Importante: Visão oblíqua e visão vertical, imagem tridimensional, imagem bidimensional, alfabeto cartográfico (ponto, linha e área), construção da noção de legenda, proporção e escala; lateralidade/ referência, orientação. O desenvolvimento destas noções contribui para a desmistificação da cartografia como apresentadora de mapas prontos e acabados.
O objetivo das representações dos mapas e dos desenhos é transmitir informações e não simplesmente objeto de reprodução. (SIMIELLI, 2007).
Trabalhar com mapas não significa dar aula de mapas, mas usufruir da linguagem cartográfica para espacializar os fenômenos e fatos estudados pela Geografia, desenvolvendo a Cartografia Escolar (...)
A utilização da cartografia no ensino fundamental Compreender que o mapa é uma representação do real (permite entender as diferentes territorialidades organizadas e definidas pelas sociedades humanas, fenômenos naturais ou culturais ocorridos, estabelecendo a relação da Cartografia com a Geografia); Trabalhar com representações do espaço para além dos mapas : maquetes , croquis, gráficos, desenhos;
A utilização da cartografia no ensino fundamental Compreender que as representações dos mapas é apenas de transmitir informações; Ler as representações cartográficas não é apontar localizações, é preciso dar significado ao que está sendo identificado no papel, estabelecer relações e entrecruzamentos.
Lembrem-se... A cópia de mapas é uma atividade que contribui muito pouco para que o aluno se alfabetize cartograficamente, pelo contrário, elas acabam desmotivando-o para o trabalho com mapas e para a aula de Geografia. ( Katuta ).
Professor... O mapa deve ser entendido como um material que auxilia no entendimento/desvelamento de determinada realidade, caso contrário, o ensino de Geografia poderá tornar-se um “ensino do mapa pelo mapa”. ( Katuta )
Que tal... Fazer perguntas para o mapa ?!... Afinal, Assim como um texto ele precisa ser entendido!