Apresentação para o 8º ano de Ciências sobre os residuos

mjoaoalmeida 6 views 22 slides Nov 02, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Apresentação para o 8º ano de Ciências sobre os residuos-areas


Slide Content

Protecção e Conservação da Natureza

O que são Resíduos? Materiais que, desde a produção ao consumo, se vão deitando fora por aparentemente, não terem utilidade. São geralmente designados por LIXO.

Tipos de resíduos Quanto às características: Perigosos Não Perigosos Quanto à origem: Industriais Hospitalares Agrícolas Urbanos

Tipos de resíduos Resíduos Industriais Resultam da actividade industrial: extracção de minérios, têxteis, siderurgia, produção de energia, transportes, construção civil, agro-pecuária, etc.

Produzidos em unidades de saúde e centros de investigação de saúde humana e animal Resíduos Hospitalares

Constituem o lixo doméstico. Incluem embalagens, papéis, restos de alimentos, vidros , roupas , etc… Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)

Apresentam substâncias perigosas para a saúde ou para o ambiente. Incluem resíduos hospitalares, industriais e sólidos urbanos (pilhas, óleos alimentares, …) Resíduos Perigosos

Em Portugal, até há relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhadas e depositadas em terrenos amplos e abandonados - as lixeiras . O que fazer aos resíduos?

Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos Actualmente, as lixeiras são substituídas por sistemas integrados intermunicipais ou multimunicipais de tratamento, valorização e eliminação final de resíduos constituídos por: aterros sanitários, unidades de incineração, centrais de compostagem, estações de tratamento de águas residuais (ETAR), centros de recolha selectiva.

INCINERAÇÃO COMPOSTAGEM ATERRO SANITÁRIO RECICLAGEM

RECICLAGEM Corresponde à transformação dos resíduos em materiais novos. Vantagens: - Reduz a quantidade de resíduos; - Permite poupar os recursos. Desvantagens: - Requer a separação cuidadosa dos vários tipos de lixo.

incineração Corresponde à queima de resíduos em fornos especiais a altas temperaturas. Vantagens: Reduz a quantidade de resíduos; Destrói resíduos perigosos; - Permite produzir energia, resultante da combustão. Desvantagens: Custos elevados; Liberta gases e cinzas poluentes; Os resíduos da combustão são tóxicos.

Compostagem Processo de transformação de resíduos orgânicos em fertilizantes. Vantagens: Reduz a quantidade de resíduos nos aterros; Permite obter um fertilizante natural; - Baixo custo. Desvantagens: Risco de maus cheiros; Pode atrair insectos e outros animais; Exige selecção cuidada dos resíduos orgânicos.

Aterro Sanitário Depósito controlado de lixo, em camadas. Vantagens: Reduz a poluição do ar, água e solos; Atingido o limite de enchimento transforma-se numa zona verde; - Permite produzir energia, resultante dos gases libertados pelos resíduos em decomposição. Desvantagens: Exige área de grande dimensão; Exige a recolha dos gases .

ETAR (estação de Tratamento de águas residuais) Locais que tratam as águas residuais, de origem doméstica e industrial, para depois libertá-las para o mar ou rio com um nível de poluição inofensivo para o meio ambiente Vantagens: Poucos encargos no tratamento das águas; Custo de manutenção reduzido; Evita a ocorrência de descargas directas nas águas marítimas. Desvantagens: Necessitam de maiores áreas que os sistemas convencionais.

Áreas Protegidas Regiões de terra e/ou mar especialmente dedicadas à protecção e manutenção da diversidade biológica, e de seus recursos naturais e culturais associados .

PARQUE NACIONAL Área bastante extensa que engloba diversos ecossistemas pouco alterados pelo Homem. O único em Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês

PARQUE NATURAL Região com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas em integração harmoniosa Em São Miguel existe o Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, no Nordeste.

RESERVA NATURAL Área onde se encontram protegidos habitats de grande riqueza de fauna e flora. Exemplos: Lagoa do Fogo

PAISAGEM PROTEGIDA Área com paisagens naturais, seminaturais e humanizadas com elevada relação harmoniosa Exemplo: Paisagem Protegida da Lagoa das Sete Cidades

MONUMENTO NATURAL Local que pela sua raridade e importância científica, ecológica e cultural merece ser preservado. Exemplo: Monumento Natural da Ponta da Ferraria

http://www.icnf.pt/portal/turnatur/visit-ap/pn