A Ética de Platão.pptx

HiltonLeal3 182 views 9 slides Mar 02, 2023
Slide 1
Slide 1 of 9
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9

About This Presentation

Apresentação sobre Platão


Slide Content

A Ética e a Investigação sobre a Natureza Humana Em Platão. -Essência e aparência Quem somos e o que parecemos ser -O que é certo e o que nos parece certo

Platão e a Visão Cosmocêntrica O Mito da Caverna e Seu Significado para a Ética de Platão

“A Caverna representa o mundo sensível, repleto de falsas opiniões e valores equivocados. Sair da caverna significa aproximar-se de uma outra realidade, a do mundo inteligível onde se alcança a sabedoria” Alegoria da Caverna é uma metáfora, ou como o próprio nome diz, uma alegoria. O que está escrito no texto não deve ser interpretado literalmente, pois Platão não quis apenas contar uma história sobre homens presos em uma caverna, mas quis passar uma mensagem com isso. Inúmeros elementos metafóricos aparecem na alegoria. Os principais elementos estão dispostos abaixo: Prisioneiros: os prisioneiros da caverna somos nós mesmos, os cidadãos comuns. Caverna: é o nosso corpo, que segundo Platão, seria fonte de engano e dúvida, pois ele nos ilude na forma como apreendemos as aparências das coisas, nos fazendo acreditar que essas são as próprias coisas. Sombras e ecos: as sombras que os prisioneiros veem e os ecos que eles escutam são as opiniões e os preconceitos que trazemos do senso comum e da vida costumeira. Eles são, segundo Platão, conhecimentos errados que adquirimos através dos sentidos de nosso corpo e da vida cotidiana. Sair da caverna: a libertação do prisioneiro e a sua fuga da caverna simboliza a busca pelo conhecimento verdadeiro. A luz do Sol: a luz solar no exterior da caverna simboliza o conhecimento verdadeiro, a razão e a filosofia. Quando o prisioneiro sai da caverna, ele sente-se perturbado pela luz intensa, elemento natural que ele nunca havia vivenciado. No início, há uma dificuldade de aceitação dessa luz pelas retinas, até que ele adapta-se e percebe toda a realidade exterior. Metaforicamente, isso simboliza a zona de conforto que as sombras e a caverna representam, pois o engano da vida comum pode ser confortável, enquanto a verdade pode ser, ao menos, inicialmente, dolorosa e sacrificante. Sair da ignorância significa sair da zona de conforto.

A Realidade (Cosmos) para Platão é composta de Dois Elementos Complementares e Contraditórios . ANOTE!!!! JUSTAMENTE POR ISSO DIZEMOS QUE A ÉTICA PLATÔNICA É UMA ÉTICA BASEADA EM UMA METAFÍSICA DUALISTA. METAFÍSICA É O ESTUDO DA ESSÊNCIA – QUE É O OPOSTO DA APARÊNCIA - DA REALIDADE. AFIRMAÇÕES OU CRÊNÇAS SOBRE A ESSÊNCIA DA REALIDADE SÃO AFIRMAÇÕES OU CRÊNÇAS METAFÍSICAS.

A Alma e a Ética para Platão.

Problemas da Ética de Platão.

Defeitos da Ética Platônica

Platão e a Política: O Rei Filósofo Platão propõe que o governo fique com os mais sábios por ser eles as pessoas que conhecem a ideia de justiça. Assim, temos uma proposta de aristocracia, um governo nas mãos de poucos. Ele introduz um sistema político que podemos chamar de “ Sofocracia ”, ou seja, governo dos mais sábios. A igualdade, para Platão, por outro lado, só é possível na distribuição de bens, mas não na distribuição do poder, por isso, podemos dizer que a democracia não é um bom sistema político para o filósofo.
Tags