A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no...
A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência, em 1822. No dia 13 de maio de 1888, após seis dias de votações e debates no Congresso, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretava a libertação dos escravos no país.
Size: 6.37 MB
Language: pt
Added: Apr 26, 2022
Slides: 34 pages
Slide Content
A abolição da escravatura no Brasil ocorreu no dia 13 de maio de 1888 , por meio da Lei Áurea.
C om a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel.
A escravidão no Brasil começou por volta de 1530, quando para atender a demanda dos portugueses por mão de obra para o trabalho nas lavouras, os índios brasileiros começaram a ser escravizados.
Nessa época, iniciava-se o processo para a colonização da América Portuguesa .
Em seguida, a exploração dos índios foi substituída pela escravidão dos negros africanos, trazidos por meio do tráfico no navio negreiro .
Até o fim da abolição da escravatura no Brasil passaram-se muito anos de dor e sofrimento.
Como foi mencionado, a escravidão teve início na época do Brasil Colônia (1530-1822 ).
Logo depois que os portugueses descobriram o país, eles encontraram também as riquezas disponíveis na terra e foi assim que conheceram o Pau-Brasil .
Eles viram que a madeira era resistente e podia ser usada de diferentes maneiras. Assim, o Pau-Brasil passou a ser explorado e transportado para Portugal, além de outros países da Europa.
Essa fase ficou conhecida como ciclo do Pau-Brasil. Assim como o Pau-Brasil, outros recursos naturais existentes no país tiveram suas fases de exploração, como a cana-de-açúcar, o café e o ouro.
D urante quase 300 anos os negros africanos foram a principal fonte de renda dos portugueses em lavouras.
A fim de não interromper os trabalhos escravos, os portugueses passaram a adiar qualquer compromisso que estivesse relacionado com o fim do tráfico negreiro ou com a abolição da escravatura no Brasil.
Para os portugueses, o fim da escravidão no país deveria ser algo lento e gradual, isto é, só deveria acabar quando o último escravo morresse.
A exploração de escravos no Brasil já existia há anos, mas somente a partir do século XIX que os portugueses foram pressionados pelos ingleses para pôr fim ao trabalho escravo.