, familiares e as experiências de vida de cada indivíduo) e até mesmo internas (como crenças, valores e visão de mundo), afetam a forma do ser humano pensar, sentir e agir.

PSICOLOGIA DA SAÚDE Consiste em ajudar doentes e demais pacientes que estejam enfrentando algum tipo de recuperação física ou mental a superarem as condições negativas impostas pela sua situação de saúde. Além disso, também fornece auxílio psicológico aos familiares da pessoa hospitalizada. Nessa área, o psicólogo costuma trabalhar em parceria direta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e demais profissionais da área da saúde.

PSICOLOGIA DA SÁÚDE

PSICOLOGIA DA SAÚDE

PSICOLOGIA DA SAÚDE

ACOLHIMENTO NA SAÚDE

No Brasil, a doação de órgãos só será feita após a autorização familiar. Há dois tipos de doador: o primeiro é o doador vivo. Pode ser qualquer pessoa que concorde com a doação, desde que não prejudique a sua própria saúde. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea ou parte do pulmão.

Na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. O gesto de familiares de um mesmo doador pode beneficiar várias pessoas e, todos os anos, milhares de vidas são salvas.

Ressalta-se, porém, que enquanto o paciente está na lista de espera, ele pode apresentar sintomas depressivos e de ansiedade devido à doença manifestada em si ou as possíveis complicações durante a cirurgia, aumentando o estresse emocional e gerando baixa autoestima, tornando-se fundamental o profissional de saúde.

Qual a importância da atuação do psicólogo em unidade de transplantes? Cabe ao psicólogo que atua no âmbito da equipe de transplantes favorecer uma percepção holística do paciente, promover os recursos necessários para o enfrentamento das situações de crise que o paciente e sua família irão enfrentar e melhorar a adesão ao tratamento.

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO O psicólogo neste contexto atua para alargar o canal de comunicação entre o paciente, seus familiares e a equipe multidisciplinar, para que se permita: identificar as necessidades do paciente e da família, visando aumentar seu bem-estar; conhecer os temores e anseios do paciente, buscando oferecer medidas de apoio ...

SAÚDE MENTAL Por que a saúde mental é tão importante? Por que é importante cuidar da saúde mental? A saúde mental tem influência nas condições físicas, no bem-estar e nas atividades relacionadas ao cérebro, como a cognição. Somado a isso, uma mente tranquila tem melhores condições de administrar situações estressantes, ser mais produtiva e atenta.

A qualidade de vida dos pacientes, mesmo após o transplante, pode ser comprometida pelo estresse em relação à saúde e pelos efeitos colaterais das medicações. Houve uma tendência para utilizar estratégias de enfrentamento centradas na emoção, isto é, a utilização de formas mais subjetivas de lidar com as dificuldades.

Reações psíquicas – assim como as reações físicas, as emoções provocam uma série de reações psicológicas, desde alterações de funções cognitivas, como memória, atenção, concentração, capacidade de raciocinar, como estados afetivos, tensão, agitação, ansiedade, impulsividade, reações comportamentais desproporcionais.

Qual a importância do psicólogo na comunicação com a família sobre a doação de órgãos? O serviço de psicologia na atuação com os familiares do potencial doador é de extrema importância, visto que o psicólogo possui conhecimento técnico para respaldar a família na elaboração do luto, realizar o acolhimento e auxiliar na conscientização que fortaleça sua tomada de decisão. .

É BOM SABER... A Lei nº 9.434/2.007, regulamentada pelo Decreto nº 9.175/2.017, dispõe sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento.

ATENÇÃO... A vida precisa continuar: 27/9 – Dia Nacional da Doação de Órgãos

A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão. Paulo Freire

MUITO OBRIGADO... ANTONIO MESQUITA PROFESSOR. PEDAGOGO. PSICOPEDAGOGO. NEUROPSICOPEDAGOGO. ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO.
Tags